Culto para dia 21/02/1999 - 1o. dom da quaresma
P. Rolf Joaquim Dietz
Hino ...
(O dirigente faz o gesto para a comunidade levantar)
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Senha
Saudamos a todos os membros e aos visitantes. Pedimos que os visitantes se levantem e digam seu nome e de onde são.
(O dirigente se dirige ao altar e fica em direção a este)
(oração). Amém.
Confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico. Creio em Deus pai...
(O dirigente faz o gesto para a comunidade sentar)
Hino/s ........., ........., .........,
Enquanto se canta um hino (número .....), é recolhida a oferta, destinada para o Conselho Nacional da OASE)
(O dirigente faz o gesto para a comunidade levantar)
Leitura bíblica, Joel 2.12-19 (alguém convidado de antemão faz a leitura, convidar todos os participantes que trouxeram Bíblia a abrirem também)
Palavra do Senhor.
Leitura bíblica (prédica)............... (alguém convidado de antemão faz a leitura, convidar todos os participantes que trouxeram Bíblia a abrirem também)
(O dirigente faz o gesto para a comunidade sentar)
Mensagem bíblica. Ler 1 Coríntios 2.1-5
Uma história do país da Índia conta que um comerciante muito rico era pai de dois filhos. Um deles devia ser o gerente dos seus negócios. O mais sábio entre os dois devia receber esse cargo de muita responsabilidade. Mas como descobrir isso? O pai resolveu colocá-los em prova.
Deveriam passar por um teste. Disse aos seus filhos:
"A cada um de vocês dou cinco moedas de prata. Quem consegue com o mínimo gasto encher esta sala do assoalho até o teto, este é o mais sábio e a ele darei a direção das minhas fábricas."
Os filhos agradeceram e cada um foi para pensar como podia mostrar ao pai que ele era mais sábio do que o outro.
O filho mais velho passou por uma fazenda e viu que os empregados estavam fabricando açúcar. A cana foi prensada e o bagaço jogado ao lado. Já havia uma enorme quantidade disso no terreiro. O filho comprou pelas moedas todos estes restos da cana de açúcar e mandou encher o quarto.
Agora o quarto do assoalho até ao teto estava cheio de bagaço.
Disse o filho mais velho ao pai: "Não enchi o quarto conforme disseste, com o dinheiro que me deste?"
Alguns, que estavam juntos, disseram: "Sim, o quarto está cheio. Porque esperar até que o filho mais moço chegue? Tão barato ninguém pode realizar a ordem do pai.
Porém outros disseram: Paciência, vamos esperar o outro filho".
Enquanto isso o dia declinou e começou ficar escuro. Veio o filho mais moço. Deixou retirar todo bagaço do quarto. Quando este estava vazio, ele entrou, acendeu uma vela e coloco-a no meio do quarto. A luz da vela agora iluminava todo o recinto até o último canto.
O pai disse; "Este filho é o mais sábio. O seu irmão mais velho gastou cinco moedas de prata para encher o quarto com coisas sem valor. O mais moço só gastou 50 centavos e encheu o quarto até o último canto com luz. É a ele entrego a direção dos meus bens.
Não é assim que nós procedemos como o filho mais velho? Usamos nossa vida para enche-la com coisas sem valor eterno? Vivemos para a nossa felicidade, para o nosso bem estar, para os nossos bens materiais e os nossos prazeres. Mas com isso perdemos a nossa herança eterna. Muito mais rico é aquele que anuncia o evangelho onde há oportunidade. Jesus Cristo é a luz do mundo e nós devemos levar a luz do Evangelho a todos os cantos escuros de um coração humano. Jesus Cristo disse:
"... a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz e não chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus." (João 3,19-21).
Amém.
Hino/s: ......, .......
Avisos:- Dia Mundial de Oração, dia 05/03 às 19h30min
- Próximo culto será dia 14/03, às 19h30min
-
-
-
(O dirigente faz o gesto para a comunidade levantar)
(O dirigente se dirige ao altar e fica em direção a este)
(Oração e Pai nosso)
Amém.
Bênção (virado para a comunidade): "A Graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós."
(Hino ..., se ainda houver tempo)
Mensagem Mt 6.1-6
BJ
v.1 dar esmola: as principais obras de justificação eram consideradas a esmola (v.2-4), a oração (v.5-6) e o jejum (v.16-18)
"trombetear"
hipócritas: falsos devotos apresentando uma piedade afetada e ruidosa.
Hipócrites traduz o hebr hanef: homem de piedade fingida, ímpuo, mau, pervertido.
PEB
Hipocrisia: falxidade, fingimento / doutrina dos fariseus (Lc 12.1) / O amor seja sem h Rm 12.9.
Hipócrita: aquele que finge qualidades ou sentimentos bons, que na realidade não tem. Mt 7.5: Tira primeiro...; Lc 12.56: Sabeis interpretar...
· Autor
P. Rolf Joaquim Dietz
Rua Tamareiras 1158 / C.P. 47
CEP 78550-000 / Sinop MT
f. 065-531-2041
· Visite minhas páginas na rede: