Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
A História do Futebol

    Na China do século III a.C. um manual com as regras de um esporte já praticado há mais de 2500 anos parecido com o futebol. A meta se localizava no centro do campo e os jogadores tinham que evitar que a bola tocasse o chão, sem usar as mãos. No Egito Antigo, no túmulo de Beni Hassam havia desenhos que lembravam o futebol.

    Na Grécia, em 20 a.C. uma competição chamada Speskiros ou Harpastum era disputada em um campo delimitado por duas linhas de fundo. A bola era posta no centro, onde existia outra linha. Duas equipes se colocavam nas cidadelas (linhas de fundo) e o juiz dava as ordens para as equipes irem em direção à bola. Não havia faltas e os jogadores tinham que levar a bola à cidadela adversária.

    O futebol moderno é uma criação atribuída aos ingleses. Muitos afirmam que os Romanos introduziram o harpastum na região, mas isso não foi confirmado historicamente. No século XII d.C. jovens britânicos já praticavam um jogo semelhante. Cidades vizinhas disputavam uma batalha campal. O esporte já se chamava futebol (football) e fazia muitas vítimas. Ainda não havia limites. Nem de tempo, nem de jogadores. Toda uma cidade chutava uma bola contra outra cidade, empurrando-a até a meta com socos e pontapés. Essas partidas tinham duração de vários dias e muitos jogadores morriam nessa "batalha". Alguns reis reprovavam esse esporte por ser muito violento. Eduardo III pô-lo na lista dos esportes estúpidos e inúteis. Henrique IV e Henrique VI assinaram editos contra o futebol.

    Em Florença jogava-se o futebol com o nome de calcio. Maquiavel o jogava. No Vaticano alguns papas até jogavam o calcio. A Igreja Católica não proibiu de forma alguma o futebol. O calcio sempre foi muito defendido pelos padres.

    Em 1340 o primeiro jogo acontecia com regras mais parecidas com o futebol moderno. Era disputado com os pés e as mãos entre duas equipes de vinte e sete jogadores. A bola era uma bexiga de ar revestida por couro. O objetivo era que a bola ultrapassasse dois postes de madeira nas linhas de fundo.

    Os astecas consideravam a bola o sol e o futebol era uma cerimônia sagrada desde o século XVI a.C. A bola era chutada com o quadril, o antebraço, os pés ou com os joelhos. O jogo só acabava quando amanhecia. Muita violência já havia ocorrido. Os vencedores eram sacrificados; seus corpos pintados, suas cabeças cortadas e seu sangue oferecido aos deuses. Entre os índios sul-americanos o costume era de jogar a bola com o topo dos pés descalços.

    No final do século XIX, o futebol moderno surge na Inglaterra em clubes nobres. A nobreza se entretia com o futebol que ainda não possuía muitas regras e era exclusivamente nobre. A nova modalidade esportiva foi inventada para que pudesse concorrer com o críquete. Essa invenção deu certo.

    No Brasil, o futebol chegou em 1894 quando Charles Miller, estudante paulista, desembarcou com uma bola e um livro de regras. No início era um esporte de brancos e ricos.

    Com o passar do tempo, o futebol se expandiu para clubes e os jogos mais freqüentes. Alguns clubes iniciaram a realizar campeonatos.

   A popularidade do futebol cresceu geometricamente. Em 1907, um jogo entre o Paulistano e um time de ingleses ocorreu. Os brasileiros venceram o jogo por 3 a 1. O esporte já havia conquistado um imenso publico espectador.

    Em 1910 surgia o primeiro clube popular brasileiro, o Corinthians, seguido pelo Vasco, no Rio de Janeiro. Em resistência a essa popularização, os nobres que regulamentavam o futebol inventaram uma regra absurda: quando um branco fazia falta violenta em um negro, o juiz somente marcava a falta, mas quando um negro fazia a falta em um branco, o juiz apitava a falta e permitia ao branco revidar a falta. Para se livrarem dos revides, os negros começaram a inventar os dribles.

    A primeira grande participação brasileira em Copas ocorria em 1938, com um time misto. O Brasil conseguia o terceiro lugar.

    O futebol, durante toda a sua história, foi um esporte exclusivamente masculino. As mulheres sempre se limitaram a assistir aos espetáculos. Atualmente as mulheres estão ganhando espaço no futebol. Já existem várias equipes e campeonatos profissionais pelo mundo. A Copa do Mundo feminina tem o mesmo período e grandeza do masculino.