O SANTO BATISMO
Se o Santo Batismo for realizado durante o culto dominical, deverão ser omitidas as partes entre parêntesis.
Hino (p. ex. n.° 134)
(Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.)
Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom; porque a Sua misericórdia dura para sempre.
Alocução
(Obs.: No trecho a seguir, tem-se em mente um batizando (masc. sing.); tratando-se de uma batizanda ou de mais de um batizando, a alocução deve ser adaptada às respectivas formas gramaticais, corretas no caso).
Prezados pais e padrinhos!
Aqui chegastes para que vosso filho e afilhado seja batizado conforme a ordem de nosso Senhor Jesus Cristo e assim se torne filho de Deus e herdeiro de seu Reino.
Damos graças ao Pai, criador e preservador da vida, por ter confiado a vós este filho como sinal e penhor de seu amor e sua bondade paternal.
A Palavra de Deus nos ensina que todos nós estamos sujeitos ao poder do pecado e da morte e que não podemos redimir ou libertar-nos por nossos próprios esforços, nem subsistir perante Deus por nossa própria justiça e merecimentos. Seríamos perdidos para sempre e nossa vida seria sem verdadeira alegria e esperança se Deus, o Pai de toda a misericórdia, não se tivesse comiserado de nós, enviando-nos o Salvador Jesus para nos salvar de perdição e morte eternas.
Para que pudéssemos participar da redenção, o fruto de sua morte e ressurreição em favor de nós, nosso Senhor instituiu o Santo Batismo, oferecendo remissão de pecados, vida e salvação a todos que com fé aceitam o dom e a graça batismais. Por esse ato, vosso filho e afilhado é incorporado na Igreja de Jesus Cristo e feito membro da comunidade, que é Seu corpo. A obra que Deus por seu Espírito Santo iniciou nesta criança, ele a quer continuar e levar a bom termo. Para que se realize isso, também na vida deste vosso filho e afilhado, é mister que ele chegue a reconhecer, a aceitar e confirmar seu Batismo em sua vida futura.
Por isso exortamos e pedimos a vós, pais e padrinhos, pelo amor de Cristo: Sede cônscios de vossa responsabilidade que hoje assumis para com este batizando. Acompanhai-o por vossas orações, testemunhai-lhe o seu Batismo e tende cuidado para que seja também instruído na fé evangélica e educado segundo a vontade de Deus. Auxiliai-o por vosso bom exemplo a caminhar nas veredas de Deus e a permanecer na comunhão com Jesus Cristo, para que se torne cristão consciente e membro vivo de sua comunidade, testemunha e servo fiel de seu Senhor no mundo.
Deus queira dar-vos o Espírito de sabedoria, de paciência e de amor para o desempenho responsável deste serviço sagrado e o cumprimento fiel do cargo de pais e padrinhos cristãos.
(Ou, em lugar de uma exortação:)
Meus caros irmãos em Cristo:
É-nos apresentada aqui esta criança com o desejo que seja recomendada à oração da Igreja e batizada conforme a ordem de nosso Senhor Jesus Cristo. (Para sabermos por que razão da Sagrada Escritura realizamos o batismo, colocando a criança, pela oração, na presença de Deus, e pedindo para ela a graça e o dom do batismo, ouvi as palavras de Cristo, da instituição do batismo:) Toda a autoridade Me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Ouvi também a promissão que o Senhor faz em relação ao batismo:
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Queremos, portanto, em nome de Jesus Cristo, aceitar esta criança e reconhecer que aqui estamos como Igreja de Cristo e que por nossa oração devemos lutar contra o mal, o pecado e a morte. E, por precisarmos para este fim de uma forte e grande fé - Deus nos queira aumentar a fé e dar em nossos corações o espírito de oração para sermos eficazes em auxiliar esta criança por nossa intercessão.
