Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Evolução Histórica

               Surgido por volta de 3500 a.C, no vale entre os rios Tigre e Eufrates, o ábaco constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles. Por volta do ano 2600 a.C apareceu o ábaco chinês, que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan. De modo semelhante apareceu no Japão o Soroban.

  No final do século XVI, o matemático escocês John Napier(1550-1617) , inventor dos logaritmos naturais, idealizou um dispositivo baseado em bastões que continham números, capaz de multiplicar e dividir de forma automática. Também idealizou um calculador com cartões que permitia efetuar multiplicações e que recebeu o nome de Estruturas de Napier.

    Em torno de 1623, Wihelm Schickard construiu uma calculadora mecânica , baseada em rodas dentadas capaz de multiplicar. A existência dessa calculadora se tornou conhecida apenas em 1957. Essas primeiras máquinas de multiplica executavam a multiplicação através de método de somas sucessivas.

             Em 1642, o matemático e filósofo francês Blaise Pascal(1623-1662) inventou a primeira máquina automática de calcular, constituída de rodas dentadas, que simulava o funcionamento do ábaco. Essa máquina realizava operações de soma e subtração. Foi chamada mais tarde de Máquina Aritmética de Pacal.

  Em 1650 Patridge inventou a régua de cálculo, pequena régua deslizante sobre uma base fixa em que havia diversas escalas para a realização  de determinadas operações.Esse dispositivo foi usado até os anos setenta, quando foi substituído pelas calculadoras eletrônicas.

            Poucos anos depois, 1672, o matemático alemão Gottfried Wilheml von Leibnitz aprimorou a máquina de Pascal, obtendo a calculadora universal, que somava, subtraía, multiplicava, dividia e extraía a raiz quadrada.

             Em 1801 Joseph Marie Jackuard(1752-1834) construiu um tear automático com entrada de dados através de cartões perfurados para controlar a confecção dos tecidos e os seus desenhos. Pode ser considerada a 1º máquina mecânica programada.

  No ano de 1822, Chales Babbage(1792-1871),considerado o Pai da Informática, projetou a sua Máquina de Diferenças, um dispositivo mecânico baseado em rodas dentadas, para a avaliação de funções e obtenção de tabelas. Onze anos depois ele projetou a sua Máquina Analítica, semelhante ao computador atual, pois dispunha de programa, memória, unidade de controle, e periféricos de entrada e saída. A idéia de sua construção surgiu da necessidade de se realizar automaticamente tabelas de logaritmos e funções trigonométricas.

 Em 1842, F. Menabrea escreveu um artigo em italiano sobre a Máquina Analítica de Babbage. Esse artigo foi traduzido para o inglês por Augusta Ada Byron, condessa de Lovelace, ao qual acrescentou importantes inovações. No seu artigo, Ada, considerada com a primeira programadora de computadores, apresentou determinados aspectos da aritmética binária.

Em 1854, George Pelir Scheutz, engenheiro sueco, construiu um modelo da Máquina de Diferenças, que funcionou satisfatoriamente para a obtenção de tabelas. Nesse mesmo ano George Boole, matemático inglês, desenvolveu a teoria da álgebra de Boole, que permitiu a seu sucessores a representação de circuitos de comuntação e o desenvolvimento da chamada Teoria dos Circuitos Lógicos.

Por volta de 1885, Hermam Hollerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos E.U.A, notou que a realização do do censo atual demorava 10 anos para ser concluída e que a maioria das perguntas do censo tinha como resposta sim ou não. Para isso ele idealizou um cartão perfurado para conter as informações coletadas no censo e uma máquina capaz de ler e tabular essas informações. Construiu sua Máquina de Recenseamento que foi capaz de reduzir em três vezes o trabalho manual, com o que o censo de 1890 demorou apenas três anos para ser concluído, perfurando um total de 56 milhões de cartões.

Em 1895, Hollerith incluiu na sua máquina a operação de somar a fim de utiliza-la na contabilidade das Ferrovias Centrais de New York. Esta foi a primeira tentativa de realização automática de uma aplicação comercial.

Em 1896, Hollerith fundou a empresa Tabulating Machines Company, que em 1924, se juntou a outras empresas para formar a atual Internacional Business Machines(IBM).O primeiro presidente da IBM foi Thomas J. Watson(pai), que não estava muito convencido do futuro dessas máquinas, idéia não compartilhada pelos seus sucessores, entre os quais seu filho, Thomas J. Watson.

Em 1887, o francês Leon Bollee construiu uma máquina de multiplicar que executava essa operação de maneira direta, sem ultilizar o processo de somas sucessivas.

Também no final do século XIX, um espanhol residente nos E.U.A, Ramón Verea, construiu uma máquina semelhante a máquina  de Bollee, que realizava a multiplicação de forma direta.

Em 1893, o suíço Otto Steiger, construiu a primeira calculadora a obter sucesso comercial, chamada A.Milionária, que foi utilizada em grandes transações e algumas aplicações de cálculo científico.

