Este ano a Abrin, Feira Internacional de Brinquedos, teve sua 16a. edição. Realizada pelo segundo ano consecutivo no mês de junho, a feira aconteceu no Expo Center Norte. É uma feira destinada a lojistas e profissionais do ramo (com entrada proibida a menores de 16 anos). Nós fomos até lá para conferir os lançamentos na área de jogos de tabuleiro.
Entre bichos de pelúcia, carrinhos de todos os tamanhos e cores, fantasias, brinquedos para playground, artigos para bebês e outros, estavam os jogos de tabuleiro. Embora os jogos representem apenas uma pequena parte do universo de produtos expostos, havia vários fabricantes com estandes: Grow, Toyster, Estrela, Xalingo, Multibrink (que comprou a tradicional Coluna), Nig, Creative Toys, Pais & Filhos e mais alguns.
Cada estande é divididos em duas partes. Em uma, os jogos estão expostos ao público. Podem ser vistos e são apresentados por rapazes e moças treinados que ensinam a regra, mostram a dinâmica e tiram dúvidas. Mas não pensem que isso é o paraíso, porque você não pode jogar nenhum jogo. E isso é muito chato, porque no final ficamos só com água na boca.
A outra parte dos estandes é a de negócios, com mesas e salas de reunião, onde são servidos salgadinhos e bebidas. É aí que os vendedores e representantes comerciais recebem os lojistas e compradores das grandes lojas. Vem gente de todo o Brasil e até de outros países.
Na feira desse ano, a Grow apresentou um grande número de lançamentos. Placar, Capricho e Exame a partir de agora são jogos, além de revistas. Numa parceria com a Editora Abril, a Grow lançou esses três títulos com um jogo de futebol (Placar, 10 anos), um voltado para o público feminino (Capricho, 12 anos), e o relançamento de um jogo de bolsa de valores (Ações Exame, 14 anos).
Alguns dos outros lançamentos da Grow: Mutação (10 anos), Jogo da Garrafinha (8 anos), Aventura na Selva (7 anos), Operação Formiga (7 anos), Lance Livre (7 anos), Reversi Junior Piu-piu & Frajola (7 anos) Festa das Frutas (4 anos), além do relançamento do jogo Perfil (14 anos).
A Toyster concentrou-se nos lançamentos para crianças menores, com jogos da memória, quebra-cabeças e alguns outros jogos como Terra dos Gorilas (6 anos) e Trilhas na Selva (6 anos), da linha Tarzan. Outra linha com destaque foi a linha Teletubbies. Os lançamentos para outras faixas etárias foram deixados para a semana da criança.
A Estrela continua com os seus tradicionais Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida, Dinheiro do Mês e Combate. O único lançamento foi Chispa!, tradução do Sorry!, tradicional jogo inglês muito popular nos Estados Unidos, com a dinâmica muito parecida com a do Ludo, a não ser pelo fato de serem usadas cartas para a movimentação ao invés de dados. Os outros jogos lançados pela Estrela são jogos mecânicos e não de tabuleiro.
Os jogos mecânicos são mais próximos dos brinquedos, em geral com estruturas e peças de plástico, que podem ser divertidos para as crianças e onde ganhar muitas vezes depende mais de habilidade que de estratégia. Jogos como Aquaplay, Fuga, Jenga, Pula Macaco, Nocaute e Tok-Xok.
Outros fabricantes com jogos menos famosos também apresentaram algumas novidades, além de clássicos como xadrez, damas, ludo, dominó, jogos da memória e loto.
A maioria desses jogos já está no mercado. É esperado que até a semana da criança todos estejam disponíveis nas lojas.