Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Saiba mais sobre um grande talento que foi deixado de lado... Denny Laine, membro da lendária banda Moody Blues e dos Wings, com Paul McCartney.
Denny Laine foi quem integrou o grupo Wings, liderado por Paul e Linda, por mais tempo. Ele nasceu em Birmingham, Inglaterra, em 29 de Outubro de 1944. Seu nome real é Brian Hines.
Denny Laine começou sua carreira musical com o grupo Denny Laine and The Diplomats, que existiu de Setembro de 62 à Abril de 64.

Denny Laine and The Diplomats

Até que, em Maio de 64, Denny, Mike Pinder, Ray Thomas, Graeme Edge e Clint Warwick formaram os Moody Blues. Laine foi o vocalista e guitarrista da banda até Agosto de 66.

MOODY BLUES - Da esquerda p/ a direita: Mike Pinder, Denny Laine, Clint Warwick, Graeme Edge, Ray Thomas

O maior hit da banda foi Go Now, cantado por Denny, que alcançou número 10 nos EUA(Billboard) e número 1 na Inglaterra por duas semanas. As vendagens ultrapassaram 1 milhão de cópias no mundo todo.

Capa do LP Go Now

Tiveram mais dois sucessos antes de assinarem com o empresário dos Beatles, Brian Epstein. Então saíram em turnê com o Fab Four. Mesmo antes disso, Denny já conhecia os Beatles, pois a banda Denny Laine and the Diplomats já tinha aberto um show para os eles em 63. Depois que a popularidade do grupo caiu, Denny deixou a banda com Clint Warwick.
Laine logo formou mais uma banda, a chamada Denny Laine Eletric String Band, grupo que inspirou a formação da famosa banda ELO - Electric Light Orchestra, cujo som é uma mistura de instrumentos elétricos, como a guitarra e instrumentos clássicos, como o violino. O grupo não durou muito, e Denny criou a banda Balls em 69.

Denny é o terceiro da esquerda p/ direita

Em 71 saiu da banda e passou a integrar o grupo Wings, de Paul. Temos 2 depoimentos em relação a isso: um de Paul, outro de Denny. Leiam o depoimento de Denny:
Denny Laine: Apesar de ele ter me visto todos os dias nos últimos 10 anos, ele me liga e diz
"Oi cara, o que você anda fazendo?".
Eu disse "Uh, quem é?" "Paul!"
"Que Paul??"
"Paul! Você sabe!"
Depois disso, Paul disse que tinha feito um álbum (RAM) e que queria montar uma banda, mas que só o baterista (Denny Seiwell) queria entrar, os outros não. Assim, convidou Denny Laine, que prontamente aceitou. Marcaram um encontro no dia seguinte, na Apple. E foi assim que uma das melhores bandas dos anos 70 surgiu.
Com os Wings, Denny pôde compor com Paul e criar sua próprias canções. Entre algumas de suas músicas está a bonitinha Again & Again & Again, do álbum Back to the Egg e Time To Hide, do álbum Wings at the Speed of Sound. Também cantou músicas compostas por Paul(The note you never wrote e Spirits of Ancient Egypt). Denny co-escreveu com Paul a belíssima Mull of Kyntire, número 1 nas paradas e que rendeu a Paul o título de melhor compositor de todos os tempos. Com os Wings, Laine até mesmo tocou seu antigo Go now, que pode ser encontrado no disco Wings Over America.
Denny se tornou o braço direito de Paul(ou melhor, o braço esquerdo, porque o Paul é canhoto!). Os dois eram muito amigos. Mas dentre as histórias que se conta por aí, uma delas é a de que a mulher de Denny, JoJo, só estava com ele para poder ficar perto do ídolo Paul, tinha uma raiva imensa de Linda e, ao que parece, ficou muito p. da vida porque não entrou nos Wings. Os dois estão divorciados hoje.

Denny depois da saída dos Wings, tocando no Club7, 1980

Idem


Denny deixou a banda em 80. Supõe-se que dentre os motivos estava a recente prisão de Paul no Japão por porte de maconha. Denny achou que o futuro da banda era incerto depois desse episódio. Paul também não queria mais fazer mega-turnês nem ser dependente de uma banda para tocar, ao contrário de Denny. A também recente morte de um dos melhores amigos de Paul, John Ono Lennon, é considerado um outro motivo. Mesmo assim, Paul e Denny continuaram amigos, como pode-se perceber que ele toca em quase todas as faixas do album Tug Of War(1982) e seu nome está citado na lista de agradecimentos do álbum Pipes of Peace(1983). Logo após o rompimento dos Wings, Denny lançou seu disco Blue Nights, que tinha participações especiais de Paul e Linda McCartney.
Em 1984, Denny deu uma entrevista a Geoffrey Giulliano, falando de sua relação com os McCartney. Pelo visto, Paul não gostou nada disso, e os dois brigaram e não se falam até hoje. Denny continua aparecendo em Beatlefests e trabalha com os World Classic Rockers. Também está trabalhando num novo projeto, Artic Song, um musical.

Instrumentos tocados por Denny Laine

TODOS!!! hehehe, brincadeira, mas toda brincadeira tem um fundo de verdade...
Guitarra, baixo, piano, teclados, bateria, percurssão, flauta, sintetizador... se vc souber de mais algum, me avise.

beatle@persocom.com.br