ENTERRO
1. Na Casa
Comunidade ou coro
: HinoEm nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. Confia nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio (Salmo 62, 5-8).
ou: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio (Salmo 90, 12).
ou: Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos; nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos (Isaías 55, 8-9).
ou: Vinde, e tornemos para o Senhor, porque Ele nos despedaçou, e nos sarará; fez a ferida, e a ligará (Oséias 6, 1).
ou: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Jer. 29, 11).
Sujeitemo-nos à vontade do Deus onipotente, ouvindo a Sua santa Palavra:
Das profundezas clamo a Ti, Senhor. Escuta, Senhor, a minha voz: estejam alertas os Teus ouvidos às minhas súplicas. Se observares, Senhor, iniqüidades, quem, Senhor, subsistirá? ConTigo, porém, está o perdão, para que Te temam. Aguardo o Senhor, a minha alma O aguarda; eu espero na Sua Palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã, espere Israel no Senhor, pois nEle há misericórdia, copiosa redenção. É Ele quem redime a Israel de todas as suas iniqüidades (Salmo 130).
ou: Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá daí em diante o seu lugar. Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que O temem, e Sua justiça sobre os filhos dos filhos; porque guardam a Sua aliança e para os que se lembram dos Seus preceitos e os cumprem (Salmo 103, 15-18).
ou: Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim por Ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas tem sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, a Ele, o meu auxílio e Deus meu (Salmo 42, 1-3. 11).
ou: Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim, e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à Tua presença, prazo da minha vida não é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade. Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta amontoa tesouros e não sabe quem os levará. E eu, Senhor, que espero? Tu és minha esperança. Emudeço, não abro os meus lábios, porque Tu fizeste isso. Ouve, Senhor, a minha oração, escuta-me quando grito por socorro; não Te emudeças à vista de minhas lágrimas porque sou forasteiro à Tua presença, peregrino como todos os meus pais o foram (Salmo 39, 4-7. 9. 12).
ou: Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, Tu és Deus. Tu reduzes o homem ao pó, e dizes Tornai, filhos dos homens. Pois mil anos, aos Teus olhos, são como o dia de ontem que se foi, e como a vigília da noite. Tu os arrastas na torrente, são como um sono, como a relva que floresce de madrugada de madrugada viceja e floresce; à tarde murcha e seca. Pois somos consumidos pela Tua ira, e pelo Teu furor, conturbados. Diante de Ti puseste as nossas iniqüidades, e sob a luz do Teu rosto os nossos pecados ocultos. Pois todos os nossos dias se passam na Tua ira, acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Os dias de nossa vida sobem a setenta anos, ou, em havendo vigor, a oitenta: neste caso o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. Quem conhece o poder da Tua ira? e a Tua cólera, segundo o temor que Te é devido? Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio (Salmo 90, 1-12).
(Comunidade:
Tem piedade de nós, Senhor.
ou: Hino.)
Ouçamos igualmente o consolo da Palavra de Deus:
Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo; então entre as nações se dizia: Grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres. Restaura, Senhor a nossa sorte, como as torrentes no deserto. Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixe (Salmo 126).
ou: Todavia, estou sempre contigo, Senhor meu Deus, Tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com Teu conselho, e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que minha carne e o meu coração desfalecem, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre (Salmo 73, 23-26).
ou: Em verdade, em verdade vos digo Quem ouve a Minha palavra e crê Naquele que Me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão (João 5, 24. 25).
ou: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde Eu estou estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde Eu vou. Disse-Lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim (João 14, 1-6).
ou: Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? é Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, O qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? -Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio Daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8, 31-35. 37-39).
ou: Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. Isto afirmo, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção (1 Cor. 15, 42-44. 49-50).
ou: Então ouvi grande voz vindo do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povo de Deus e Deus mesmo estará com eles: E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E Aquele que está assentado no trono, disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras (Apoc. 21, 3)
Comunidade: Glória a Deus nas alturas...
ou: Hino 230 ou 184.
Alocução (caso não for proferida no cemitério).
Oremos: Ó Deus onipotente e misericordioso. A Tua santa vontade chamou da vida temporal o nosso irmão (a nossa irmã). Rendemos-Te graças por todos os bens que lhe fizeste desde a infância, por todos os dons espirituais que da plenitude da Tua graça lhe comunicaste. Consola com a Tua palavra divina todos os corações aflitos, para que a família entristecida experimente a paz do Teu Santo Espírito. Desperta e conforta os nossos corações, a fim de que nos levantemos sobre os temores da morte e do sepulcro e cristãmente e na fé verdadeira nos preparemos para o fim da vida. E, quando a hora chegar, reúne-nos todos em Tua casa paterna e concede que na comunhão de todos os remidos eternamente glorifiquemos o Teu santo nome. Amém.
ou: Deus onipotente e eterno, que pela morte de Teu Filho aniquilaste o pecado e a morte e por Sua ressurreição recuperaste inocência e vida eterna, para que nós, livres do temor da morte, vivamos em Teu reino. Dá-nos que assim creiamos de todo o coração e nessa fé sempre Te louvemos e te sirvamos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
ou: Agradecemos-Te, Pai da misericórdia que nos consolas em todas as nossas aflições, para que não sejamos tristes como os que não têm esperança. Livraste de todos os males também o(a) nosso(a) irmão(ã) falecido(a) e lhe preparaste o caminho para o Teu reino celestial. Ensina-nos a considerar o seu fim e seguir-lhe a fé. Conduze-nos para onde não haverá pranto, nem dor, nem morte, mas abundância de alegria e bem-aventurança; junto a Ti, eternamente. Amém.
