A verdade sobre a Congregação Cristã do Brasil

Ao analisar o pensamento doutrinário da Congregação Cristã no Brasil, temos a impressão de que um dos seus líderes criaram um Evangelho somente para eles. A maioria de seus adeptos defendem o pensamento errôneo de que a salvação só é possível na sua própria igreja. A Bíblia declara que a salvação é um Dom de Deus para todos. (Ef.2:8,9)

Sobre o estudo da Bíblia - A Congregação Cristã ensina que o Espírito Santo dirige tudo e que não é necessário se preparar, meditar ou examinar nas Escrituras. Sem dúvidas, o Espírito Santo opera poderosamente na vida de sua Igreja, mas isto não significa que devemos desprezar o estudo das Escrituras (1 Tm 4:13)

Sobre o batismo nas águas - Infelizmente, eles não reconhecem o batismo efetuado por ministros de outras denominações, mesmo que seja por imersão em nome da Trindade (Mt. 28:19). Entretanto, não podemos concordar com a maneira pela qual a Congregação Cristã ministra o batismo nas águas às pessoas, sem preparo algum. Reconhecemos que a validade do batismo depende do preparo do batizando (At. 8:36-38)

Sobre o uso do véu para as mulheres -Quanto ao uso do véu, convém salientar que o uso do vestuário no culto, tal como uso do véu, chapéu, roupas e etc., depende de cada cultura, pois os costumes se alteram e as exigências também. Segundoa Bíblia, o cabelo foi dado em lugar do véu (I Co. 11:15), cabe portanto às mulheres crentes se portarem como manda a Palavra de Deus (1 Pe 3:3) Infelizmente tudo o que acontece na Congregação Cristã está relacionado ao sentimento. É sempre necessário sentir para se realizar alguma obra ou até mesmo para orar por alguém. Ao lermos a Bíblia, encontramos a perfeita vontade de Deus sobre este assunto (Fp 2:2,Tg 5:13-16)

A saudação com a paz do Senhor -A Congregação Cristã nos acusa de saudar os irmão com "a paz do Senhor". Para justificar esse conceito, afirmam: "devemos saudar com a paz de Deus, e nunca com a paz do Senhor, pois existem muitos senhores, e um só Deus". Essa acusação se desfaz quando lemos as palavras de Paulo em I Coríntios 8:5-6. Eles não conseguem entender que quando saudamos com a paz do Senhor estamos saudando com a Paz que Jesus nos deixou (Jo 14:27)

O ósculo santo - A Congregação Cristã insiste em adotar costumes como é o caso do ósculo santo (Rm 16:16), pensando com isto estar em posição espiritual superior aos outros. O ósculo era uma maneira comum de saudar no oriente, muito antes do estabelecimento do cristianismo e tem servido como parte da expressão judaica em suas saudações, tanto nas despedidas como também na forma de demonstração geral de afeto (Gn. 29:11,33:4). Também parece Ter sido um sinal de homenagem entre os israelitas (1 Sm.10:1)

O dízimo - Ensinaram os anciãos da Congregação que o dízimo é da lei, e que é maldito e hipócrita aquele que dá e recebe. A Bíblia ensina que o dízimo é do Senhor (Lv. 27:30), porém eles ensinam que o dízimo é para os ladrões. Entretanto, Jesus não condenou a prática do dízimo (Mt:23-33), mas condenou os hipócritas que desprezavam os principais preceitos da lei de Deus (Lc.11:42). O autor da epístola aos Hebreus nos ensina sobre a prática do dízimo na atual dispensação (Hb. 7:8-9).

Extraído da Revista da Escola Bíblica Dominical da Editora Betel

By Diego & Priscila

html">