Pequenos exemplos e frases afirmativas
Extraídos em resumo do livro "200 Ilustrações", de C. H. Spurgeon.
1. Mentira se combate com silêncio.
2. A melhor água benta: lágrimas de arrependimento.
3. Quando o cavalo estava quase aprendendo a só comer uma palha por dia, morreu, assim na vida espiritual, precisamos nos alimentar.
4. Há cristãos que são como porcelana fina: "bons demais" para serem usados em coisas comuns, fazem lindas pregações, mas não tentam ganhar ninguém para Cristo.
5. Amor ao pecado: às vezes somos como o rato que teve seu rabo preso numa ratoeira, e continuou comendo o queijo: sabemos do mal do pecado, mas queremos saborear sua aparente delícia.
6. Cristo pode ser comparado com a arca de Noé: a salvação que oferece é para todos (não há "animal" que seja rejeitado).
7. Os homens que mais honram a Deus são os mais visados por satanás, assim como o pássaro procura a fruta mais madura, assim como os homens têm procurado em todos os tempos se apossar das terras mais férteis e não de campos áridos.
8. "Se você precisa de alguém para fazer alguma coisa, procure um homem que já esteja bem ocupado."
9. Não podemos criticar quem trabalha diligentemente, mas como seria se as pessoas trabalhassem tanto para Deus como fazem para Mamom.
10. Quando queremos agradar alguém damos um presente. Para agradar a Deus, o único presente é dar nosso coração, pois coisas materiais (igrejas, dinheiro, etc), foi ele que criou.
11. O endurecimento de uma consciência é como o congelamento de um rio num país frio: inicialmente é uma fina camada até que por fim se torna um bloco sólido de gelo, suportando até mesmo um carro. Assim a consciência cauterizada pode suportar grandes pecados.
12. Assim como um caleidoscópio sempre revela uma imagem diferente, também a ação do Espírito Santo nas vidas é diferente, porém o propósito é o mesmo.
13. Transformar a vida humana não é como trocar uma telha ou fazer alguns remendos e pintar, numa casa, porém toda a estrutura está podre e cupimzada.
14. Há pessoas que estando na igreja são como crisálidas cujo inseto não está dentro dela, para encontrar o inseto, procuremos em seu trabalho no dia seguinte.
15. "Um caso curioso de conversão. Havia um sujeito abominável que pertencia a um clube de ateus. Uma noite foi escutar um sermão de Jorge Whittefield e, na próxima reunião do clube, pediu a palavra e começou a repetir ao pé da letra o que tinha escutado, com o fim de caçoar da religião. Enquanto falava, imitando o tom de voz e os gestos de Whitefield, empalideceu, parou, sentou-se e logo confessou a seus amigos que, enquanto "pregava", o sermão atingiu seu coração e foi convertido. O clube se dissolveu. ... Prefiro que você leia a Bíblia, nem que seja para zombar dela, a que não a leia. Prefiro que venha ouvir a Palavra de Deus, odiando-a, do que não venha."
16. Dizer que Deus existe não basta, é como dizer que existe um banco, mas você ser pobre.
17. A vida do ímpio é terrível: além de sua vida ser um inferno, quando morre passa a mais outro!
18. Os pequenos barcos ficam na costa. Se Deus fez de você um grande barco, cheio de preciosas mercadorias, saiba que terá que enfrentar as grandes ondas e tempestades.
19. Às vezes nós pregadores somos como aquele músico tocando diante do mercado, achando que estava cativando a platéia. Quando o mercado abriu, todos se foram.
20. Um irlandês foi julgado por homicídio. Apresentara-se meia dúzia de testemunhas, jurando que o viram cometer o crime. O acusado disse: "eu posso trazer aqui setenta pessoas que não me viram cometer o crime." É claro que isto não seria uma prova! Assim, não poderemos saber sobre o poder da oração sem experimentarmos.
21. Não é na hora que o navio bate na rocha que o comerciante se preocupa com as mercadorias, mas antes de sair o navio. Não espere o dia final para cuidar de sua vida espiritual.
22. O Evangelho não é uma obra clássica, nem matemática, nem metafísica, não está limitado aos eruditos e gênios, é para o homem pobre e o camponês, e é este tipo de evangelho que precisamos para viver e morrer.
23. Perguntaram a um viajante se admirava certos edifícios. Ele respondeu que não, pois já estivera em Roma, onde vira edifícios melhores. Assim o crente reage diante das tentações do mundo, pois já viu o céu.
24. Um bom escultor quando olha para um bloco de mármore, enxerga dentro dele uma linda estátua, sendo seu dever tirar o que é supérfluo para que apareça a criação do seu gênio.
25. Quem não se preocupa com a eternidade é como aquele que se hospedou num hotel e comeu no restaurante muitos dias, quando quis ir embora, lhe apresentaram a conta e ele disse que não havia pensado nisso.
26. Suportar a morte na fogueira é um sofrimento de poucos minutos, viver toda uma vida de fé é um fogo lento.
27. O apetite da Palavra de Deus aumenta naqueles que se alimentam dela. Porque você lê tanto a Bíblia? Porque não tenho tempo de ler mais.
