Nas Artes

É muito grande o acervo de material subliminar que temos encontrado no mundo das artes. Muito provavelmente a maioria dos artistas nem sequer sabia o que era subliminar.

Os enxertos que fizeram nos quadros, eram reflexos ou arquivos escondidos na zona de penumbra, Carl Gustav Jung, (Turgóvia, Suiça -1875/1961) considerado herdeiro das teses de Freud, com quem se encontrou em 1907.

Foi Jung também quem introduziu a idéia de que a libido era sinônimo de 'energia vital' e a tese do 'inconsciente coletivo'.

No quadro acima e à direita, percebe-se uma mancha, que na verdade é uma caveira. A caveira somente é perceptível, quando olhamos o quadro de lado. Para você ver a caveira sugerimos que olhe a imagem pela lateral do seu monitor!

(Fonte: Lanners, Edi - O livro de ouro das ilusões-Ed.Tecnoprint (Grupo Ediouro) 1982-pag.104)

No quadro acima e à esquerda (Quadro Mercadores de escravos) , temos dois mercadores e um escravo, porém olhamos a imagem distantemente, percebemos o Rosto de um Idoso.

 

 

 

Neste quadro a imagem que surge é de uma mão estrangulando a criança.

Este quadro que você vê agora é uma verdadeira raridade. Ele faz parte de um total de 28 quadros, que em sua grande maioria, os personagens, geralmente crianças, curiosamente aparecem chorando.

Há muitos anos atrás, o autor destes quadros esteve no programa "Fantástico" confessando que como nunca havia vendido um quadro em sua carreira, havia feito um pacto com as 'forças do mal' para que ficasse famoso.

Arrependido do mal que fizera, pediu no programa que queimassem ou destruissem todos os quadros que encontrassem, pois eles traziam maus presságios, fluídos negativos, enfermidades e outros malefícios para quem os possuisse.

Entendeu porque eu disse que essa imagem era uma raridade? Desde então começamos a checar os fatos, e para nossa surpresa, todos quantos tinham o quadro sofriam algum tipo de influência negativa, e ao seguir o conselho do pintor, a situação voltava ao normal ! Coincidência?

Observe que ao virar o quadro de ponta cabeça, o que era o pescoço do menino, agora é uma mão que esta estrangulando-o! Agora o detalhe que tem chocado a todos quantos participam de nossas palestras, trazendo um profundo mal-estar, é o fato de que a criança esta com a pupila, totalmente dilatada, apesar de haver luz no ambiente. Já estava portanto morta, ao ser retratada!

 

 

Neste quadro a imagem que surge é de um monstro engolindo o menino.


Alfa & Ômega

Voltar para estudo