Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Budismo x Cristianismo

Introdução ao Budismo

Sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe hindu Sidarta Gautama (563-483 a.C.), ou Buda, por volta do século VI. O relato da vida de Buda está cheia de fatos reais e lendas, as quais são difíceis de serem distinguidas historicamente entre si.

O príncipe Sidarta nasceu na cidade de Lumbini, em um clã de nobres e viveu nas montanhas do Himalaia, entre Índia e Nepal. Seu pai, era um regente e sua mãe, Maya, morreu quando este tinha uma semana de vida. Apesar de viver confinado dentro de um palácio, Sidarta se casou aos 16 anos com a princesa Yasodharma e teve um filho, o qual chamou-o de Rahula.

História do Budismo

Aos 29 anos, resolveu sair de casa, e chocado com a doença, com a velhice e a com morte, partiu em busca de uma resposta para o sofrimento humano. Juntou-se a um grupo de ascetas e passou seis anos jejuando e meditando. Durante muitos dias, sua única refeição era um grão de arroz por dia. Após esse período, cansado dos ensinos do Hinduísmo e sem encontrar as respostas que procurava, separou-se do grupo. Depois de sete dias sentado debaixo de uma figueira, diz ele ter conseguido a iluminação, a revelação das Quatro Verdades. Ao relatar sua experiência, seus cinco amigos o denominaram de Buda (iluminado, em sânscrito) e assim passou a pregar sua doutrina pela Índia. Todos aqueles que estavam desilusionados pela crença hindu, principalmente os da casta baixa, deram ouvido a esta nova faceta de Satanás. Como todos os outros fundadores religiosos, Buda foi deificado pelos seus discípulos, após sua morte com 80 anos.

Prática de Fé do Budismo

O Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida.

Também creêm na lei do carma, segundo a qual, as ações de uma pessoa determinam sua condição na vida futura,e que consiste fundamentalmente no ensinamento de como, pela conquista do mais alto conhecimento, se escapa da roda dos nascimentos e se chega ao nirvana.

Por volta do séc. III separaram-se dois ramos diferentes do budismo: o budismo hinaiana e o budismo maaiana.

Budismo hinaiana ou Terevada.
Ramo ortodoxo do budismo, também chamado pequeno veículo, e que se espalhou pelo S. da Ásia.

Budismo maaiana..
Ramo do budismo, também chamado grande veículo, difundido principalmente por todo o N. da Ásia, e que se opõe ao budismo primitivo por considerar que, muito embora a aspiração final deva ser o nirvana, deve este, por compaixão, ser adiado, a fim de que o sábio possa dedicar-se a ensinar aos outros o caminho da salvação.

A doutrina do Budismo é baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda:

A existência implica a dor -- O nascimento, a idade, a morte e os desejos são sofrimentos.

A origem da dor é o desejo e o afeto -- As pessoas buscam prazeres que não duram muito tempo e buscam alegria que leva a mais sofrimento.

O fim da dor -- só é possível com o fim do desejo.

A Quarta Verdade -- se prega que a superação da dor só pode ser alcançada através de oito passos:

Compreensão correta: a pessoa deve aceitar as Quatro Verdades e os oito passos de Buda.

Pensamento correto: A pessoa deve renunciar todo prazer através dos sentidos e o pensamento mal.

Linguagem correta: A pessoa não deve mentir, enganar ou abusar de ninguém.

Comportamento correto: A pessoa não deve destruir nenhuma criatura, ou cometer atos ilegais.

Modo de vida correto: O modo de vida não deve trazer prejuízo a nada ou a ninguém.

Esforço correto: A pessoa deve evitar qualquer mal hábito e desfazer de qualquer um que o possua.

Desígnio correto: A pessoa deve observar, estar alerta, livre de desejo e da dor.

Meditação correta: Ao abandonar todos os prazeres sensuais, as más qualidades, alegrias e dores, a pessoa deve entrar nos quatro gráus da meditação, que são produzidos pela concentração.

