Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Ocasiões especiais - Bênção Matrimonial

Música de entrada (marcha nupcial, p.ex.)

(Hino HPD 286)

Estamos aqui celebrando a união matrimonial de... e... em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Jesus Cristo diz: "Todo aquele que ouve... as minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu porque foi edificada sobre a rocha" (Mateus 7.24-25).

Vocês vieram aqui para declarar perante esta comunidade e estas testemunhas o desejo de se unir como casal sob o olhar de Deus e da comunidade. Estão tornando pública a relação de vocês, estão assumindo um compromisso oficial para a vida toda, pois é assim que Deus o vê.

Esta bênção é importante porque sem a bênção de Deus não há casamento que resista. Como vocês encaram esta bênção? O que ela significa?

Deus tem coisas a dizer a vocês:

O casamento é algo abençoado. Em gênesis lemos que "Deus os abençoou e disse: sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra." Também lemos "E viu Deus que era bom." Depois de haver Criado o homem e a mulher. É algo maravilhoso um lar abençoado.

Como vamos receber a bênção de Deus? Vamos refletir bem a respeito disso.

Este momento é muito simbólico. Temos aqui um casal pedindo a bênção para Deus e a comunidade.

Para que essa bênção venha a acontecer esse compromisso deve ser contínuo. A vida deve ser levada sempre na presença de Deus e da comunidade. Um casal que não busca a Deus em sua vida particular, que não busca ler a Palavra de Deus, que não obedece os ensinos de Cristo, para ele não tem sentido este ato que está acontecendo agora. Um casal que se distancia da comunidade, que somente se lembra de seus interesses pessoais, que não coloca seus dons a serviço do Corpo de Cristo, da comunidade de fé, perde o significado desta bênção que agora estamos realizando. Um texto bíblico nos fala sobre isto.

Leitura bíblica de Mc 3.31-35.

Mais importante que constituirmos um lar, é sermos família de Jesus. E isto vamos conseguir realizando a vontade de Deus. Para conhecer esta vontade é necessário estar presente onde a Palavra desse Deus é pregada e estudada e praticada, ou seja, na comunidade cristã. Fazendo assim, com certeza vocês estarão se aproximando e se apropriando da bênção de Deus.

Perante Deus, esta comunidade, e estas testemunhas eu pergunto: (Nome do noivo)... queres a bênção de Deus e da comunidade para tua união com (nome da noiva), se for esta sua decisão, então responda "Sim, com o auxílio de Deus" (esperar a resposta). Também te pergunto: é tua decisão permanecer ao lado dela em todos os momentos agradáveis e difíceis, na alegria e na dor, na saúde e na doença, "até que a morte vos separe", se for esta sua decisão, então responda "Sim, com o auxílio de Deus" (esperar a resposta). Ainda pergunto: é a tua decisão buscar e seguir vontade de Deus em seu lar, sendo sacerdote de Deus perante sua esposa e os filhos no estudo da Bíblia e oração diários, se for esta sua decisão, então responda "Sim, com o auxílio de Deus" (esperar a resposta).

(Nome da noiva)... Perante Deus, esta comunidade e estas testemunhas eu te pergunto: queres a bênção de Deus e da comunidade para a união com (nome do noivo), se for esta sua decisão, então responda "Sim, com o auxílio de Deus" (esperar a resposta). Também pergunto: é sua decisão permanecer ao lado dele em todos os momentos agradáveis e difíceis, na alegria e na dor, na saúde e na doença, "até que a morte vos separe", se for esta sua decisão, então responda "Sim, com o auxílio de Deus" (esperar a resposta). Ainda pergunto: é a sua decisão buscar e seguir vontade de Deus em seu lar, apoiando o marido e os filhos no estudo da Bíblia e oração diários, se for esta sua decisão, então responda "Sim, com o auxílio de Deus" (esperar a resposta).

(Pedir que se ajoelhem)

Deus abençoa a união matrimonial de vocês, conforme sua graça e a fé de vocês, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo (fazer sinal da cruz).

(Podem levantar)

Alianças...

Estas alianças simbolizam tudo o que é eterno e firme, como seja o amor e a dedicação que você agora prometeram.

(Entregar a lembrança, parabenizar)

Podem dar o beijo.

P. Rolf J Dietz - Sinop