Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Mais Reflexões

Regina Prata

Dava ibope falar de OVNI até agora? Não dava. Era pecado, nós somos os centro do Universo (vide Copérnico - o físico, não o software de search!! - a igreja só reconheceu seu erro 400 anos depois, já quando a ciência tinha mandado o homem à Lua há um tempào), os USA não querem far nisso (imagina! 'cês tão loucos, o exercito já perquisou e ninguém pousou aqui, não - foi farsa), enfim. Aí vem a (pseudo) liberdade de imprensa e a Internet aqui no ocidente, e a divulgação e o "botar a boca" no mundo ficam mais fáceis, porque a quantidade de gente é maior.

A igreja começa a perder adeptos para os evangélicos. Porque? Porque nega e diz, "nào perguntes, isso é coisa do demonio", e os evangélicos simplesmente agem de forma diferente - eles OUVEM (podem não fazer nada mas OUVEM) as tuas dores. Fazem uma propaganda danada na TV e no rádio, usam a mesma oratória da época da ditadura do Getúlio.

E aí o que a igreja fez?

Porque começaram a perder clientes, devem ter contratado um gerente de marketing. Já repararam? De repente, surgiram na TV (falo do Brasil) pesquisas sobre "porque os evangélicos estão crescendo". Gozado - estas pesquisas começaram na Globo, contra o Edir Macedo. Resposta: "A igreja não atende às necessidades do povo". Então, vamos admitir que ufos existem, vamos fazer a aeróbica de Jesus ("ai, o padre Marcelo é um gato!!" - não é??). Eles nào vão poder - pelo menos tão cedo - ceder na estória da contracepção, porque a imprensa volta e meia "lembra "o público disso, mas eu não me admiraria se isso caísse nos próximos 30 anos. (Aliás, alguém aqui na lista conhece a origem da palavra "fuck"???)

Não estou defendendo  o Edir. Só acho que a Globo só caiu em cima porque O Edir ameaçava a sua supremacia televisiva - ou seja, um fator de grande utilidade para a Globo se unir à igreja católica: negócio bom para ambos.

A Igreja já "pediu desculpas" pela Inquisiçào há uns 15-20 anos atrás, quando liberou os arquivos da Inquisiçào no sul de Portugal. Teve gente que moveu processos na corte portuguesa e conseguiu ressarcimento dos bens+indenizaçào por torturas e assassinatos ocorridos na família (uma indenização chegou a R$500.000.00 na época). Ainda há processos correndo, e a igreja parou de liberar os arquivos (estou esperando os da minha regiào há 4 anos) porque não quer devolver o dinheiro - ou seja, admitir culpa tudo bem, mas devolver a grana que foi ROUBADA, ah, isso, nem pensar.

Mesma coisa: porque pedir perdào aos judeus AGORA? Uma questào de marketing internacional. Israel é um país forte politicamente. A Igreja está perdendo adeptos, e o Judaísmo está ganhando um monte de gente que está se reconvertendo (reportagem da Veja - nào lembro quando) em função de seus ancestrais terem sido "convertidos à força" pela Inquisiçào, mas também porque é uma comunidade extremamente forte do ponto de vista econômico em todos os países aonde existe. Expulsar o povo judeu de um país significa levá-lo à falência (os USA é o país de maior concentraçào de judeus no pós-guerra, se não me engano - eles mesmos admitem isso).

Agora, vcs concordam que um povo que está junto há 5000 anos já provou que tem garra? Um povo que conseguiu se manter unido - graças nào apenas a sua fé, mas por uma questào de sangue - se impor, nos últimos anos, de maneira exemplar frente aos outros povos, tem um poder de fogo na imprensa internacional, não vale a pena "pedir desculpas" para eles para dar uma de "Madalena arrependida"? Essas desculpas já tinha que ter sido pedidas há muito tempo, mas não só aos judeus: à Wicca e seitas pagãs em geral (inquisiçào também), aos muçulmanos (não ouvi eles pedirem desculpas pelas Cruzadas), aos budistas, e, aqui no Brasil, ao pessoal do candomblé - acho que todo mundo aqui sabe que era crime frequentar ou ter terreiro na Bahia (justo aonde!!!) há uns 80 anos atrás (tem até um livro do Jorge Amado que fala nisso), à mulheres, negros e índios (que não tinham alma até bem pouco tempo).

(Acho gozado isso - como é que um padre - que em última instância, é homem também - pode nascer de uma criatura sem alma???? Pura conveniência política)

É, dá ibope hoje em dia - para quem está perdendo terreno - ficar "pedindo desculpas" pelos erros dos outros. Quero ver é quando eles vão discutir publicamente as estórias de padres portadores de AIDS que eles simplesmente se recusam a comentar.

Na certa vào dizer que eles pegaram AIDS "porque Deus quis".

E, a tempo: quem comete os erros não sào as religiões - mas sim, aqueles que a exercem, que são homens, e hipócritas Vide o "Dom Jerônimo", em "A Muralha" - quem pensou que era exagero, pode esquecer: era aquilo mesmo.

Assim como o peixe, acho que religião é um "bem de consumo": tem quem prefira crú, ou assado, ou frito - depende do grau de evolução de cada um, e não cabe a nós dizer qual é a religião mais ou menos evoluída - se é que há alguma. Porém, concordo com aquele cara que disse que "a religião é o ópio do povo". É como droga - pode abrir teus horizontes, ou deixar vc com dependência.