PIG (Porco)
Material: 1 dado
Jogadores: Qualquer número
Dificuldade: Fácil (e educativo para as crianças pequenas, que se exercitam em fazer somas simples)
Descrição: Cada jogador, na sua vez, joga o dado tantas vezes quanto quiser, adicionando a cada jogada o número que sair ao seu placar. Mas, se ele tirar 1, perde todos os pontos que conseguiu nessa rodada e passa o dado ao próximo jogador. O jogador pode parar a qualquer momento e passar o dado para o próximo, mantendo assim os pontos marcados na rodada. O primeiro jogador a atingir 100 pontos vence.
Variante com 2 dados: o 1 perde do mesmo jeito, a menos que venha acomapanhado de outro 1. Nesse caso, o jogador marca 30 pontos além do que já marcou na rodada. De qualquer modo, passa os dados para o próximo.
Todos os outros duplos conferem um bônus igual ao seu próprio valor ou seja, o jogador marca o dobro de pontos (ex: se tirar 3 e 3 recebe 12 pontos, se tirar 5 e 5 recebe 20).
A partida vai até 201 pontos.
O princípio do jogo é explorado por jogos mais sofisticados como o clássico Can’t Stop, de Sid Sackson. E pode ser encontrado em muitos jogos que não usam dados. No Show do Milhão, por exemplo, onde você sempre tem a opção de arriscar para ganhar mais ou de parar e ficar com o que você já conseguiu.