Brasil pode ficar sem Janeth
Depois da aposentadoria de Hortência, o basquete brasileiro pode sofrer a perda, mesmo que temporária, de outra de suas principais jogadoras nos campeonatos Pré-Olímpico, Sul-Americano e Pan-Americano de 1999. A ala Janeth pode desfalcar a seleção devido a uma contusão no joelho.
Com isto, a cestinha do Campeonato Mundial do ano passado (a única jogadora com média de pontos acima de 20) ficaria um bom tempo sem vestir a camisa amarela.
- A dor é insuportável, parece que tem uma agulha me espetando por dentro. É um desgaste da cartilagem do joelho esquerdo - lamenta a atleta.
Janeth começou a sentir o joelho no final do Campeonato Paulista, ano passado. Depois das primeiras férias desde os tempos de juvenil em janeiro ("Não me lembrava da última vez que havia ficado um mês longe das quadras"), ela voltou para o treinos de seu time, o Santo André, para o Nacional, mas o problema persistiu.
- Faço cinco horas de fisioterapia por dia, de manhã e de tarde. Isto atrapalha, pois não posso treinar em quadra o tempo que gostaria e que seria recomendável.
No momento, o trabalho físico não é uma tentativa de cura. Apenas serve para estacionar a dor no nível atual. A dor, o cansaço da maratona diária de treinos e o tratamento provocam um desabafo:
- Se tivesse que decidir hoje se jogaria na seleção este ano, não iria. Com esta dor, preferiria descansar.
A decisão não é das mais fáceis para ela. Além de pioneira entre as brasileiras na liga americana de basquete feminino, a WNBA, na qual é bicampeã pelo Houston Comets, ela ressalta a importância do desenvolvimento do basquete nacional.
- Não estou querendo tirar férias. Gosto de jogar na seleção e sei o quanto é importante para o país se manter entre os quatro primeiros no cenário mundial.
O problema no joelho pôde ser sentido na sua estréia no Nacional, na vitória do Santo André sobre o Botafogo, segunda-feira. Em vez dos 40 minutos a que está habituada a jogar, ela passou longos seis minutos no banco. Mesmo assim, marcou 28 pontos, roubou oito bolas e fez três assistências.
Email: basq_fem@hotmail.com