(No Evangelho segundo Marcos, no décimo capítulo, está escrito: Trouxeram-lhe algumas crianças para que as abençoasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-Se e disse-lhes: Deixai vir a Mim os pequeninos, não os embaraceis; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.
Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.
Para obtermos tal bênção também para esta criança, oremos:)
Deus, nosso Pai celeste, que estás perto de todos que Te invocam sinceramente, imploramos-Te queiras dar-nos a Tua graça e o Teu auxílio que estejas entre nós com o Teu Espírito e abençoes o que fazemos. Queiras guardar em Tuas mãos esta criança e conceder-lhe o Teu eterno amor. Senhor, somos Teus, ajuda-nos a permanecer Teus filhos para sempre.
(Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; porque Teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Confessemos a nossa fé:
Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, Seu Filho Unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.)
Pergunto-vos, pais e padrinhos, em nome de Deus:
Quereis que esta criança seja batizada em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; e prometeis fazer tudo para que seja também educada e instruída nessa fé da Igreja cristã? Então quereis responder: sim.
N. N., eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus seja contigo e te acompanhe em todos os teus caminhos.
Oremos: Deus, nosso Pai! A Ti entregamos esta criança(s), cremos que Tu a tens aceito no número de Teus filhos e chamado para a vida eterna. Rogamos, queiras protegê-la em corpo e alma, para que ninguém a possa tirar das Tuas mãos. E concede àqueles que a devem educar, principalmente aos pais e padrinhos, sabedoria, amor e paciência, para que a sua educação seja abençoada e conduza para o Teu reino
Faze crescer em nós todos a fé e dá-nos a conhecer e compreender cada vez melhor o consolo e a alegria que consistem em sermos batizados na morte e na ressurreição de Teu Filho, nosso único Senhor. Amém.
(Após o ato do Batismo, tendo a(s) mãe(s) com a(s) criança(s) se aproximado do altar, o pastor, lhe(s) dirige as seguintes palavras.)
BÊNÇÃO À MÃE
Cara(s) irmã(s) em Cristo! O Senhor nosso Deus te (vos) assistiu na hora do perigo e te (vos) abençoou, dando-te (vos) esta(s) criança(s), a(s) qual (quais) agora, pelo Santo Batismo, adotou como Seu(s) filho(s), para que se torne(m) herdeiro(s) do Seu Reino. Por isso Lhe damos graças e louvor pela Sua misericórdia imerecida e confessamos contigo (convosco):
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de Seus benefícios.
Novamente pomos a nossa confiança no Senhor e Deus de toda a graça, suplicando que te (vos) guarde a ti (vós) e a tua(vossas) criança(s) contra toda a desgraça e todo o mal em corpo e alma e te (vos) conceda a força de Seu Santo Espírito, para que possas (possais) educar o teu (os vossos) filho(s) na fé e no temor de Deus, a fim de que se torne(m) um homem de Deus (homens de Deus), apto(s) e pronto(s) para toda boa obra. Paz seja contigo (convosco).
(Impondo as mãos:) A bênção de Deus, o Todo-poderoso, do Pai e do Filho e do Espírito Santo, venha sobre ti (vós) e permaneça contigo (convosco) agora e para sempre. Amém.
Hino (134, 4-5)
CONFIRMAÇÃO
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus Cristo diz: Não fostes vós que Me escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça.
ou: Não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
ou: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Oremos: Senhor, nosso Deus, que preenches céu e terra com Tua presença e estás perto de todos que Te invocam sinceramente, assiste-nos nesta hora com Teu Santo Espírito e dispõe os nossos corações para Te adorar e Te servir. Concede a Tua graça a estes jovens que conosco buscam a Tua face. Ajuda-lhes que com toda a sinceridade professem a sua fé em Ti, e opera neles tanto o querer como o realizar, conforme o Teu agrado. Lembra-nos todos do dia em que também nós prometemos viver segundo a Tua vontade, e ajuda-nos para que hoje novamente nos entreguemos a Ti com inteira confiança. Tu podes fazer infinitamente mais do que pedimos e entendemos. Tua seja toda a glória na comunidade de Jesus Cristo, agora e para sempre. Amém.
