BABILÔNIA - BRASIL
PRIMEIROS PASSOS NO MUNDO DA MESOPOTÂMIA ANTIGA
Inanna/Ishtar, pé apoiado em leoa @British Museum, London, UK
Site dedicado à Enheduana , Alta Sacerdotisa de Ur, primeira autora registrada da história
BOAS VINDAS À BABILÔNIA-BRASIL
Página dedicada à Mesopotâmia Antiga, grego para Terra entre Rios, termo que envolve as culturas da Suméria, Babilônia e Assíria, local onde surgiu, podemos assim dizer, uma das mais vibrantes das grandes civilizações da Antigüidade. Estes povos souberam, mais que quaisquer outros de seus contemporâneos, aliar a paixão pela vida, a ciência e tecnologia a uma visão mística do universo. Aqui estão dados sobre história, mitologia, religião, práticas antigas e modernas centradas na tradição mesopotâmica, baseados em fontes do cuneiforme e da Assiriologia contemporânea. Esta página visa honrar a sabedoria daqueles que inventaram a escrita, os fundamentos da astronomia e astrologia, o sistema sexagesimal para contar as horas, minutos e segundos, e talvez até mesmo os protótipos para a Cabala, o sistema esotérico sobre o qual se fundamentam os ensinamentos das grandes tradições místicas ocidentais, e Alquimia.
Sugestões e críticas? Entre em contato comigo aqui
O CRESCENTE FÉRTIL - ONDE TUDO COMEÇCOU
O CRESCENTE FÉRTIL constituía-se numa região do Antigo Oriente excelente para agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas era muito árida para qualquer cultivo. O Crescente Fértil começa na Costa Leste do Mar Mediterrâneo , tomando a forma de uma meia-lua, avançando na direção do Golfo Pérsico. Algumas das terras mais ricas do Crescente Fértil situvam-se na faixa estreita entre os rios Tigre e Eufrates, que os gregos chamavam e "terra entre rios". As primeiras civilizações fundamentalmente urbanas de que temos conhecimento e registros históricos surgiram nesta região.
CIVILIZAÇÃO
Existem muitas definições de civilização, mas muitos estudiosos concordam que quando uma sociedade começa a formar cidades, esta sociedade se transforma numa civilização. A maior parte das civilizações têm os seguintes elementos em comum, sendo que todos estes estão presentes na Mesopotâmia:
- Excesso de alimentos - onde há excesso de alimentos, os povos começam a desenvolver outras necessidades. O surgimento da agricultura irrigada na Mesopotâmia possibilitou o excesso na produção e consumo de alimentos. Veja Das Cavernas à Agricultura Irrigada, na seção de História da Mesopotâmia;
- Divisão do Trabalho - quando todos têm uma ocupação, todos tendem a fazer muito bem aquele trabalho específico. Também há chances de que estas pessoas escolham algo que realmente gostam de fazer. A agricultura irrigada exigia trabalho em conjunto na construção de canais de irrigação, plantio e colheita, por exemplo. A irrigação, portanto, funcionou como um grande catalisador de mudanças em todos os níveis (a Revolução Agrícola)..
- Governo e religião organizados - quando as pessoas compartilham as mesmas leis, é mais fácil praticar o comércio. Pessoas que têm o mesmo governo e a mesma religião provavelmente também compartilham os mesmos valores e querem crescer juntas. Veja a seção de Religião do site.
- Escrita - que permitiu às sociedades criarem seus próprios registros (memória/história) e a se comunicarem entre si. A escrita surge na Mesopotâmia pela primeira vez na história da Humanidade ao final do Período Posterior de Uruk, ou a cerca de 3.200 Antes da Nossa Era. O sistema é chamado de escrita cuneiforme (de cunha, em latim), ou impressões de um lápis ou caneta de junco sobre tábuas de argila.
MAPA GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA REGIÃO
Em termos geográficos, ao Sul temos a região conhecida como Suméria (Sumer no mapa), bem próxima ao Golfo Persico. Em nosso mapa, estão localizadas as importantes cidades de Uruk e Ur. Os períodos históricos que abordam a importância destas duas cidades está apresentado na seção História da Mesopotamia. Uruk é a cidade do herói do primeiro épico escrito na história da humanidade, o Épico/Epopéia de Gilgamesh. Seu período áureo está apresentado no ensaio Antes da Aurora da História na Mesopotâmia. Ur é a cidade de onde saiu o patriarca judeu Abraão, e seu período de apogeu é conhecido como Terceira Dinastia de Ur. A região central da Mesopotâmia é a região de Ágade e Babilônia, cujo apogeu começa com Sargão,o Acádio, o imperador que pela primeira vez une a Mesopotâmia do Sul, ou Suméria, e a Mesopotâmia Central (Ágade e Babilônia). Um dos grandes expoentes do período de dominação econômica e cultural da Babilônia é o rei Hamurabi, a ele sendo atribuído o código de leis mais famoso da Antigüidade até o surgimento do Direito Romano. O Código de Hamurábi pode ser encontrado na íntegra aqui, traduzido por Lishtar. A região ao Norte, cujo nome é Assíria, também é de grande importância, tendo na dinastia dos descendentes de Sargão II seus maiores expoentes. Visite a seção de História da Mesopotâmia para maiores detalhes, e não deixe de conferir a seção Legado desta grande civilização.
