elenafilatova.com

OS LIQUIDADORES

O memorial à noite de Chernobyl. Aos mortos e aos não nascidos....Escrito em pedra para os vivos.

Estes carros de bombeiros nunca voltaram às suas garagens e os bombeiros que transportavam nunca voltaram aos seus lares. Eles foram os primeiros a entrar em cena e pensavam que era um incêndio comum. Não faziam a mínima ideia com o que estavam a lidar.

Os "Liquidadores" foram recrutados ou forçados a ajudar na limpeza ou liquidação das consequências do acidente.

Como governo totalitário, a União Soviética forneceu muitos jovens soldados para ajudar na limpeza do acidente de Chernobyl, mas não forneceu a muitos deles o vestuário protector adequado - ou qualquer explicação sobre os perigos envolvidos.

Mais de 650,000 liquidadores ajudaram na limpeza do desastre de Chernobyl no primeiro ano. Este grupo inclui aqueles que construíram o edifício de contenção sobre o reactor destruído No. 4 chamado o SARCÓFAGO

Imagem: Liquidadores a caminho de Chernobyl.

Soldados no tecto da Unidade # 3 apanham mortíferos pedaços de grafite radioactiva provenientes da explosão e atiram-nos para dentro do caldeirão do núcleo demolido do reactor.

Primeiro, tentaram usar robots, mas estes ou foram avariados pela alta radiação ou ficaram presos nos destroços, então mandaram milhares de soldados- biorobots.

O trabalho no tecto foi o mais curto de todos, e durou apenas dois minutos. A muitos soldados foi oferecida a escolha sobre como completar o tempo requerido até à sua saída do Exército. Uma opção eram dois anos sob uma infernal chuva de balas, rockets e bombas no Afeganistão, e a outra durava dois minutos sob uma trânquila, silênciosa e invísivel chuva de raios gamma no tecto da Unidade # 3.

Ruínas do Reactor # 4

próxima página