Leitura bíblica: Salmo 100, Salmo 103, Mat. 10, 26-33; Lc. 14, 16-24; João 6, 60-69; Rom. 10. 9-17; 1 Tim. 6, 12-16.
Alocução...
Confissão de fé: Queridos confirmandos: Confessai agora, vós mesmos, a fé da Igreja cristã na qual acabais de ser instruídos, como outrora os vossos pais e padrinhos a confessaram em vosso lugar:
Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu Filho Unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.
Queridos confirmandos! Por meio deste Credo Apostólico a nossa comunidade se liga ao Trino Deus. É vosso desejo e vontade ser membros desta comunidade que confessa esta fé, que vos mandou instruir nesta fé e que também no futuro vos quer testemunhar a salvação em Jesus Cristo? Então respondei: Sim com o auxílio de Deus.
ou: Queridos confirmandos: Pelo santo Batismo fostes aceitos por Deus como Seus filhos. Em obediência ao compromisso, assumido por vossos pais e padrinhos, recebestes instrução no Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, nos ensinamentos de seus apóstolos e na doutrina de fé da nossa Igreja.
Agora, em nome do Altíssimo, perante esta comunidade, vos pergunto, ordenado pela Igreja, e a vossa resposta será dada perante Deus, o Senhor da Igreja: Confessais, de todo o coração, a fé da Igreja evangélica, baseada na Sagrada Escritura? então respondei: Sim, com o auxílio de Deus.
Quereis, em todos os tempos, perante Deus e os homens, viver em conformidade com esta fé? então respondei: Sim, com o auxílio de Deus.
Prometeis permanecer fiéis à vossa Igreja e, de bom grado, submeter-vos à ordem de sua vida? então respondei: Sim, como auxílio de Deus.
Ajude-vos Deus, o Pai onipotente, por Jesus Cristo, com o seu Santo Espírito. Ele vos dê ao querer o realizar, para que possais permanecer e crescer em tudo que prometeis.
Queira agora cada um de vós chegar aqui e dar-me a mão direita, confirmando assim o que acabais de prometer e para receber a bênção de Deus.
N. N. ... (a palavra de recordação)
A bênção de Deus, do Pai e do Filho e do Espírito Santo venha sobre vós e permaneça convosco agora e para sempre. Amém.
ou: Deus, o Pai celeste, renove e aumente em vós o dom do Espírito Santo. Ele vos guarde e preserve de todo o mal, Ele vos fortaleça e ajude para todo o bem, por Jesus Cristo. Amém.
Jovens irmãos em Cristo Com este ato de vossa confirmação vos é permitido comungar conosco na Santa Ceia do Senhor e servir de padrinhos (madrinhas) e testemunhas cristãs. Sois herdeiros da graça que nos é dada em Jesus Cristo. Alegrai-vos, pois, em gratidão e humildade. Permanecei em Cristo para produzirdes muito fruto, a fim de que o Pai por vós seja honrado em Seu Filho.
A ti, comunidade, confiamos estes teus filhos. São unidos conosco por um Senhor, por um batismo, por uma fé. lembrai-vos da palavra de Cristo: Quem aceitar uma tal criança, em Meu nome, aceita-me a mim. Reconhecei, pois, toda a vossa responsabilidade. Ajudai-lhes para que cresçam em Cristo, que é o Senhor de todos nós, para que permaneçam na fé e para que obtenham a coroa da vida, a eterna salvação.
Oremos: Cristo, Senhor e Salvador, que vives e reinas eternamente. Santifica, por Tua graça, o coração e a vida de nossos filhos, os quais hoje Te declaram a sua fé e fidelidade. Fortalece-os com o Teu poder, para que sejam em verdade os Teus discípulos para que um dia obtenham a coroa da justiça que prometeste a todos que Te amam. O Teu Espírito e a Tua paz sejam conosco e com estes nossos filhos para todo o sempre. Amém.
