Homenagens
O que é o sincretismo?
"Fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários."(Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 1987)
O sincretismo religioso foi a forma encontrada pelos negros escravos de manter o culto aos seus orixás. Assim, festejava-se na matriz o dia de São Jerônimo e na senzala cantava-se e dançava-se para Xangô. O mesmo acontecia nos dias de São Jorge, São Sebastião, Santo Antônio e outros. Essa fusão ocorria de acordo com as semelhanças entre o orixá e o santo. Assim, conforme a região, variava a associação entre o orixá e o santo. Um exemplo disto é Ogum que no Rio de Janeiro foi sincretizado como São Jorge e na Bahia como Santo Antônio.
E quanto a Igreja Católica? Qual a sua reação diante deste fato?
Quanto a isto nos explica Carlos Araújo em seu livro ABC dos orixás (Ed. Nordica, 1993):" A Igreja Católica, recebia o escravo,...,batizava-o com um nome cristão e fechava os olhos à prática desumana e cruel dos senhores de separar os membros da mesma tribo e até da mesma família, a fim de dificultar a união para a rebeldia.
O problema era que o escravo, freqüentemente, caia em profunda depressão. Ele que estava acostumado a viver em família e junto de seus amigos da tribo, sentia-se isolado na vastidão das fazendas e adoecia com o banzo, a terrível saudade da África, perdia o apetite e morria de tristeza.
O único meio de restaurar-lhe alguma alegria e vigor perdidas era permitir as suas festas. Como não era possível admitir-se o ritual pagão, a Igreja consentia nas festas dos padroeiros, fechando os olhos ao culto dos orixás, desde que à guisa de homenagem aos santos católicos."
Assim, de acordo com a região geográfica e com a miscigenação de cada casa de Umbanda, homenageia-se os orixás em uma determinada data. Mas, a maior parte delas é padrão e é seguida por todas as casas de Umbanda. Desta forma, nesta página nos empenharemos para falar a respeito dos homenageados de cada mês. A maior parte das datas relativas a comemorações na cidade do Rio de Janeiro e na medida do possível, falaremos de outras regiões.
Mês de Agosto - Obaluaiê
Esta página ainda está em processo de construção. Em breve estará pronta. Desculpem e obrigada!
Voltar à página principal