Missões do Budismo

Um dos grandes generais hindus, Asoka, depois do ano 273 a.C., ficou tão impressionado com os ensinos de Buda, que enviou missionários para todo o subcontinente indiano, espalhando essa religião também na China, Afeganistão, Tibete, Nepal, Coréia, Japão e até a Síria. Essa facção do Budismo tornou-se popular e conhecida como Maaiana. A tradicional, ensinado na India, é chamado de Teravada.

O Budismo Teravada possui três grupos de escrituras consideradas sagradas, conhecidas como “Os Três Cestos” ou Tripitaka:

·         O primeiro, Vinaya Pitaka (Cesto da Disciplina), contêm regras para a alta classe.

·         O segundo, Sutta Pitaka (Cesto do Ensino), contêm os ensinos de Buda.

·         O terceiro, Abidhamma Pitaka (Cesto da Metafísica), contêm a Teologia Budista.

O Budismo começou a ter menos predominância na Índia desde a invasão muçulmana no século XIII. Hoje, existem mais de 300 milhões de adeptos em todo o mundo, principalmente no Sri Lanka, Mianmá, Laos, Tailândia, Camboja, Tibete, Nepal, Japão e China. Ramifica-se em várias escolas, sendo as mais antigas o Budismo Tibetano e o Zen-Budismo. O maior templo budista se encontra na cidade de Rangoon, em Burma, o qual possui 3.500 imagens de Buda.


Teologia do Budismo

A divindade: não existe nenhum Deus absoluto ou pessoal. A existência do mal e do sofrimento é uma refutação da crença em Deus. Os que querem ser iluminados, necessitam seguir seus próprios caminhos espirituais e transcendentais.

Antropologia: o homem não tem nenhum valor e sua existência é temporária.

Salvação: as forças do universo procurarão meios para que todos os homens sejam iluminados (salvos).

A alma do homem: a reencarnação é um ciclo doloroso, porque a vida se caracteriza em transições. Todas as criaturas são ficções.

O caminho: o impedimento para a iluminação é a ignorância. Deve-se combater a ignorância lendo e estudando.

Posição ética: existem cinco preceitos a serem seguidos no Budismo:

proibição de matar
proibição de roubar
proibição de ter relações sexuais ilícitas
proibição do falso testemunho
proibição do uso de drogas e álcool

No Budismo a pessoa pode meditar em sua respiração, nas suas atitudes ou em um objeto qualquer. Em todos os casos, o propósito é se livrar dos desejos e da consciência do seu interior.

Verdades Bíblicas

Deus: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Dt 6.24; Mt 28.19; Mc 12.29.

Jesus: Cremos no nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal de entre os mortos, e em sua ascensão gloriosa aos céus, Is 7.14; Lc 1.26-31; 24.4-7; At 1.9.

Espírito Santo: Cremos no Espírito Santo como terceira pessoa da Trindade, como Consolador e o que convence o homem do pecado, justiça e do juízo vindouro. Cremos no batismo no Espírito Santo, que nos é ministrado por Jesus, com a evidência de falar em outras línguas, e na atualidade dos nove dons espirituais, Jl 2.28; At 2.4; 1.8; Mt 3.11; I Co 12.1-12.

Homem: Cremos na na criação do ser humano, iguais em méritos e opostos em sexo; perfeitos na sua natureza física, psíquica e espiritual; que responde ao mundo em que vive e ao seu criador através dos seus atributos fisiológicos, naturais e morais, inerentes a sua própria pessoa; e que o pecado o destituiu da posição primática diante de Deus, tornando-o depravado moralmente, morto espiritualmente e condenado a perdição eterna, Gn 1.27; 2.20,24; 3.6; Is 59.2; Rm 5.12; Ef 2.1-3.