CONTEÚDOS DESTE SITE:
BABILÔNIA-BRASIL está dividido em seções auto-explicativas (ex. História, Religião e Mágica, Metafísica, Mitologia, etc), que por sua vez contém links, ensaios e conteúdos para auxiliar no melhor entendimento destas mesmas seções. Os conteúdos estão baseados em obras e autores de renome em Assiriologia, cobrindo material tanto do cuneiforme, quanto estudos modernos e antigos que têm ainda relevância em nossos dias. Sempre que possível, estão incluidas as referências mais recentes. Espera-se que as obras citadas e referências funcionem como um gatilho intelectual, ou em outras palavras, sejam um convite para que as pessoas explorem mais a história, sociedade e culturas mesopotâmicas dentro das suas possibilidades, tempo e localidade. Muitas vezes, uma visita à biblioteca pública ou à biblioteca universitária mais próxima pode oferecer uma forma eficiente para estudiosos e interessados. As seções auto-explicativas deste site são:
- HISTÓRIA DA MESOPOTÂMIA - cronologia, fatos principais, legado
- RELIGIÃO E MÁGICA - glossário, ensaios específicos
- METAFÍSICA - a Árvore da Vida Assíria e ensaios correlatos
- MITOLOGIA - inspirados em material do cuneiforme
- DEUSAS E DEUSES - ou arquétipos de compleitude
- ENSAIOS - textos e links para fontes de estudo/figuras
- VIDA DIARIA - costumes antigos, Jardins Suspensos, etc
- ALTA MAGIA - encantamentos diretos do cuneiforme e hermeticismo
- RECURSOS NA REDE SOBRE MITOLOGIA - sugestões de sites com material do cuneiforme a serem conferidos
- CONTATO - entre em contato com Babilônia-Brasil
" Para aquele(a) que for capaz, cheio de vigor e dedicado à Grande Sabedoria, os dois deuses Ea e Asharluhi irão conceder Vasta Compreensão, e garantir a ele(a) um Anjo da Guarda, cujo nome será pronunciado até os tempos mais distantes", Assyrian Magician's Manual, Kar 44, r. 17-20. PRÊMIOS RECEBIDOS: DO ESCOLANET (1998), E (JANEIRO 2001! OBRIGADA A TODOS PELO INCENTIVO!
Toque o Tema Musical de BaBras/Gatewaysays (midi, ~25KB)NOVIDADES
15/06/2002 - BabiloniaBrasil, seção de Alta Magia está sendo totalmente reformulada em conteúdo e parte gráfica. Mais material traduzido direto do cuneiforme até o meio de Julho. Desculpem pelo inconveniente! Adições: 1) Tema Musical de BaBras e Gateways composto por Frank Wenner especialmente para os sites, não percam em Deusas e Deuses, Inana/Ishtar como o Divino Feminino Dinâmico e não Materno (trabalho apresentado em Helsinki, Finlândia, 47eme Rencontre Assyriologique International). Muitas novidades a caminho! Fiquem ligados! Pelo elo que Une o Céu e a Terra, que a paz, o amor, a saúde e a riqueza prevaleçam na Mesopotâmia Moderna, bem como na Babilônia Eterna de seu Corpo, Coração, Mente e Alma!*
Veja Meu Livro de Assinaturas
Assine Meu Livro de Assinaturas
Perguntas e comentários? Escrevam-nos: Observação: nosso foco é Mesopotâmia Antiga. Questões relativas ao tema são bem-vindas. Tendo em vista a falta de literatura em Assiriologia em língua portuguesa, exceções podem ser feitas em casos especiais. Entrem em contato! A seção Instantâneos da cidade da Babilônia (em Vida Diária) surgiu de muitas perguntas de escolas. :) É um prazer servir a escolas, estudantes e professores em especial!
TRABALHO DE ARTE ADICIONAL, PRESENTE DE ROIBIN © 2000 - Direitos Reservados;
CONSULTORIA DE DESIGN E SUBDIVISÕES DE CONTEÚDO: FRANK WENNERBabilônia-Brasil © Direitos reservados desde 22/05/1998-2002