Isaías 55.1-13
1 Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura.
3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi.
4 Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos.
5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu a ti correrá, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.
6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.
8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
10 Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come,
11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
12 Pois com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão palmas.
13 Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.
Homilia
Traz linguagem figurada (veja v 12 "montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão palmas"); tendes sede: a sede espiritual (veja v.3, v.6, v1: sem dinheiro e sem preço).
V1. É um convite muito querido e claro para encontrar a saciedade espiritual
V2. gordura: a melhor parte de um alimento; deieitai-vos: sentir prazer; Deus nos quer dar satisfação e prazer naquilo que fazemos, e o caminho para isto ele aponta no v 3
V3 A aliança com Deus é esta bebida e este alimento sem preço, mas precisa uma atitude, um deslocamento: "vinde".
Observe os verbos (vv. 1 a 3): vinde, vinde, comprai, comei, vinde, comprai, (gastais), ouvi-me, inclinai vossos ouvidos, vinde, ouvi, a vossa alma viverá, farei um pacto, dando-vos >> em 3 vv. 14 verbos apontam o convite para a satisfação em Deus, são promessas de Deus, ele oferece de graça o alimento espiritual, o pacto com ele.
V. 6 usa 2 verbos para mostrar o lado humano: buscai o Senhor, invocai-o: nós precisamos fazer tão pouco, em comparação com a oferta de Deus, mas deste pouco não temos como escapar. É um convite (com que veemência!) que não admite a passividade como resposta.
V.7 O que acontece depois da conversão: o processo de perdão: abandonar o caminho ímpio e os maus pensamentos e receber o perdão generoso de Deus
V. 8 Pede para entregarmos nossos pensamentos e caminhos a Deus, pois ele tem coisa melhor para nós, acima de nossa compreensão, tanto como o céu é distante da terra.
V.10 e 11 Apontam para o poder da Palavra de Deus: ela tem seu objetivo, seu rumo (como a água da chuva tem seu objetivo e rumo), e tem sua ação e seu resultado.
V.12 Os resultados da Palavra de Deus: alegria, paz, ser guiados. "Os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão palmas" >> toda a natureza tem uma vida diferente, o crente tem novos olhos para ver o mundo que o cerca. A alegria em Cristo é tanta que faz parecer que a própria natureza está louvando a Deus.
Peq. Encicl. Bib.: Faia: árvore grande de tronco reto e liso, de madeira branca, forte e flexível; Murta: planta de folhagem sempre verde, de flores de perfume muito agradável, com fruto comestível.
v 13 A vida do incrédulo é como um espinheiro (sem proveito e machuca os outros), mas a do crente é proveitosa (madeira, frutos e perfume). E este é o sinal que Deus colocou no mundo, que nunca muda: os frutos na vida do cristão.
Versículos de apoio:
Vinde a mim... Mateus 11.28ss
Tendes sede... João 4.13-15; 6.35, 37
Autor:
P. Rolf Joaquim Dietz / Tamareiras 1158 / J. Botânico / 78550-000 / Sinop MT
Se esta mensagem lhe foi útil, envie seu comentário a
rjdietz@zaz.com.br. Grato.Esta mensagem também pode ser encontrada no endereço:
https://www.angelfire.com/Md/MidiEvangBr
Visite também
https://www.angelfire.com/md/MidiEvangBr/
http://www.snp.zaz.com.br/users/rjdietz/
https://www.angelfire.com/mt/sinodo