Adventista!?! Qual é a Tua ?

 

I - Reformar a Reforma ? Precisamos Mesmo ?

Um Pouquinho de Adventismo. Só um pouquinho

No século XVI (1517, conforme o mapa histórico da do estudo do "Católico, São Fieis a Bíblia?" aconteceu o nascimento da Igreja Protestante, o qual são os evangélicos. Isto quer dizer que, naquela época, Lutero, Calvino e muitos outros líderes romperam com a Igreja Católica Romana, entendendo que ela havia abandonado a Bíblia e não poderia mais compartilhar a mesma religião. Assim nasceu, na Europa, e depois no mundo, a Igreja EVANGÉLICA, também chamada de PROTESTANTE, ou a Igreja da REFORMA.

Pois bem, no século XIX (300 anos depois), um movimento surgiu e saiu do meio dos evangélicos dizendo que Jesus voltaria em 1844, (isto não ocorreu - a segunda vinda não aconteceu em 1844 e nem até hoje, Ihh ... canoa furada !!!) porém, mesmo assim, este grupo acabou achando que a reforma protestante não estava indo por um bom caminho. Os evangélicos, segundo este grupo, estavam novamente muito próximos dos católicos romanos. Este pessoal entendia que a igreja evangélica precisava continuar a reforma protestante. Eles, então, incharam o para "reformar a reforma". Alguns estudiosos de religiões acharam que este é o principal motivo do nascimento do ADVENTISMO.

No verão de 1844 já havia, no mínimo, 50 mil adventistas professos no Estados Unidos que, logicamente, ficaram muito desapontados com a não vinda de Cristo no Outono do mesmo ano (alguns dizem que em 1849 só havia 100 adventistas guardando o sábado). Mesmo assim, quase sem líderes, mas com influência super-animanda da jovem ELLEN WHITE (a grande profetiza e líder do Adventismo), eles se reegueram achando a hora do JUÍZO FINAL e eles seriam os últimos fiéis na terra para pregar o "evangelho".

II - Vamos ao que Interessa

Qual a Diferença ?

Nós entendemos que o Adventismo tem diferenças básicas com o Protestantismo Histórico. Podemos pensar em duas mais importantes:

  • A Obediência à Lei

    A lei, os Dez Mandamentos e todas aquelas outras leis passadas a Moisés no deserto foram dadas ao povo de Israel para orientá-los em sua vida como nação e, principalmente. para fazer com que eles estivessem precebendo os seus pecados para poderem buscar perdão em Deus (Rm 7:7 "Que diremos, pois ? É a lei pecado ? De modo nenhum ! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei, porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse; Não cobiçarás."). Quando Jesus veio, Ele cumpriu toda Lei em Sua própria vida. Agora, nós que estamos "em Cristo" (Rm 6:14 "Porque o pecado não terá dominío sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça."), devemos enteder lei como o conjunto das boas orientações divinas para vivermos melhor e não como caminho da salvação. Também devemos entender que a lei foi dada para organizar a vida nacional de Israel.

  • A Santificação

    A simples obediência aos mandamentos não santifica o crente. Veja, por exemplo, o caso do "jovem rico" (Mt 19:16-22) : ele não ficou mais santificado, e nem foi salvo por desobedecer os mandamentos desde pequenininho.Mas para ser salvo (Mt 19:29 "E todos aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs ou pai , ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.") ele precisava era ter Jesus Cristo no coração.

    Neste caso, a obediência aos mandamentos não salvou nem santificou. Os mandamentos são bons para quem já conhece a graça de Jesus. Eles orientam para para uma vida mais legal, mais tranqüila, mais frutífera.

  • Qual é a nossa, protestantes ?

    Nós entendemos que a Lei foi dada para mostrar a importância da Graça. Como um espelho mostra a necessidade da água e sabonete, pente e escova de dentes. O espelho não alinha nosso cabelo ou limpa nossos dentes, apenas aponta os defeitos (e quantos defeitos, hein?). Assim é a Lei.

    Nós entendemos que a Lei deve ser estudada por todos os crentes para se tirar dela o que é importante para nossos dias, como foi feito no "Vamos ao que interessa".

Romanos 6:14 - "Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e, sim, da graça"

Alfa & Ômega

Voltar para estudo