Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 


 

COMUNICADO DO COMITÊ CLANDESTINO REVOLUCIONÁRIO INDÍGENA -

COMANDO GERAL DO EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL.

MÉXICO.

  

            13 de junho de 2000.

            Ao povo do México:

            Aos povos e governos do mundo:

            Irmãos e irmãs:

 

            No que diz respeito ao fato ocorrido no município de El Bosque, Chiapas, onde morreram 7 policiais da segurança pública, o EZLN declara:

            Primeiro. De acordo com os dados, o ataque foi realizado com as táticas típicas dos narcotraficantes, paramilitares ou militares. O chamado “tiro de misericórdia” é corriqueiro entre estes grupos armados. O ataque foi realizado numa área saturada por tropas governamentais (exército e polícia) e é muito difícil que um grupo armado possa movimentar-se nela sem ser detectado e sem a cumplicidade das autoridades. O grupo agressor contava com informações privilegiada sobre os movimentos e o número de pessoas que sofreram a emboscada. Estas informações só poderiam ser obtidas por gente do governo ou próxima a ele.

Segundo. O EZLN está investigando para esclarecer a identidade e os motivos do grupo que realizou o ataque. Tudo indica que as pessoas que realizaram a agressão são do governo (ou agem de acordo com o plano governamental), já que, desta forma, teriam o pretexto para aumentar a militarização em Chiapas e para justificar o ataque às comunidades zapatistas e ao EZLN. É importante reparar que este fato fortalece o clima de instabilidade com o qual o candidato oficial vem ameaçando caso não ganhe.

Terceiro. Franca provocação ou não, o fato violento já é uma justificativa para aumentar a presença militar em todo o Estado, inclusive nas áreas mais afastadas do lugar da agressão. Nas últimas horas, foram fortalecidos ainda mais os quartéis federais de Guadalupe Tepeyac em Las Margaritas, Cuxuljá em Ocosingo, Caté em El Bosque, as cabeceiras municipais de Simojovel e El Bosque. Do mesmo modo, foi aumentado o número de aeronaves de combate e de seus sobrevôos nas zonas de Los Altos, Selva e Norte.

Quarto. O EZLN nega a autoria deste ato e convoca a opinião pública a não deixar-se enganar. Na medida em que obtenhamos mais dados em nossa investigação, os daremos a conhecer publicamente.

 

DEMOCRACIA!

LIBERDADE!

JUSTIÇA

 

Das montanhas do Sudeste Mexicano

Pelo Comitê Clandestino Revolucionário Indígena - Comando Geral do Exército Zapatista de Libertação Nacional.

 firma-sup.gif (1638 bytes)

Subcomandante Insurgente Marcos

 

México, junho de 2000.