Ervas

 

INTRODUÇÃO

Apresento aqui algumas ervas. Nenhuma relação explícita com qualquer prática de qualquer religião. Apenas coloquei esse link porque além de ser uma forma de contato direta com as criações de Deus, talvez seja para muitos,uma forma de contato com Ele. Deixo aqui uma pequena advertência: as ervas e plantas de um modo geral, são benévolas. Apenas devemos saber utilizá-las de maneira correta, evitando assim algum problema decorrente de seu uso. Existem ervas abortivas, venenosas, e existem aquelas que usadas em grande quantidade podem causar danos à nossa saúde física ou mental. Aconselho, a cada um que se disponha fazer uso dessas maravilhas, ler uns dois ou três livros que tratem do assunto, falar com conhecidos que entendam a respeito. Repito: o uso inadequado pode ser extremamente prejudicial. Isso posto, divirtam-se!

HORTELÃ

Erva que possui extrema capacidade de reprodução, com imensas raízes que formando uma espécie de teia sob a terra, podem invadir o espaço de outras plantas próximas a ela. Recomendo então, um lugarzinho à parte para seu plantio. Praticamente não existe limite quanto ao seu uso, tanto na parte medicinal quanto na culinária. O mentol, um de seus principais componentes, é considerado um poderoso desinfetante, sendo ideal para defumação de ambientes. O chá de hortelã, adoçado com mel e bem quente, torna-se excelente curativo para febres altas, sendo bom também para amenizar problemas no fígado. É usada também como calmante e auxiliar digestivo, sem contar que combate eficazmente vermes em crianças. Este mesmo chá, também é utilizado morno ou frio, em gargarejos para dores e garganta. Suas folhas amassadas garantem efeito eficaz contra picada de insetos, dores de cabeça e nas juntas, utilizando-as sobre o local atingido. Para dores abdominais, algumas folhinhas num copo de leite possuem resultados excelentes, sem qualquer contra indicação.

PRÓPOLIS

Conhecido como excelente e prático antibiótico natural, combate faringites, amigdalites, estomatites, gripes, rinites, laringites, gengivites, pneumonias e constipações. Em suma, todo e qualquer problema que atinja o aparelho respiratório. Em seu estado natural, é sólido, podendo ser transformado em líquido misturando-o a uma porção de álcool de trigo, em recipiente fechado por no mínimo 3 meses. Usado em forma de pomada (preparada em conjunto com vaselina, alfazema e óleo de germe de trigo) é de grande utilidade no tratamento de verrugas, furúnculos, calos, eczemas, queimaduras e herpes.

ERVA-CIDREIRA

Tem seu uso datado de milênios. É usada como elixir contra picadas de insetos e mordidas de animais. Excelente contra a febre, e delicioso calmante. Ótima para regular a menstruação e curar dores de cabeça mais persistentes.

 

ALECRIM

Usado como tônico cardáico e no combate à dores de cabeça, é também excelente remédio para os rins, para a pressão arterial e auxiliar na digestão. Também muito eficaz em casos de depressão e dores reumáticas.

ARRUDA

Usada como amuleto, a fim de quebrar olho-gordo, mal se imagina o que essa plantinha faz. Indicada em qualquer tipo de reumatismo, problemas cardíacos, histerias e para abrir o apetite. Lembramos que a arruda também é uma erva abortiva, não devendo ser utilizada por gestantes. Usada em grandes quantidades, pode causar dores e problemas no intestino, além de convulsões mentais.

CAMOMILA

Usada para facilitar a digestão e na cura de vermes, é boa também para dores musculares, tensão menstrual, insônia e misturada ao chá de hortelã combate gripes e resfriados. Um banho com folhas de camomila é revitalizante, dando a sensação de estarmos "limpos" até a alma.

MANJERICÃO

Foi muito utilizado para tirar o veneno das picadas de cobras. Sedativo, combate dores de cabeça ocasionadas por nervosismo e gastrite. Gargarejos fazem sumir aftas. Eficiente também para aumentar o leite das mães.

BABOSA

Sua substância viscosa é usada para curar queimaduras sem deixar cicatrizes, além de ser excelente no trato de cabelos enfraquecidos. Restaura a pigmentação da pele, além de ser anestésica e destruidora de bactérias.

LOURO

Usada no combate à bronquite crônica, gripes e problemas digestivos. Seu óleo é muito utilizado na cura de reumatismos.

URTIGA

Vista como erva venenosa(irrita a pele), ela nos oferece inúmeras utilidades. Riquíssima em vitamina C, ferro e magnésio, é diurética e antidiarréica, estacando hemorragias de todos os tipos, principalmente as nasais. Como gargarejo, é excelente contra aftas e infecções bucais em geral.

By Diego & Priscila

 Voltar para estudo