28. Quando as riquezas estão a nossos pés, a controlamos, mas quando chegam à altura do coração, já estás quase afogado.
29. A língua não é de aço mas corta, e suas feridas demoram a sarar.
30. Têm pessoas que acham que a culpa por sua casa estar suja é do sol que ilumina revelando a sujeira.
31. Maus livros são ladrões: roubam dinheiro, tempo e atenção, que deveriam ser dados aos bons livros.
32. Querer se limpar do pecado é como lavar um chão de terra: quanto mais lavar, mais sujo ficará: é preciso uma mudança de natureza, um novo nascimento.
33. A morte de algumas crianças é uma verdadeira obra missionária: somente assim seus pais chegam a Deus.
34. Quando um peixe pula fora d’água para pegar um inseto, podemos pensar que ele não voltará à água, mas ele já retorna ao seu lar, doce lar. Assim são algumas conversões repentinas: somente para obter alguma vantagem, e já retorna à velha vida.
35. Cultivemos o espírito de oração mais que o hábito de oração. Devemos começar a ora antes de nos ajoelharmos e não para quando nos levantarmos.
36. Um chefe indígena de uma tribo norte-americana levanta todas as manhãs, saúda o sol, e lhe aponta o caminho a seguir. Assim são aqueles que querem dirigir a ação de Deus!
37. Quem não está acostumado com as montanhas dos Alpes, parecem-lhe pequenas numa avaliação. Parece-se poder escalá-las em meia hora. Mas depois de horas de caminhada, ainda nem se começou a subir. Quanto mais nos familiarizamos com as verdades eternas, mais vemos o quanto estamos longe de as praticar.
38. Na história dos mártires se conta de um crente holandês que fugia de seus perseguidores. Tinha atravessado um rio coberto de gelo, quando olhou para trás e viu seu perseguidor, mais pesado, afundando e perecendo. Ele voltou e o ajudou, salvando sua vida. O perseguidor, porém, ao invés de mostrar-se grato, agarrou-o e o entregou para ser preso e morto. Não é revoltante? Pois é assim que muitas vezes tratamos a Deus: ele nos salvou da morte, e o prendemos para nos "servir".
39. "Segundo um escritor antigo, a nenhum frade capuchinho lhe é permitido tocar ou receber prata. Este metal lhes é anátema. Mas o capuchinho costuma ir acompanhado de um rapazinho que recebe e carrega toda a prata que lhe desejam dar... Aqueles que pecam através de outros receberão o castigo em sua própria pessoa."
40. Quando se adia a conversão é como um barco onde o capitão viu que este estava a perigo de afundar. Por sorte se aproximou outro barco, oferecendo ajuda. Porém este recebeu a resposta de que esperasse até a manhã seguinte para que se visse se a ajuda realmente era necessária. Quando escureceu o barco foi a pique, e o outro se afastou (naquela época não havia rádio).
41. A preguiça não tem lugar na vida do cristão, pois seu mestre está sempre atarefado, assim também o discípulo.
42. Um pintor iniciante tenta copiar os grandes artistas, não que pense conseguir copiá-los, mas para usar modelos perfeitos. O cristão tem como modelo a Cristo, não que pense conseguir alcançá-lo, mas para ter o modelo perfeito.
43. As lulas produzem um líquido preto para se esconder. Devemos fugir daqueles que escurecem o ambiente para se esconder.
44. A pergunta "como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação?" não pode ser respondida por ninguém.
45. Os príncipes devem porta-se como tais. Porque alguns cristãos participam de diversões duvidosas?
46. Algumas pessoas se escoram: se falta seu pregador favorito (ou esposa, etc), caem no chão.
47. Se você me diz que pertence a Cristo, como verificar? Pergunto a seu cônjuge, seus filhos/pais, seu patrão/empregado.
48. A repreensão não deve ser um balde de água fria para congelar o irmão, nem água fervente para queimá-lo.
49. Como descrever a hipocrisia? É como uma fruta de mármore: parece natural, mas quebra os dentes de quem tenta comê-la.
50. O papel-moeda que é emitido sem lastro de ouro, causa inflação e pânico. A igreja anda emitindo muito papel sem lastro.
51. Ouve-se falar dos "santos dos últimos dias", mas é preferível pensar em ser um "santo de todo dia".
52. Se não queres glorificar a Deus no lugar em que está, não o farás em outro. Deus já te colocou no melhor lugar.
53. Enquanto Roma queimava, Nero tocava música. Assim são alguns pregadores que, enquanto as almas se perdem, ficam falando coisas secundárias.
54. Todos os caminhos levam a Roma. Assim todos os textos bíblicos devem levar a Cristo.
55. Quase salvo é totalmente perdido. E é assim porque o que é quase filho, é um bastardo; quase doce é amargo; quase quente é morno... O que quase crê, não crê, mas duvida. Pode a porta quase fechada impedir que o ladrão entre? O soldado que quase combate é um covarde. O empregado que quase trabalha é um preguiçoso. Você quase crê? Se crê, será salvo. Se quase crê, quase se salvará.
56. A devoção o convento é como a glória de um soldado que evita a batalha.
57. Um caminho que conduz a um banquete é bom, mesmo que seja por ruas lamacentas... É o fim que determina como o caminho deve ser considerado.
58. Um rei muito sábio e vitorioso foi perguntado pelo segredo de seu sucesso. Respondeu que antes de qualquer batalha ou decisão olhava para um medalhão com a imagem de seu pai, um grande rei. Assim o cristão deve levar a Palavra de Deus no coração.
59. Um dia perguntaram a um ancião se esperava ir ao céu. Ele respondeu "eu já vivo no céu."
Resumo elaborado pelo P. Rolf Joaquim Dietz