Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Volver


 

EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL.

MÉXICO.

 

            8 de dezembro de 2000.

            À imprensa nacional e internacional:

 

            Damas e cavalheiros:

            Segue uma carta para os caminhantes e um comunicado. Parece que isso vai se arrastar. E não digo isso em função dos abundantes comerciais sobre uma inexistente paz em Chiapas, e sim pelo que dona Xóchitl declarou: a reforma constitucional sobre direitos e cultura indígenas vai levar, pelo menos, uns dois anos (e depois dizem que somos nós zapatistas que queremos atrasar a solução do conflito). Não vão ser menos de 2 anos sem fusca, televisão e mercearia.

            Valeu. Saúde e não vou mais começar pontualmente uma coletiva com a imprensa. Não achem que eu não percebi o sarcasmo em suas matérias.

 

Das montanhas do Sudeste Mexicano

firma-sup.gif (1638 bytes)

Subcomandante Insurgente Marcos

México, dezembro de 2000.


 

EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL.

MÉXICO.

 

            Dezembro de 2000.

            Aos integrantes da marcha de Xi’Nich e de Las Abejas

            que chegaram à Cidade do México.

            Irmãos e irmãs:

            Foi com silenciosa esperança que vimos vocês partirem destas montanhas indígenas do sudeste mexicano. Ainda em silêncio, ouvimos o seu passo alcançando as terras irmãs de Oaxaca e Veracruz. Já longe, por aqui batemos palmas junto com aqueles que os recebiam. Também as nossas mãos estiveram junto com aquelas daqueles que os alimentaram e agasalharam.

            Uma vez aberta novamente a nossa palavra, o tambor do nosso coração bate com os seus passos e os nossos olhos se entrelaçam com os seus diante da cidade dos prédios, morada de governos sim, mas também de lutadores de muitas peles.

            Durante séculos, tem sido estas a nossa história.

            Longas caminhadas até o palacete do senhor que governa ouvindo pouco e falando muito.

            Muitos passos para que se ouça a nossa palavra antiga.

            Muitos passos para darmo-nos conta de que, ainda que o poderosos não ouça, quem nos ouve é o outro que, como nós, é diferente, o homem e a mulher que descobrimos nossos irmãos ainda que sejam diferentes o sangue e a história que nos amamentaram.

            Foram muitos passos. Muitos passos caminham com vocês. Muitos virão depois. Será assim até que o poderosos entenda que não é só a história que anda pelo nosso caminho e em nosso passo, como por eles também caminha o amanhã.

 

            Saudamos vocês irmãos e irmãs de Xi’Nich e de Las Abejas! Saudamos o seu passo! Nele caminhamos hoje nós que nele andamos ontem e caminharemos amanhã.

 

Das montanhas do Sudeste Mexicano

Subcomandante Insurgente Marcos

México, dezembro de 2000.

 

 


COMUNICADO DO COMITÊ CLANDESTINO REVOLUCIONÁRIO INDÍGENA -

COMANDO GERAL DO

EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL. MÉXICO

 

            8 DE DEZEMBRO DE 2000.

          

            AO POVO DO MÉXICO:

            AOS POVOS E GOVERNOS DO MUNDO:

 

            IRMÃOS E IRMÃS:

 

            PRIMEIRO. HOJE, 8 DE DEZEMBRO DE 2000, O GOVERNADOR EM REBELDIA, DON AMADO AVENDAÑO FIGUEROA, ENCERRA OS SEUS SEIS ANOS À FRENTE DO EXECUTIVO DO ESTADO DE CHIAPAS. DURANTE O SEU MANDATO, O AGORA EX-GOVERNADOR AVENDAÑO SOFREU PERSEGUIÇÕES, CALÚNIAS E, QUANDO CANDIDATO, UM ATENTADO CONTRA A SUA VIDA. AINDA ASSIM, SE MANTEVE FIRME E, APESAR DAS AMEAÇAS E DAS CHANTAGENS, CONTINUOU O SEU TRABALHO SEM ESTARDALHAÇOS.