No início do século XX, em 1910, James Power projetou novas máquinas de recenseamento, dando continuidade a idéia de Hollerith.

Outro espanhol, Leonardo Torres Quevedo, construiu em 1914 uma máquina que simulava determinados movimentos das peças de xadrez.

Em 1936, Alan M. Turing(1912-1954), matemático inglês, desenvolveu a teoria de uma máquina capaz de resolver todo o tipo de problemas, chegando a construção teórica das Máquinas de Turing. Uma Máquina de Turing. Uma máquina de Turing é uma forma de representar um processo a partir da sua descrição.

Com os estudos de Turing, teve início a Teoria Matemática da Computação, na qual se define um algoritmo como a representação formal e sitemática de um processo, e através da qual se demostra que nem todos os processos são representáveis. Ficou, portanto, demonstrado a existência de problemas sem solução algorítmica e chegou a seguinte conclusão:

Um problema terá solução algotítmica se existir uma máquina de Turing para representa-lo.

Desses estudos surgiu a Teoria da Computabilidade, que abrange o conjunto de estudos destinados a encontrar formas de descrição e representação de processos ou algoritmos.

Em 1937, Howard H. Aiken, da Universidade de Harvard desenvolve a idéia de Babbage junto com cientistas do seu departamento e engenheiros da IBM. Como resultado desse desenvolvimento, construíram o primeiro computador eletromecânico baseado em relês e engrenagens, denominado Automatic Sequence Controlled Calculator-ASCC, que recebeu o nome de MARK-I.

O MARK-I acabou de ser construído em 1944 e possuía unidades de entrada, memória principal e unidade aritmética de controle e de saída. Utilizava com entrada cartões e fitas perfuradas. Essa máquina foi  o primeiro computador eletromecânico a ser construído e a funcionar, ainda que por pouco tempo, pois o desenvolvimento dos computadores eletrônicos fez com que esses caíssem logo em desuso. Tinha 17 metros de comprimento por 2 metros de altura, pesava cerca de 70 toneladas, era constituído de 700.000 peças móveis e sua fiação alcançava os 800.000 metros. Somava dois números em menos de um segundo e os multiplicava em seis segundos. Trabalhava com 23 dígitos decimais.

Em 1938, Claude Shanonn começou na Alemanha aplicar a Teoria da Álgebra de Boole na representação de circuitos lógicos e realizou diversos estudos sobre a Teoria da Informação.

 Em 1940, John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvania, construíram, na Escola Moore de Engenharia Elétrica, o primeiro computador eletrônico, denominado ENIAC(Eletronic Numerical Integrator and Calculator), que entrou em funcionamento em 1945. Foi um projeto do Exército dos E.U.A para o cálculo da trajetória de projéteis através de tabelas. Era 1.000 vezes mais rápido que o MARK-I e realizava a soma de dois números em 0,0002 segundos, e a multiplicação em 0,003 segundos. Possuía volume de 11 metros cúbicos, peso de 30 toneladas, 17.000 válvulas a vácuo, 50.000 comutadores, 70.000 resistências, 7.500 interruptores, e apresentava um consumo que oscilava entre 100.000 e 200.000 watts. Este último dado fazia que, com o ENIAC em funcionamento, as luzes da Filadélfia sofressem uma grande queda na sua iluminação; além disso, o equipamento exigia farta ventilação e os custos de manutenção eram elevados, principalmente devido às válvulas.

Em 1942, John Vicent Atanasoff, professor da Iowa State University, juntamente com o seu colaborador Clifford Berry, ambos participantes do projeto ENIAC, construíram uma máquina eletrônica que operava em código binário, seguindo a idéia de Babbage. Essa máquina, denominada ABC(Atanasoff Berry Computer), foi considerada o primeiro computador digital, embora não tenha tido sucesso no seu país.

Em 1944, o doutor John von Newmann, engenheiro e matemático húngaro naturalizado norte-americano, desenvolve a idéia de programa interno e descreve o fundamento teórica da construção de um computador eletrônico denominado Modelo de von Neumann. A idéia de von Neumann era a existência simultânea de dados e instruções no computador e a possibilidade do computador ser programado, ou seja, as instruções não eram prefixadas. Publicou o artigo “Teoria e Técnicas dos Computadores Eletrônicos”, uma tentativa de projeto de um computador do ponto de vista lógico. Em 1952 esse computador foi construído, recebendo o nome de EDVAC(Eletronic Discrete Variable Automatic Computer) e era uma modificação do ENIAC. Ultilizava linhas de retardo acústico de mercúrio por onde circulavam sinais elétricos sujeitos a retardo.

Em 1951, Machly constrói o primeiro computador da série a ser posto à venda, o UNIVAC-I(Computador Aotumático Universal), que ultilizava fitas magnéticas.

Em 1952, são construídos os computadores MANIAC-I, MANIAC-II(este último com memória de núcleos de ferrite) e com eles acaba a pré-historia da Informática.