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
o Senhor sobre ti levante o Seu rosto, e te dê a paz. Amém.
ADMISSÃO DE CRISTÃOS ADULTOS NA IGREJA EVANGÉLICA
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Leitura de um dos trechos: João 10, 27-30; 15, 5-6; Rom. 3, 21-28;10, 10-13; 2 Cor. 4, 5-10; Col. 1, 10-14; 1 Tim. 2, 5-6.
Caro irmão (irmã). Guiado por Deus, e através da instrução na palavra de Deus, chegaste à convicção da verdade da confissão evangélica e desejas ser admitido na comunhão de nossa Igreja evangélica. Queres, agora, fazer a profissão de tua fé. Para isso vamos invocar o Senhor, que Ele nos preste o Seu auxílio, e assim oremos:
Pai celeste. Glorificamos-Te por teres congregado para Ti uma Igreja em que o Evangelho se prega puramente e onde os sacramentos se administram com retidão. Nós Te pedimos Concede ao nosso irmão (irmã) alegria de confessar a sua fé, e aceita com clemência a sua profissão. Amém.
Breve alocução
Perante o Deus onisciente e na presença destas testemunhas eu te pergunto:
Primeiro Confessas, de coração, a Sagrada Escritura como única fonte e diretriz da fé e da vida cristã e queres respeitar a Palavra de Deus, acima de todos os preceitos humanos, como orientadora infalível para a bem-aventurança? Então responde: Sim.
Segundo: Crês que Jesus Cristo, Filho de Deus, nosso verdadeiro Salvador, é o único mediador entre Deus e os homens, o bendito Senhor e cabeça de Sua comunidade, e que além dEle não há, na Igreja, nenhum outro senhor? Então responde: Sim.
Terceiro: Estás convencido, de coração, que adquirimos a bem-aventurança apenas pela graça de Deus, na fé, e não pelo mérito das obras? Então responde: Sim.
Por fim: Queres demonstrar a tua fé pelo auxílio de Deus, no testemunho, na oração e na santificação da vida, mantendo-te em fidelidade à Palavra e ao Sacramento de Deus, aos cultos e às ordens de nossa Igreja evangélica? Então responde: Sim, como auxílio de Deus.
Segue-se aqui a confirmação pelo aperto de mão:
Em virtude desta tua profissão e promessa, eu te admito na comunhão da Igreja evangélica. Deus, o Senhor, complete a boa obra que Ele iniciou em ti.
Oremos: Misericordioso Deus. De coração nós Te rendemos graças e louvor por teres ajudado nosso irmão (irmã) para que fizesse uma boa profissão de fé. Rogamos-Te, agora, queiras conceder-lhe força e perseverança, para que ele (ela) a cumpra fielmente, para a edificação da Tua comunidade e bem-aventurança da sua alma. Concede-lhe obediência nesta fé que vence o mundo, e zelo na santificação do viver, sem a qual ninguém chegará a ver a Tua face. Concede-lhe também, benigno Deus que complete a carreira por este mundo de tal modo que no derradeiro dia se possa alegrar, ante o Teu trono, da profissão hoje pronunciada e de todos os milagres da Tua maravilhosa graça.
Protege e abençoa, Deus fiel, a Tua cristandade. Faze com que a nossa Igreja evangélica, edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, em que Jesus Cristo é a pedra angular, cresça para um templo sagrado a Ti. Conserva, a nós todos, firmes em Tua palavra, para que vençamos na liberdade para a qual Jesus nos libertou. Ajuda-nos a combater o bom combate da fé e concede-nos, um dia, a coroa da justiça. Por intermédio de Cristo o rogamos. Amém.
Pai Nosso
Bênção