Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

A R Q U I T E T U R A


TRABALHO
DE
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE

 

 

RODRIGO PAIVA PEDROSA

 

TURMA "A"

 

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP
1997

 

 

MONOGRAFIA:

 

LEONARDO DA VINCI

(1452 - 1519)



Início|Introdução|Justifiativa|Objetivo|Desenvolvimento: Vida e Obras
Imagens|Conclusão|Bibliografia



INTRODUÇÃO

 

Voltar

 

O gênio mais universal do RENASCIMENTO,Leonardo da Vinci, filho ilegítimo de um notário, nasceu em Vinci, perto de Florença. Estudou pintura e escultura com VERROCCHIO, em Florença. Por volta de 1482, foi para Milão, onde desenvolveu projetos de engenharia militar, projetou a catedral, começou a escrever o Trattato della Pittura, 1651 (Tratado sobre a Pintura), e elaborou algumas de suas telas mais conhecidas, como A Virgem dos Rochedos (c. 1488), que já apresenta o claro-escuro, e Última Ceia (1495/97). Dezessete anos depois, voltou a Florença, onde trabalhou com Michelangelo na decoração da sala do conselho do Palazzo Vecchio, e pintou a Mona Lisa (1503/05). Em 1512, mudou-se para Roma, e em 1515 estava em Amboise, França, na condição de primeiro pintor, engenheiro e arquiteto do Rei Francisco I. Entre seus desenhos há projetos de máquinas hidráulicas, engenhos bélicos e até esboços de um aparelho voador semelhante ao helicóptero.

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

Voltar

 

Pode-se entender a situação e o papel do artista do Renascimento. Tanto em sua forma de trabalho quanto no padrão de vida que alcança, o artista que compunham as corporações de artesãos da Idade Média. Numa época em que 300 florins por ano significavam um bom nível de vida, Leonardo chegava a receber cerca de 2000. Se Leonardo foi um homem extremamente versátil, que abarcou múltiplas atividades, isso não o caracterizava como um protótipo da nova sociedade, mas como um vestígio da antiga. O ideal renascentista do "homem integral" não visava a que um pintor fosse simultaneamente arquiteto, escritor, músico, etc. Pretendia, ao contrário, que, com uma especialidade bem definida, ele pudesse desfrutar ou falar de qualquer outra.

 

 

OBJETIVO

 

 

Voltar

 

Com relação à atitude perante a natureza é que se pode apreciar a situação ao mesmo tempo de continuidade e de corte representada pelo Renascimento face à Idade Média. Não é propriamente a atenção diante da natureza que o caracteriza, mas a forma sistemática e consciente de que se reveste esta atenção.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Voltar

 

Artista e cientista italiano realizou pesquisas importantes no campo da geometria, física, geologia, anatomia, biologia, astronomia, utilizando muitos de seus conhecimentos para elaborar seus quadros. Em sua pintura, da qual poucas realizações sobreviveram, obteve um equilíbrio insuperável de composição, embora, ao mesmo tempo, procurasse expressar as leis e movimentos da natureza, onde nada é estático.

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

 

Voltar

 

CIVITA, Victor. (ed.). Mestres da Pintura: Leonardo da Vinci. 1a Ed. Abril Cultural, São Paulo, 1977. 57p.

 

GRANDE DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO ESCOLAR. v.4. Nova Cultural, São Paulo, 1987. pp.1015.

 

INTERNET. Leonardo da Vinci Drawings. 1997. http://banzai.msi.umn.edu/~reudi/leonardo.html

 

INTERNET. Leonardo da Vinci. 1997. http://www.cybertelecom.com.br/luciana/davinci.htm