Bíblia: Cremos na inspiração verbal e divina da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé para a vida e o caráter do cristão, II Tm 3.14-17; II Pe 1.21.

Pecado: Cremos na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus, e que somente através do arrependimento dos seus pecados e a fé na obra expiatória de Jesus o pode restaurar a Deus, Rm 3.23; At 3.19; Rm 10.9.

Céu e Inferno: Cremos no juízo vindouro, que condenará os infiéis e terminará a dispensação física do ser humano. Cremos no novo céu, na nova terra, na vida eterna de gozo para os fiéis e na condenação eterna para os infiéis, Mt 25.46; II Pe 3.13; Ap 21.22; 19.20; Dn 12.2; Mc 9.43-48.

Salvação: Cremos no perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita, e na eterna justificação da alma, recebida gratutitamente, de Deus, através de Jesus, At 10.43; Rm 10.13; Hb 7.25; 5.9; Jo 3.16.

 

 

Contrastes entre o Cristianismo e o Budismo

(Halverson, The Compact Guide to World Religions)

 

Budismo Teravada

Budismo Maaiana

Cristianismo

Deus, Jesus


Nirvana, um vazio.
Buda não conclama ter um relacionamento especial com Deus, de fato, Buda não considera a verdade da existência de Deus ser importante(
Um Deus impessoal), porque ele não é o caminho para escapar do sofrimento.

Existe só um Buda.

Alcança-se o estado de iluminado sozinho.

Jesus Não é Deus. É um mero homem que está abaixo de Buda em importância.

Nirvana, e também uma excência de Buda. Existem muitos bodhisattva. Vêem Buda como uma manifestação histórica do universo absoluto.

Podem existir muitas manifestações da excência de Buda.

Bodhisattva pode ajudar as pessoas e transferir seus carmas extras para quem procura.

Jesus Não é Deus. É um mero homem que está abaixo de Buda em importância.

Um Deus pessoal que é auto existente e imutável.

Jesus, não só tem um relacionameto com Deus, mas ele também é Deus.

Sofrimentos












Nós sofremos porque nós desejamos, o caminho para eliminar o sofrimento, eliminando o desejo.







Idem Teravada












Nós sofremos por causa das conseqüências de nosso pecado.

A solução para o sofrimento não é encontrada em eliminar o desejo mas em ter o desejo certo Mateus 5.6

A Solução


Cessar todo o desejo para concretizar a inexistencia do ego. Conhecer a natureza do Buda dentro de sí.

Ser perdoado por Deus e reconciliado com Ele, através de Cristo .

A Bíblia

O escritos de Buda sobrepõem a Bíblia. O escritos de Buda e outros sobrepõem a Bíblia. A Santa Bíblia é 100% a Palavra de Deus e é a autoridade final para doutrina.

Os meios







Auto-confiança. Nós temos que seguir o Caminho e obter mérito do carma






Auto-confiança. Os meios variam de seguir o caminho Iluminado,esvaziar a mente, prover mérito executando rituais, para perceber a natureza de Buda dentro de si, dependendo dos méritos de um bodhisattva.

Confiança em Deus. Nós temos que nos arrepender de nossos pecados e temos que confiar no sacrifício salvador de Jesus Cristo.

O Pecado Pecado ou quebra de preceitos morais não tem consequências verticais (Deus), são somente momentos de ignorancia e do carma, podem levar a várias vidas, sendo pela lei do carma inevitáveis. Idem Existe uma dimensão vertical para o pecado, poi o pecado é quebrar a leis de Deus, que é um Deus pessoal e santo,Todos pecaram,nossos pecados refletem nossa atitude de rebelião contra Deus, Isaías 53.6, a consequëncia do pecado é a quebra da comunhão com Deus, e a morte espiritual e física, porém Deus pode perdoar os pecados através do sacrificio de Cristo. I João 1:9.

O resultado





Entrar no nirvana onde o ego é extinguido.


