Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

O Nascimento da Indústria


Diversificação da Produção Doméstica

O crescimento da renda nacional, provocado pelas exportações de café, estimulou a produção e o comércio de produtos manufaturados, a produção artesanal e fabril e o desenvolvimento do setor de serviços. Foram fundados bancos, companhias de navegação a vapor, empresas de seguros, de colonização e de transporte urbano e armazenagem.

Os fazendeiros do Oeste Paulista construíram um sistema de ligação entre a região e os portos de exportação, investindo muito capital em estradas de ferro.

As Primeiras Fábricas

Fábricas artesanais surgiram a partir da iniciativa dos colonos das fazendas de café, que se tranformavam em industriais.

Nessa época, instalaram-se vários tipos de fábrica, como a de mineração de ferro, cal, mármore, xisto betuminoso e a de produção de fósforo, sabão, velas, laticínios e bebidas.

Em 1886, a indústria mais importante era a têxtil. As importações de tecidos diminuíram, apesar do crescimento da população provocado pelas entradas de imigrantes. O aumento do consumo urbano favoreceu o crescimento da indústria têxtil nacional.

Café e Indústria Nascente

A empresa do café criou mercado doméstico para a indústria nascente, mas as importações em geral não foram reduzidas.

Os pequenos industriais pediram ao governo o protecionismo alfandegário, argumentando que as importações prejudicavam a indústria local que estava nascendo.

Os Primeiros Industriais

Como os importadores encontravam-se em posição estratégica no comércio externo (com acesso a créditos e conhecimento do mercado internacional e dos canais de distribuição de produtos), muitos deles transformaram suas agências de venda em fábricas, passando a investir na manufatura nacional.

Além dos importadores, os cafeicultores também investiram seus lucros na indústria para diversificar o risco do negócio do café.

Desta forma, a indústria nasceu em São Paulo no final do século dezenove, apesar das elevadas importações.

Café e República

Com a Proclamação da República em 1889, os recém-nascidos estados da federação passaram a ter mais autonomia do que as antigas províncias e os cafeicultores aumentaram sua influência na política econômica, que passou explicitamente a proteger os lucros da empresa do café das oscilações de preço do mercado internacional.


© copyright 2000-2 Patricia Bonini & Sergio Da Silva. All rights reserved.

Exercícios