Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

BOT

Não percam o novo jogo de Mário Seabra


 

Bot é um dos novos lançamentos da Grow. Mário Seabra o considera um de seus melhores jogos. E para quem não sabe, Mário Seabra é o maior nome da criação de jogos no Brasil.

Por isso, não percam a oportunidade de jogar Bot! Mário está praticamente aposentado (pelo menos por hora) e por isso não é sempre que se poder jogar um novo jogo seu. Num mercado como o nosso, em que a vida média dos produtos é muito curta, a maioria dos jogos de Mário está fora de catálogo. Houve uma tentativa de lançamento do Bot pela Copag, há alguns anos, mas poucos devem conhecê-lo. Para quem ainda não jogou um jogo de Mário Seabra, é uma ótima oportunidade de conhecer um. Para quem já jogou vários, mais uma ocasião de se deliciar com um jogo que o próprio autor tem entre seus favoritos.

Bot é um jogo tático-estratégico com uma certa dose de aleatório. Com uma regra relativamente simples e de duração razoável (minha primeira partida demorou 40 minutos) o jogo oferce muitas possibilidades e se mostra bastante emocionante.

Cada jogador tem uma cobra, formada por pecinhas que ocupam as casas hexagonais de um tabuleiro também hexagonal. Cada direção do tabuleiro corresponde a uma cor e o movimento se dá por cartas de cores diferentes. A cor dá a direção do movimento e o número determina quantas pecinhas devem ser passadas de uma ponta a outra da cobra, na direção indicada.

Cada cobra, que desse modo não tem cabeça ou rabo, mas simplesmente duas pontas, deve picar a cobra adversária em uma de suas pontas. Para isso os jogadores preparam o bote, combinando ataque e defesa, com coragem e prudência, aproximando-se do adversário mas evitando seus golpes.

O jogo é bem dinâmico e é preciso saber combinar movimentos, já que o jogador tem na mão 7 cartas e pode usar quantas quiser. À medida que os jogadores se picam, ou chegam a certos pontos-alvo (pontos no tabuleiro que se atingidos  provocam o mesmo efeito que uma picada, ou seja, eliminam um pedaço da cobra inimiga) as cobras vão ficando menores.

Cobras em situação de perigo podem apelar para alguns estratagemas, como entrar em um dos 4 "buracos" do tabuleiro ou formar um círculo, ficando sem ponto fraco.

"O jogo dá muitas opções e uma série de possibilidades incríveis", diz Mário. "É um jogo com 80% de raciocínio e uma dose de aleatório interessante. É sem dúvida um dos meus melhores".

Joguei apenas uma partida e espero poder jogar várias outras em breve. A impressão que o jogo dá é ser dos raros jogos disponíveis no mercado nacional que são fáceis de aprender mas permitem que se jogue um sem-número de partidas antes que suas possibilidades se esgotem.

Se tiverem ocasião de jogar, não deixem de fazê-lo! É um jogo diferente e interessante. E nos enviem seus comentários por e-mail.

André Zatz
jornalista e criador de jogos

 

 

Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)

 

 

desde abril de 2001