Clubes e jogadoras tornam realidade o Nacional
Para a técnica Maria Helena Cardoso, as entidades que dirigem o esporte pouco fizeram para realizar o torneio.
A organização das jogadoras, técnicos e dirigentes dos clubes do basquete feminino brasileiro é a responsável, em grande parte, por tornar realidade a segunda edição do Campeonato Nacional de Basquete. A técnica Maria Helena Cardoso, que dirige o campeão paulista BCN/Osasco, analisa e conclui que as entidades que dirigem o esporte - Federação Paulista e Confederação Brasileira - foram as que menos fizeram para que tudo desse certo.
Apesar disso, Maria Helena acha que o campeonato será empolgante e competitivo, um sucesso, até mesmo de público, mas "graças ao fantástico poder de superar obstáculos" que tem a comunidade do basquete feminino.
"Quando tudo parece estar no fundo do poço, o basquete feminino renasce pelo esforço das próprias jogadoras e dirigentes de clubes", afirma. "No fim, vamos ter equilíbrio e bons jogos."
Apenas duas das oito equipes que disputaram o Nacional em 1998 voltam à competição com o mesmo nome ou na mesma cidade. É o caso do BCN e da Arcor/Santo André.
À última hora - Os problemas para montar o Campeonato Nacional foram muitos. Várias jogadoras da seleção, como Adriana e Roseli, ou da importância da pivô Karina estavam desempregadas até a semana passada. Adriana e Karina, mais Branca - sem clube há oito meses -, foram parar no Sport, do Recife, pela ação de um agente. Roseli foi contratada pelo Toledo na última hora - seu nome nem consta da relação distribuída. Além do mais, o Araçatuba só ganhou a vaga porque a Uniban/São Bernardo acabou. Jogadoras da seleção, como as pivôs Alessandra e Leila estão na Europa. Assim, as 14 rodadas do turno e returno devem servir para que os times montados à última hora ganhem entrosamento. A disputa só deve ser mais acirrada nos playoffs.
PS.: A pivô Cíntia Tuiu, que também jogava na Itália (Bari) foi contratada pelo Botafogo, depois da derrota para o Santo ANdré na primeira rodada.
Email: basq_fem@hotmail.com