Spawn
A existência de Al Simmons não chegou ao fim com a traição de seus camaradas. No momento de sua morte ele fez um pacto, do qual mais tarde mal se recordaria. Simmons possuía um calcanhar de Aquiles, algo desvantajoso para um assassino em sua posição. Trata-se do amor desmedido que nutria pela esposa. O pacto versava justamente sobre isso. Embora ateu, ele estava disposto a fazer qualquer coisa para rever Wanda, e Malebólgia se aproveitou desse desejo. Em uma fração de segundo - ou assim pareceu -, Simmons regressou a Terra. Havia se tornado um oficial do demônio em treinamento, uma das Crias do Inferno, cujo corpo estava vinculado a um uniforme simbiótico infundido de energia profana. Ele sempre foi capaz de seguir ordens com presteza, era dotado de instinto assassino e estava disposto a fazer a barganha; todos os requisitos exigidos por Malebólgia.
De início, o novo soldado estava desorientado, e isso também fazia parte do treinamento de Malebólgia. O que pareceu ter sido um lapso de tempo de apenas um segundo foi, na verdade, um período de cinco anos. Não tardou para Al Simmons se dar conta do que realmente havia acontecido, obtendo informações do próprio Malebólgia e de um demônio designado para acompanhá-lo. Para Simmons, as opções eram pouco animadoras: ou ele empregava seus poderes para o bem ou para o mal, ou simplesmente deixava de usá-los. Caso não fizesse nada, estaria permitindo que o mal se perpetuasse, o que seria vantajoso para o Inferno. Por outro lado, ele sabia que, tornando-se uma força do bem, poderia eliminar pessoas malignas com sua energia. Era o que os instintos lhe pediam para fazer. No entanto, agindo dessa maneira, apenas aumentaria o efetivo das tropas demoníacas. E, mesmo que se tornasse perverso, aceitando com resignação o destino, ele seria ainda mais valioso para o Inferno. O fardo dessas três maldições inda hoje pesa sobre Al Simmons.
O pior de tudo é que o Inferno não tinha intenção de esperar que Simmons se decidisse. Seu demônio da guarda, o Palhaço, estava sempre por perto para atormentá-lo. A fim de incitá-lo a tomar partido, essa criatura nascida nas fossas infernais, e que se transforma no horrendo e desfigurado Violador, resolveu atacar entes queridos de Simmons e indispô-lo com várias instituições humanas. Daí porque o crime organizado, o governo e a polícia tem como objetivo deter esse "inimigo encapuzado da sociedade". eis o tormento que, na expectativa de Malebólgia, levará Spawn a se entregar a seus instintos de assassino treinado pelo governo, alguém capaz de matar sem clemência nem compaixão.
Todavia, o ponto fraco de Al Simmons também é uma desvantagem para o Inferno. Ele amava a esposa e voltou à Terra para revê-la, descobrindo que ela havia se casado novamente, desta vez com Terry Fitzgeral, o melhor amigo de Simmons. O casal teve uma filha, Cyan. Embora frustrado, Spawn reconheceu a felicidade dos dois e se afastou. Tudo o que restava para ele era buscar um meio de aceitar sua nova condição. O amor que Simmons nutria por Wanda era tão profundo que o ajudou a sanar a dor que leh dilacerava a alma. Agora, ele tinha de seguir em frente, porque, afinal, esse jogo tembém devia ter um meio de ser vencido.
O objetivo mais imediato de Spawn passou a ser a vingança contra Jason Wynn, o mandante de sua morte. Optando por viver em um beco conhecido como Cidades dos Ratos, local de seu retorna à Terra, Al Simmons tornou-se uma espécie de protetor dos indigentes que habitam o lugar. No entanto, ele está ciente também de que , em nosso planeta, seu poder é finito. Ele já se extinguiu uma vez, quando o Soldado do Inferno foi obrigado a usar sua energia para curar Terry Fitzgerald de um câncer maligno. Exaurido, Simmons retornou a Malebólgia, e obteve dele a promessa de que iria deixar Terry e sua família em paz. A contra gosto, Spawn refez então seu acordo com o demônio e voltou à Terra a fim de prosseguir em sua missão de recrutar um exército de almas penadas sem esperança de redenção. a tarefa dele agora é empregar os poderes com parcimônia a fim de achar um meio, se é que existe, de desfazer um pacto do qual ninguém jamais escapou.