Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Nova pagina 1

 

FIGURA DE SARASVATI

IDENTIDADE

DEFINIÇÃO: A Índia possui grande familiaridade com a identificação e o reconhecimento dos yoguis que por tradição milenar são identificados por suas linhagens discipulares, denominadas tecnicamente em yoga de PARAMPARA ou ainda SAMPRADAYA. Em yoga não se reconhece yoguis e yoguinis por meio de diplomas ou currículos mas por seus mestres. Se voce quiser saber a identidade de um yogui procure saber quem é o seu mestre e a sua linhagem. É inadmissível o fator auto-didata em yoga, pois em se tratando de algo de origem tão remota, possui sempre uma continuidade de geração para geração, jamais sendo o fruto da tese ou invenção de indivíduos alienados desta sequência. Yoga é um advento cultural universal que surgiu como o acúmulo da experiência de muitas e muitas vidas em sucessivas gerações e não a "criatividade" de um elemento.

 

NOSSO PARAMPARA: Os conhecimentos de yoga, tantra e vedanta foram mantidos sempre de guru para discípulo desde seu aparecimento mais remoto, nas linhagem dos Swamis (título de Mestre). A ordem dos Swamis é conhecida pelo nome de Ordem DASHNAMI de SHAMKARACHARYA. Dashnami quer dizer DEZ NOMES e surgiu com a reorganização das técnicas mais avançadas de yoga por um gênio que viveu a uns dois mil anos atrás na velha Índia e que foi tido como a última encarnação do primeiro mestre dos yoguis o Senhor Shiva (Siva em sanskrit). Ele ordenou dez linhagens de yoguis. Conhecidas pelo nome de MATH, elas são dez e cada uma com seu nome correspondente, por isto é conhecida como a linhagem dos "DEZ NOMES" ou Dashnami. Quando alguém recebe de um mestre DASHNAMI o título Swami, Svami ou ainda Suami, seguido de seu nome yogui próprio (nome iniciático), recebe também o sobrenome de um dos dez nomes dos DASHNAMIS que identifica a sua linhagem e apresenta assim a origem e autenticidade de seus conhecimentos. Nós somos de sobrenome SARASVATI ou SARASWATI que é o nome de uma deusa da mitologia yogui, do tantra e do hinduísmo. É a deusa das artes, das letras, da sabedoria, do aprendizado e do ensino, da música, das ciências yoguis e das escrituras. O maior título que se obtém nesta tradição é o de HAMSA, PARAMHAMSA ou AVADDHUTA que pode aparecer no lugar de Swami ou junto a ele.

 

Na sucessão discipular, são sempre tidos por referência tres sucessões, o discípulo que está sendo apresentado a se identificar, o Guru deste e o Guru do Guru, que se denomina PARAMGURU. Nossa linhagem aqui é traçada desde SWAMI SIVANANDA SARASVATI da localidade de Rishikesh, Himalaya indiano, que foi mestre de PARAMHAMSA SATYANANDA SARASVATI, fundador de nosso trabalho em Brasília e no Brasil, consequentemente, Guru indiano de Suami Hamsananda Sarasvati o primeiro guru brasileiro desta linhagem, este último mestre da mais nova geração de Swamis desta tradição no Brasil que tem como líder a Dra. Suami Avaddhutananda Sarasvati. Muitos foram os discípulos diretos de Paramhamsa Satyananda que deram a sua colaboração direta em território brasileiro, bem como os de Suami Hamsananda. Os de Paramhamsa Satyananda citamos em destaque Suami Purnabodhananda (Alvaro Copete), colombiano que foi governador do Estado da Condinamarca, onde fica a capital da Colômbia. 

Swami Sivananda Sarasvati

                         

PARAMHAMSA SATYANANDA SARASVATI - NOSSO FUNDADOR

                   

Suami Hamsananda Sarasvati, na Margem do Ganges, Índia (esquerda) acompanhado de Swamis Muktibhodananda, Shambodhananda e Avaddhuta. à direita foto recente de nosso mestre brasileiro.

  Dra. Suami Avaddhutananda Sarasvati

FOTOS HISTÓRICAS:

 

Acima, da esquerda para a direita: Palestra do comitê pró fundação Satyananda Ashram promovida pela Fundação Cultural do DF em 7 de Julho de 1974 proferida pela embaixatriz da Índia Sra. Rajeeta Priti Singh. Na foto seguinte, Paramhamsa Satyananda com o Governador do DF, sua excelência Dr. Elmo Cerejo Farias em 1975, quando da fundação do Satyananda Ashram do Brasil (Brasília Yoga). Em seguida Paramhamasa Satyananda e Swami Amritananda Sarasvati assinando a ata de fundação em Brasília. Abaixo na ordem correlata Swami Sivananda (esquerda), Swami Chidananda Sarasvati (atual presidente de Sivananda Ashram de Rishikesh, Índia) e Paramhamasa Satyananda juntos. 

Suami Purnabodhananda Sarasvati, co-fundador.

VOLTAR