"Nirvana é um lugar do nada, do vazio"

Esforços humanos.  Apenas o homem pode salvar a si próprio

O resultado varia de tornar-se um um bodhisattva para guiar outros, a entrar no nirvana, recusa-se a entrar no nivana em favor dos outros.

Esforços humanos.  Apenas o homem pode salvar a si próprio

.

Nossa existência como indivíduos sobrevive a morte, e estamos salvos quando estamos em comunhão com um Deus eterno amoroso e pessoal.

Nenhuma das obras humanas pode salvar-nos.  Apenas fé na morte e ressurreição de Jesus Cristo pode nos perdoar dos nossos pecados.

Resumo

Reencarnação. Karma. Sofrimento universal é causado por necessidades (cobiças), que podem ser eliminadas pelo "Caminho Óctuplo" do Buda de auto-afirmação.  Embora Buda se auto-declara homem, com o tempo, os seus seguidores o fizeram um deus Reencarnação. Karma. Sofrimento universal é causado por necessidades (cobiças), que podem ser eliminadas pelo "Caminho Óctuplo" do Buda de auto-afirmação.  Embora Buda se auto-declara homem, com o tempo, os seus seguidores o fizeram um deus Somente Jesus atesta ser o Deus Criador e somente Ele disse ter se tornado um homem sem pecado para morrer pelos pecados de Sua própria criação.  A confirmação destas declarações ocorreu quando Ele fisicamente ressuscitou dos mortos.

 


Existem outros ramos do Budismo, zen-budismo,usa técnicas de meditação, "Pure Land",tem sua fé em Amitabha ou Amida Buda e por repetir a frase "Namu-Amida-Butsu", Vajrayana derivado do hinduismo, usa técnicas de ocultismo e é predominante no Tibet, tendo como símbolo principal o Dalai Lama, ele é considerado a décima quarta reencarnação de Avalokiteshvara, o bodhisattva. As escrituras sagradas dos Vajrayana são os Kanjur(108 volumes) e os Tanjur(225 volumes). Existe também uma versão popular do budismo que é basicamente espírita, crê que as pessoas são influenciadas por espíritos.

Enquanto construía um teatro para o Dalai Lama, um dos trabalhadores de Heinrich Harrer matou acidentalmente uma minhoca no filme "Sete Anos no Tibet". A construção praticamente parou. "Não fira mais minhocas" disse um dos trabalhadores a Harrer, representado por Brad Pitt. "Numa vida passada, esta pobre minhoca poderia ter sido a sua mãe".
Essa crença na reencarnação é uma das características do budismo, embora não seja de modo nenhum a mais importante. Notável no budismo é também sua crescente popularidade nos Estados Unidos. Três filmes com temáticas budistas foram "Sete Anos no Tibet"; "Red Corner", estrelado por Richard Gere e "Kundun".

Várias celebridades são bem conhecidas por suas crenças e práticas budistas, entre elas, a cantora Tina, a atriz Cláudia Raia que disse em uma entrevista "Sou budista há 13 anos. A primeira coisa que eu e o Edson (Celulari) fizemos quando chegamos da maternidade foi levar nosso filho, Enzo, ao altar e oferecê-lo a Buda."

No Brasil, nas estatísticas, muitos budistas aparecem como católicos, o ex-governador do Espírito Santo Vítor Buaiz é um exemplo, ele se identifica como católico, mas frequenta o Mosteiro Zen-Budista em Ibiraçu, perto da capital capixaba. O mesmo faz a fotógrafa e cinegrafista carioca Paula Canella, 36 anos, que é católica, acredita em Deus e, eventualmente, faz oferendas para Buda no pequeno altar em sua casa, outro exemplo é Michel Rimpoche,o brasileiro de 19 anos considerado a reencarnação de um lama tibetano, outros simpatizantes são Elba Ramalho, cantora, Gilberto Gil, cantor e Sílvia Pfeifer, atriz e modelo.

