|
Carioca, 36 anos, músico versátil, compositor e produtor, Arthurzinho começou sua carreira nos bailes de subúrbio do Rio, tocando bateria e cantando. Influenciado pelo tio, também baixista, Luizão Maia, aos 17 anos Arthur já
tocava baixo com os grandes nomes da MPB e do Jazz nacional..
Inicia sua trajetória profissional acompanhando músicos como Ivan Lins, Luiz
Melodia e Márcio Montarroyos (1976/79). Integrou diversos grupos de música
instrumental "Garage", "Varanda", "Pulsar", destacando-se a "Banda Black Rio".
A partir dos anos 80, participou de dezenas de shows e gravações com grandes nomes
da MPB como Jorge Benjor, Gal Costa, Lulu Santos, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Martinho da Vila, Djavan, Milton Nascimento, Marisa Monte, Gilberto Gil, entre outros. Em 1985, passou a fazer parte do grupo "Cama de Gato" e, numa vertente mais pop, fundou o "Egotrip".
Desde 1993 vem acompanhando Gilberto Gil em tours mundiais, além de participar de discos e shows de artistas internacionais, como Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana, George Benson e Plácido Domingo.
Seu primeiro disco solo foi gravado em 1991, sendo lançado no Brasil e na Europa, com significativa aceitação de mercado. Um ano depois, recebeu o Prêmio Sharp como revelação instrumental. Seu segundo CD foi lançado em
show no Canecão, com lotação esgotada e consagração da crítica, e, a seguir,
em seis países europeus, nos Estados Unidos e no Japão. Em setembro do mesmo ano,
se apresentou na casa de espetáculos Town Hall, de Nova Iorque, no Festival Brasil / New York.
Com uma legião de fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo (inclusive eu)
Arthur Maia é dos mais renomados baixistas da atualidade
"No último verão, eu estava caminhando pelas areias maravilhosas do lago Maggiore, próximo a Lugano na Suíça, quando encontrei com Paquito D´Rivera,... que lá também estava, para se apresentar com seu grupo no Jazz Festival. Ele me perguntou se Arthur Maia, era a mesma pessoa que tocou com Djavan. Sim, eu disse. Esse cara é um dos melhores do mundo! ... Caros ouvintes, este disco é o primeiro CD lançado por um dos principais contrabaixistas de sua geração no mundo, o carioca Arturzinho Maia. Esta é uma gravação que traz raros fragmentos de uma música que, com inteligência e fluidez, reproduz o que tem de melhor".
GILBERTO GIL -(Sobre o CD "Musica Sonora" de Arthur Maia em 1996)
|