ENTRE O QUE CONSEGUIU ESTÃO A DIVULGAÇÃO DAS REIVINDICAÇÕES INDÍGENAS NO MUNDO TODO, A SUA POSIÇÃO DIANTE DA MILITARIZAÇÃO E PARAMILITARIZAÇÃO DAS COMUNIDADES, O SEU REPÚDIO À ESTRATÉGIA DE ENGANAÇÃO DO GOVERNO DE Zedillo, o seu apego a uma ética política da qual muitos teriam bastante a aprender. SEIS ANOS DEPOIS DE SUA POSSE, DON AMADO AVENDAÑO ENTREGA BONS RESULTADOS ÀQUELES QUE O ELEGERAM E O APOIARAM APESAR DA FRAUDE ELEITORAL DA QUAL FOI VÍTIMA.

ATRAVÉS DO EZLN, AS COMUNIDADES INDÍGENAS RECONHECEM PUBLICAMENTE O MÉRITO DO HOJE EX-GOVERNADOR DE CHIAPAS. ELE PODE SE SENTIR SATISFEITO DE TER CUMPRIDO O SEU DEVER. DESEJAMOS A ELE MUITO SUCESSO AGORA QUE VOLTA À PROFISSÃO QUE O TORNOU CONHECIDO NO MUNDO COMO UM HOMEM HONESTO E ÍNTEGRO: O JORNALISMO.

 

            SEGUNDO. HOJE, O SENHOR PABLO SALAZAR MENDIGUCHÍA TOMOU POSSE COMO NOVO TITULAR DO EXECUTIVO ESTADUAL DE CHIAPAS. DO MESMO MODO QUE O EXECUTIVO FEDERAL, O SENHOR sALAZAR MENDIGUCHÍA TEM AGORA A POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR, ANTES, COM A RETOMADA DO DIÁLOGO E, EM SEGUIDA, PARA FAZER COM QUE ESTE AVANCE COM SERIEDADE E RESPONSABILIDADE ATÉ CHEGAR AO FIM DA GUERRA E AO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA PAZ COM JUSTIÇA E DIGNIDADE.

 

            TERCEIRO. DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES DE UMA TRANSMISSÃO DE RÁDIO, DURANTE A SUA POSSE, O SENHOR SALAZAR DISSE TER A INTENÇÃO DE LEVAR ADIANTE VÁRIAS AÇÕES COMO PARTE DO SEU PROGRAMA DE GOVERNO. AO TORNAREM-SE REALIDADE, ESTAS MEDIDAS AJUDARÃO A REDUZIR A TENSÃO, O QUE É NECESSÁRIO PARA O DIÁLOGO, AINDA QUE, NO QUE SE REFERE À LIBERTAÇÃO DOS ZAPATISTAS PRESOS, É PRECISO LEMBRAR QUE, ALÉM DOS DE CHIAPAS, HÁ SIMPATIZANTES DO EZLN NAS PRISÕES DOS ESTADOS DE TABASCO E QUERÉTARO.

 

            QUARTO. O EZLN REITERA SEU CHAMADO À SOCIEDADE CIVIL NACIONAL E INTERNACIONAL PARA QUE SE MOBILIZEM EXIGINDO DO GOVERNO FEDERAL O CUMPRIMENTO DOS 3 SINAIS ESTABELECIDOS: RECONHECIMENTO CONSTITUCIONAL DOS DIREITOS E DA CULTURA INDÍGENAS DE ACORDO COM A INICIATIVA DA COCOPA, A LIBERDADE PARA TODOS OS ZAPATISTAS PRESOS EM TODA A rEPÚBLICA, A RETIRADA TOTAL DAS 7 POSIÇÕES DO EXÉRCITO FDERAL DA ZONA DE CONFLITO.

 

            DEMOCRACIA!

            LIBERDADE!

            JUSTIÇA!

 

Das montanhas do Sudeste Mexicano

PELO Comitê Clandestino Revolucionário Indígena - Comando Geral do

Exército Zapatista de Libertação Nacional.

Subcomandante Insurgente Marcos

 

mÉXICO, DEZEMBRO DE 2000.