Preocupações com a libertação do Tibet da China, como também matérias de capa de revistas como Time, têm colocado o budismo em destaque. Diz o professor budista Jagad Guru Paramahamsa. "É legal, moderno, progressista ser espiritual. Mas sem Deus.".

O recente livro do Dalai Lama sobre como alcançar felicidade duradoura, ocupou a lista dos best-sellers durante um ano. O último título, Ética Para um Novo Milênio (Riverhead, 1999), foi elogiado por alguns críticos literários, porque ele proclama a tolerância e paz sem religião.

Num trabalho de revisão do Chicago Tribune, o crítico Richard Bernstein disse que a mensagem de espiritualidade do Dalai Lama sem a divindade é "o caminho perfeito para satisfazer a fome espiritual do povo que vive numa era científica e secularizada." O Budismo, que tem 358 milhões de seguidores em todo o mundo, é não teísta. Ele tem o foco não no relacionamento do indivíduo com Deus, mas no progresso espiritual da pessoa, através de uma conduta ética e na eventual reincarnação para níveis mais elevados da existência.(Quanto engano e mentira!).

Mas, enquanto a meditação cristã é focalizada em Deus e na Sua Palavra, a meditação budista é baseada em si mesmo e em encontrar a paz interior. Os budistas não acreditam em um Deus pessoal, a não ser que "Deus signifique a verdade, a realidade final de todas as coisas, sendo o próprio universo"


A diferença básica do budismo, e de todas as outras religiões, está no fato delas tentarem alcançar a Deus ou o nirvana, enquanto no cristianismo Deus alcança o homem.


Já nas primeiras páginas da Bíblia, vemos o homem tentando alcançar a Deus por meio de uma torre "...cujo topo chegue até aos céus..." Isso acabou numa grande confusão, porque o único caminho para chegar até Deus é através de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6).
O budismo tomou-se popular nos últimos anos devido à revelação de que um grande número de artistas famosos é budista. Contudo, o seu ensino é contrário às Escrituras, e sabemos que as religiões orientais estão de mão dadas com as filosofias chamadas de "nova era", muito em moda em todas as camadas sociais.

A Bíblia ensina que o homem caiu em pecado, e desde então: "... aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hb 9.27).
Existe somente um caminho de volta a Deus, que é através da fé: "Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus" (Jo 3.36). Esta salvação, contudo, não se aplica a animais, mas somente aos homens, que foram criados segundo a imagem de Deus. Devemos acrescentar, também, que a salvação não inclui o nosso corpo, porque a nossa carne e sangue permanecem sujeitos à lei do pecado e estão determinados a se deteriorar até que o texto acima seja cumprido; isto é, até o encontro com a morte.
A única outra forma de escapar é pelo arrebatamento, que ocorrerá no momento da vinda do Senhor. Então será cumprido o que está escrito em l Coríntios 15.54: "E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está ,escrita: Tragada foi a morte pela vitória. "
Entretanto, com base em Romanos 8.21-22, toda a criação de Deus será libertada: "A própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora."

A espiritualidade popular muda com frequência. "O tempo em que vivemos é o tempo em que as pessoas estão correndo atrás de tendências,". "Hoje pode ser o Budismo ou a Nova Era. Amanhã pode ser qualquer outra coisa. Mas a mensagem da Cruz que é a verdade, é a mesma eternamente."

 

Joel dos Santos

 

Fontes:

Bíblia Sagrada
Buddhism - A religion profile from international students, Inc.
Revista Isto é 06/05/2001
Centro Apologético Cristão de Pesquisas - http://www.cacp.org.br-
Cristianismo e budismo - Arno Froese
http://www.ajesus.com/mensagens/budismo.shtml
Vida espiritual sem Deus
http://www.logos.org.br/Vida_sem_Deus.htm
www.christinawebsite.org/cristianismo.htm