Nas H.Q.

Há muito tempo as histórias em quadrinho fazem parte do nosso dia a dia, e, talvez por esta razão não tenhamos percebido que além de um simples lazer elas são tambem um potente meio de propaganda comercial, educativa, política, ideológica, religiosa, etc.

As histórias, harmonizando texto e imagem, grafismos, cores transportam o leitor desde a mais tenra idade, a um mundo de fantasia. Neste mundo, na maioria das vezes, o aficcionado se desliga da sua realidade e passa a viver a utopia das histórias, como personagem principal, coadjuvante ou apenas como simples 'carona', numa viagem ao mundo primitivo, ao velho oeste, ou até mesmo a uma excursão interplanetária.

As mensagens nas HQ podem ser consideradas subliminares, devido ao fato de que o leitor se 'prende'à emoçao do texto, focando praticamente só os balões onde estao inseridos, enquanto a visão periférica capta as imagens de relance, lançando seu conteudo ao subconsciente.

As histórias em quadrinhos tanto podem educar, como também podem 'ensinar' como fazer um pacto com o diabo!

Veja que interessante! Até as HQs fazem referência às mensagens subliminares na música.

(A revista em questão é a edição nacional de Homem-Aranha 2099 nº16, na estória do Incrível Hulk 2099 de 1992, lançada pela editora Abril em 1995. O argumento da estória é de Gerard Jones e o traço é de Dwayne Turner..)

By Diego & Priscila

 Voltar