Indefinição no calendário pode trazer problemas
A indefinição do calendário do basquete feminino está prejudicando o planejamento das equipes para a temporada 1999.
Ninguém sabe ainda quando serão disputados o Sul-Americano, a Copa das Américas - seletiva para a Olimpíada de Sydney, em 2000 - e o Campeonato Nacional.
O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, diz que o calendário do País depende do internacional, que está indefinido. "A Confederação Pan-Americana (Copaba), entidade responsável pela Copa das Américas, ainda não definiu a data do torneio", afirma Grego. "A programação da seleção está escrita a lápis, dependendo dessa data."
O período de realização do Sul-Americano, que será no Brasil, também depende da data, até porque é seletivo para a Copa das Américas. Grego assegura que "hoje mesmo" vai cobrar a Copaba. Por causa disso, a abertura do Campeonato Nacional, em 20 de fevereiro, será alterada. O torneio começa "nos primeiros dez dias de fevereiro" e segue até abril.
A técnica Maria Helena Cardoso, do BCN Osasco, acha que fica difícil fazer um planejamento sério, para montar uma equipe competitiva, sem um calendário. A ala Janeth, da Arcor Santo André, afirma que as jogadoras ficam desmotivadas sem saber quando estarão jogando. A técnica Laís Elena Aranha, de Santo André, entende que a CBB deve cobrar uma resposta urgente da Copaba.
O Pan-Americano de Winnipeg, no Canadá, é a única competição que tem data definida - 27 de julho a 8 de agosto. No caso, a dúvida é quanto ao calendário da Women's National Basketball Association (WNBA), que ainda não foi divulgado. A ala Janeth e a pivô Alessandra, fundamentais para as pretensões do Brasil de ganhar uma medalha no Pan, vão atuar na WNBA e só jogarão na seleção se os calendários não coincidirem.
Email: basq_fem@hotmail.com