Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Mês de Agosto - Salve Obaluaiê!!!






Atótóo! Atótóo!



Silêncio! Silêncio!
Esse é o significado da saudação de Obaluaiê, denotando respeito e cerimônia.
Os escravos sincretizaram Obaluaiê como São Lázaro, São Roque, São Sebastião (no Recife), entre outros. Usavam assim as imagens desses santos católicos para fugir do jugo do Senhor e poder cultuar seu Orixá, entoando cânticos de louvor e adoração em sua língua.

Dentro da Umbanda, mantém estreita relação com a linha das almas. Encontra-se identificação com esse Orixá nos trabalhos dos pretos-velhos, onde muitos dizem ser da linha de Obaluiaiê.
Não é cultuado em todas as casas de Umbanda, na maior parte das vezes, pela falta de conhecimento e despreparo dos médiuns no trato com esse Orixá.

Dentro do Candomblé, é um Orixá da família djedje, juntamente com Nanã e Oxumaré. Sua origem está possivelmente no território de Tapá (ou Nupê), mas há quem duvide dessa região como sendo a sua "terra natal".

Há indícios que seu culto é tão antigo que seria anterior a chegada de Orunmilá, vindo de Odùdùa.

Narra um Itan de Ifá a seguinte história:
"Obaluaiê era oriundo de Empé (Tapá) e havia levado seus guerreiros aos quatro cantos da terra. Uma vez ferido por sua flecha, a pessoa ficava cega, surda ou manca. Ao chegar ao território Mahii, no norte de Daomé, dizimou seus inimigos e colocou-se a massacrar tudo aquilo que lhe aparecia pela frente. Os Mahii, consultaram então um babalawô que lhe ensinou como acalmar Obaluaiyê. Eles fizeram então oferendas com pipocas.
Satisfeito com a atenção dispensada a ele, Obaluaiyê mandou que construissem um palácio onde ele dali em diante moraria. Desde então, nunca mais voltou a Empê.
Os Mahii prosperaram e tudo se acalmou. Apesar da sua escolha por Mahii, em Empê continuou sendo saudado como Kábíyèsí Olútápà Lempé (Rei de Nupê em país Empê)"



Clique aqui para entrar em contato conosco.
Voltar para página anterior
Voltar para página principal


Última atualização em: 16 de setembro de 2000