Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

DinoNet                     Figura2.gif (13450 bytes)

UM CORPO CHEIO DE ESPETOS

As costas cheias de espiões marcam o grupo dos estegossauros
Os estegossauros receberam esse nome em homenagem as dinossauro mais famoso, o Stegosaurus. O grupo compreende duas famílias, a primeira com um só membro, chamado Huayangosaurus. A segunda com catorze membros, além do Stegosaurus.

BAIXO E ALTO

CABEÇA DE ALFINETE
O Huayangosaurus foi o primeiro estegossauro conhecido. Com cerca de 4 m de comprimento, era mais baixo que um homem. Já o Stegosaurus era muito maior: o dobro da altura e 7,5 m de comprimento. Todos os estegossaurus possuíam cabeça pequena e corpo grande. Duas fileiras de placas ósseass percorriam seu dorso e eles tinham uma cauda cheia de espigões. Pareciam ferozes, mas não passavam de inofensivos herbívoros que andavam em bandos procurando plantas para comer.
estegossaurosestegossauros
FERRÃO NA CAUDA LAGARTOS COM TELHADO
Os lentos estegossauros eram uma presa fácil para os ágeis dinos carnívoros. Mas contavam com uma arma poderosa para se defender: a cauda cheia de espigões compridos e pontiagudos. O nome Stegosaurus significa "lagarto com telhado". Todos os estegossauros possuíam placas ósseas nas costas, e os cientistas pensavam que elas fossem dispostas horizontalmente, como telhas na telhado.
QUENTE E FRIO
Os cientistas hoje acreditavam que as placas ósseas eram dispostas na vertical, como espigões e que ajudavam a controlar a temperatura do corpo. Os testes demonstraram que as placas em forma de losango de Stegosaurus tinham o formato certo para refrescá-lo rapidamente após um combate ou para mantê-lo aquecido, absorvendo o calor do Sol. É verdade O QUE O STEGOSAURUS POSSUÍA DOIS CÉREBROS?

Uma cavidade na espinha do Stegosaurus, perto das pernas traseiras, poderia ser o espaço para um cérebro adicional. Mas essa hipótese é improvável. Os cientistas acham que ali se alojavam os nervos das pernas traseiras e da cauda, como uma espécie de telégrafo que transmitia mensagens, do cérebro.

Wuerhosaurus (Marrom) e Lexovisaurus (Verde)

TODOS OS TIPOS CÉREBROS DIMINUTO
Embora existindo em todo estegossauro, as placas ósseas nas costas tinham tamanhos e formartos diferentes. O Kentrosaurus apresentava mais de um formato de placa: larga nos ombros e pontiaguda com espigões mais para baixo. As placas não eram presas ao esqueleto, mas sim à pele grossa. Além das placas, o Stegosaurus tinha calombos duros ao longo de todo o corpo, além de nódulos. Os estegossauros tinham cérebro pequeno em relação ao tamanho do corpo. 0 do Stegosaurus, por exemplo, não era maior que uma noz. Embora diminutos, esses cérebros cumpriam muito bem o seu papel, pois os estegossauros sobreviveram por mais de 100 milhões de anos.
Tuojiangosaurus (Cinza) e Kentrosaurus (Marrom)
VIVENDO ATRAVÉZ DAS ERAS NO MUNDO INTEIRO
Alguns dos primeiros estegossauros - o Huayangosaurus, o Lexovisaurus e o Dacentruus - viveram em meados do período jurássico, há uns 170 milhões de anos. Mas a maioria deles, incluindo o Stegosaurus,o Kentrosaurus e o Tuojiangosaurus, viveu no final do jurássico. 0 Wuerhosaurus, dinossauro chinês, era um dos raros estegos do início do Cretáceo, há 110 milhões de anos. Os estegos se espalhavam pelo mundo. 0 Lexovisaurus e o Dacentrurus eram europeus. 0 Kentrosaurus vivia na África e o Stegosaurus, na América do Norte. Huayangosaurus, o Tuojiangosaurus e o Wuerhosaurus eram chineses.
QUEBRA-CABEÇAS CHINÊS
Como os estegossauros foram parar na China é um mistério, Já que a Ásia era separada por mar do resto do mundo, durante a maior parte da Era dos Dinossauros. Supõe-se que a Ásia e a Europa estiveram ligadas por certo tempo.
Você sabia? ENGOLINDO PEDRAS

0 Stegosaurus precisava comer muito para sobreviver, mas não mastigava bem. Para ajudar a digestão, o dinossauro engolia pedras e as mantinha no estômago para triturar as folhas mais duras. Os pássaros de hoje não possuem dentes, por isso reduzem o alimento a uma pasta numa bolsa perto do estômago, chamado de moela, e também engolem seixos.

Dacentrurus

 Copyright 1998 - 2000  Rafael Paccanaro - Todos os Direitos Reservados