Mateus 5.13-20 Coerência
Vós sois o sal da terra: é uma afirmação até óbvia: cada um de nós é mestre dos outros. Todos os dias somos vistos no que fazemos, e possivelmente alguém aprende de nós alguma atitude, alguma reação, mesmo sem percebermos.
Cada pessoa ilumina o mundo de alguma forma, seja para o vbem, ou para o mal.
Assim entendemos porque Jesus entra no assunto mandamentos depois de ter fala do de "sal e luz". Nossa obediência (ou não) aos ensinos de Jesus é algo que não se pode esconder.
E nosso comportamento ensina! Por isso Jesus diz o v 19 e o v 14.
Carnaval
Nesta época de carnaval vamos refletir sobre o sentido dele.
O mundo quer festejar bastante prara aguenta o período da quaresma.
Será que isto faz sentido: festejar e cometer excessos para depois se arrepender, dar uma de "santo"? Isto é algo sem sentido. A quaresma perde o sentido se for assim.
O que é ensinado através do carnaval? Erotismo, alcoolismo, irresponsabilidade.
Há pessoas que dizem que a época do carnaval é um tempo de liberdade que não existe durante o ano. Aqui se conhecem as pessoas, seus desejos mais escondidos.
O mundo fala em liberdade. Qual o tipo de liberdade queremos? Para PECAR ou para SALGAR?
Enquanto no mundo reina o desrespeito, imoralidade, somos chamdos a viver a liberdade no sentido cristão, explicada por Lutero "O cristão é um senhor livre sobre todas as coisas pela fé, e submisso a tudo, pelo amor".
Ler v.20
Quando uma pessoa segue os ensinamentos bíblicos somente por obrigação, os outros acabam percebendo a hipocrisia. Deus não se agrada de uma obediência apenas exterior. Uma pessoa assim não tem força em seu teestemunho, acaba afastando os outros de si. Isto já se percebia no tempo de Jesus, pois as pessoas diziam sobre Jesus "ele não é como os escribas, mas tem autoridade".
As pessoas ao nosso redor percebem se a nossa fé tem convicção. Não basta uma mudança exterior. Uma mudança no coração, o arrependimento verdadeiro e amor profundo a Deus é a base para a fé "RADIANTE", que ilumina e salga o mundo!