Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

FORA DE CATÁLOGO
Jogos Recomendados


Diplomacia (Grow): Baseado no Diplomacy, foi lançando no Brasil como 1914 - Jogo da Diplomacia. O cenário é a Europa do início do século 20. Podem jogar até 7 jogadores, cada um representando uma das grandes potências da época. Os jogadores escrevem secretamente suas instruções antes de revelá-las e executá-las. Boa parte da ação está em construir ou quebrar alianças.

Cartel (Grow): Baseado no jogo Acquire, criado por Sid Sackson. Na versão brasileira os jogadores travam uma disputa comprando e vendendo ações de empresas que crescem e encampam ou são encampadas por outras.

Ações Exame (Grow, criado por Luiz Dal Monte): Relançamento do jogo Bolsa de Valores, é um excelente jogo de estratégia. Embora a regra não seja das mais fáceis de aprender, uma vez aprendido o jogo não é difícil. Cada jogador é um investidor na bolsa de valores tentando ganhar dinheiro com a compra e a venda de ações. Com a pressão do tempo, cada um deve decidir que operações realizar a cada trimestre. O jogador tem algumas informações sobre o que irá acontecer, mas vários fatores são imprevisíveis. Um jogo emocionante que deverá agradar àqueles que gostam de jogar. Para 2 a 4 jogadores a partir de 14 anos.

Meias Palavras (Toyster, criado por Luiz Dal Monte): Jogo de palavras em que cada jogador começa apenas com uma parte da sequência que deve ser descoberta. Para descobrir é preciso obter informações dos adversários e reconhecer as palavras "escondidas".

Senha (Grow): Jogo de raciocínio lógico para 2 jogadores, onde o objetivo é descobrir a sequência de cores definida pelo adversário. Para isso o jogador propõe sequências a que o outro atribui pinos de cores diferentes de acordo com o grau de acerto. Baseado no Mastermind, criado por volta de 1960 pelo engenheiro de telecomunicações Marco Meirovitz, de origem romena.

O Guia dos Curiosos (Grow): Baseado no livro de mesmo nome, uma espécie de manual de curiosidades, o jogo pode ser bem divertido. Inspirado no popular jogo do dicionário, o conceito central é inventar descrições que pareçam verdadeiras aos outros. A cada rodada uma carta traz uma palavra muito estranha ou um acontecimento quase impossível de se conhecer. E quem criar descrições ou explicações que os outros acreditem que sejam verdadeiras avança. Avança também quem votar na explicação correta, mas nem sempre isso é fácil. Para 3 a 10 jogadores a partir de 14 anos. Se você quiser aprender a jogar o Jogo do Dicionário, vá até a seção Improvise e Jogue .

Palavras Cruzadas: 2 a 4 jogadores pegam letras de um saco. Cada letra tem um valor. O objetivo é formar palavras ligadas a uma que já esteja no tabuleiro, de modo a formar o maior número de pontos possível. O tabuleiro traz casas que podem dobrar e triplicar o valor de um número ou das letras de uma palavra. Baseado no americano Scrabble. Criado na década de 30, o jogo já teve mais de 100 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo.

Rummikub: Um jogo pra você quebrar a cabeça. A mecânica é semelhante à do jogo de cartas Mexe-mexe. Cada jogador recebe um determinado número de fichas e na sua vez abaixa quantas puder (há dois conjuntos de fichas de 4 cores, numeradas de 1 a 13. Os jogos aceitos são sequências de mesma cor com no mínimo 3 fichas e 3 ou 4 fichas com o mesmo número desde que não haja cor repetida). Quem não puder baixar nenhuma ficha, compra uma ficha nova e não joga nessa rodada. O que torna o jogo interessante é que os jogos baixados não pertencem a ninguém, são da mesa. E a partir do momento que há jogos na mesa, você pode retirar deles fichas para usar em seus próprios jogos. Mas cuidado, pois nenhum jogo pode ficar incompleto. E pra isso você vai ter que pensar. Se alguém mexer nos jogos da mesa e no final sobrar algum jogo incompleto, volta os jogos à situação em que estavam e compra mais três fichas como punição. Vence quem se livrar primeiro das suas fichas. Para 2 a 4 jogadores a partir de 10 anos. Se você quiser aprender a jogar Mexe-mexe, vá até a seção Improvise e Jogue .

Gangue das Toupeiras (Grow): Jogo tático divertido para crianças a partir de 8 anos.

Abalone: Jogo abstrato simples de aprender e que parece oferecer muitas possibilidades. Cada jogador tenta deslocar suas fileiras de bolinhas de modo a forçar as do adversário para fora do tabuleiro. Inventado na França no final da década de 80.

Yatzi: Jogo de dados baseado no pôquer, inventado por um casal de canadenses por volta de 1950. O objetivo é conseguir com lançamentos sucessivos dos dados preencher a tabela de resultados do modo mais eficiente. Apenda a jogá-lo na seção Improvise e Jogue.

Troca (Estrela): Baseado no jogo Bazaar, de Sid Sackson.

Fuga (Grow, criado por Mário Seabra): Bandidos tentam fugir da cidade e a polícia tenta capturá-los.

Emboscada (Grow, criado por Mário Seabra): Um jogo que se passa no Velho Oeste, num confronto entre índios e uma caravana de pioneiros.

RPM (Grow, criado por Mário Seabra): É uma simulação de uma corrida de Fórmula 1.

Supremacia (Grow): Cada jogador faz o papel de uma superpotência mundial disputando a supremacia do globo. É necessário produzir e vender riquezas para construir exércitos.

5000 AD (inédito no Brasil): Um wargame de ficção científica que se passa no espaço.

005 (criado por Mário Seabra): nunca chegou a ser editado. Trazia 5 jogos para serem jogados no mesmo tabuleiro. Um deles com dados, outro com cartas, outro com dinheiro e assim por diante. A caixa tinha vários compartimentos onde todos esses componentes podiam ser guardados. O tabuleiro trazia uma cidade toda em hexágonos, com ruas, praças, etc. Havia um grande hexágono central que podia ser trocado (tinha vários para substituir, um deles por exemplo com velocímetros), formando diversos jogos, com nomes como Áreas Verdes, O Perigo Vermelho e Tudo Azul. Um dos jogos tinha perseguições, em outro iam sendo colocadas barreiras que impediam o caminho.

 

 


Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)

 

 

desde fevereiro de 2001