ou: Deus misericordioso, Pai celestial, Teus caminhos nos são inconcebíveis. Ainda que sofrendo, submetemo-nos à Tua mão potente. Mas consola-nos e nos governa por Teu Espírito Santo, para que não sejamos separados de Ti por nenhuma tristeza ou tentação, mas vivamos em Teu temor, morramos em Tua graça, partamos em Tua paz, repousemos no sepulcro sob Tua proteção e ressurjamos por Teu poder para a vida eterna. Amém.
ou: (Jovem) Senhor, nosso Deus. Com os corações entristecidos acompanhamos um jovem ao derradeiro repouso. Cedo desfizeste, pela morte, não poucas esperanças. Em verdade és um Deus escondido. Mas tens pensamentos de paz para conosco, e não de mal. Seja feita a Tua santa vontade! Dá-nos, Deus fiel, que nós todos sejamos despertados, para que em tempo ponderemos o que serve para a nossa paz, e, ainda que sob os castigos de Tua mão, torna-nos sempre mais aptos para o Teu reino nos céus.
Amém.
ou (Mãe de filhos menores) Deus eterno e misericordioso.
Teus pensamentos não são os nossos pensamentos, e Teus caminhos não são os nossos caminhos, mas assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Teus caminhos mais altos do que os nossos caminhos, e os Teus pensamentos mais altos do que os nossos pensamentos. Na escuridão da morte deixa-nos ver a luz de Tua glória que nos foi revelada em Jesus Cristo, vencedor da morte e do sepulcro. Queiras estar ao lado do esposo enlutado e ajudá-lo a suportar o fardo que Ihe impuseste. Dá-lhe força e serenidade, perseverança e paz, para que ele seja um pai fiel aos filhos. A Ti recomendamos as crianças. Consola-as, Deus fiel, como alguém é consolado por sua mãe. - Tu vês toda a aflição e todas as lágrimas dos homens. Manifesta-Te por Teu poderoso consolo aos entristecidos e tentados. Por Tua graça reúne perante o Teu trono os que foram separados pela morte.
E, quando o nosso tempo e hora chegarem, ajuda-nos na derradeira angústia com o Teu poder, para que confiantes levantemos os olhos ao Salvador das nossas almas, Jesus Cristo, e, purificados por Seu sangue, tomemos posse da bem-aventurada esperança, da vida eterna. Amém.
ou: 0 Senhor todo-poderoso, Pai celeste - o tempo de todos nós que vivemos neste mundo é diante de Ti como um nada. Tu pões um termo à nossa vida, o qual não podemos traspassar. De novo tens demonstrado isto no(a) irmão(ã), que acompanhamos ao seu último repouso. A Ti rendemos graças por todo o bem que lhe tens feito na vida, e por tudo que pelas suas mãos concedeste aos seus. Ó Deus de toda consolação, queiras assistir aos seus familiares e amigos entristecidos com o Teu Espírito, o verdadeiro Consolador. Queiras unir os seus corações pelos vínculos do amor, a fim de que possam consolar-se uns aos outros. Torna em bênção a memória do(a) irmão(ã) falecido(a). Ensina-nos que também os nossos dias estão contados, a fim de que alcancemos coração sábio e para que, pela graça de Jesus Cristo, aproveitemos o prazo que ainda nos resta neste mundo para crescer na fé, na esperança e no amor. Amém.
Comunidade ou coro: Hino
Pai Nosso.
Vamos, pois, em paz e acompanhemos ao derradeiro repouso o corpo do(a) nosso(a) irmão(ã) falecido(a).
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
O Senhor guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre Paz seja contigo.
Amém.
2. No Cemitério
Comunidade ou coro: hino.
Antes ou durante o hino o ataúde é baixado à sepultura.
A paz de Deus seja com todos vós. Amém.
Deus não é Deus de mortos, e, sim, de vivos; porque para Ele todos vivem (Lucas 20, 38).
ou: Nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor (Rom. 14, 7-8).
ou: Cristo não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho (2 Tim. 1, 10).
ou: Jesus Cristo diz Não se turbe o vosso coração. No mundo passais por aflições; mas tende bom animo, Eu venci o mundo (João 14, 1; 16, 33).
ou: Toda carne é como erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente (1 Pedro 1, 24-25).
ou: Não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir (Hebr. 13, 14).
Alocução,
se não for proferida na casa mortuária. Em lugar de outra locução, mais individual, pode ser lida a seguinte:(Jesus Cristo diz: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente (João 11, 25-26).
A morte nos impõe a nós todos um silêncio de devoção. Deus nos levou a este lugar para nos mostrar a nossa vaidade e que Ele é o Senhor de vida e morte. Mais severamente, porém, Deus falou convosco, caros enlutados, que sofrestes uma perda insubstituível. Não queremos, porém, chorar e lamentar como os que não têm esperança alguma. Nesta hora, lembramo-nos da palavra de nosso Salvador: Vinde a Mim todos as que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei (Mat. 11, 28). Ele quer também aliviar hoje a vós e todos nós por Sua palavra que acabamos de ouvir e que hoje, em vista da morte, certamente compreendemos melhor do que jamais a temos compreendido Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra viverá; e todo o que vive e cré em Mim, não morrerá eternamente.
Jesus Cristo fala de viver e morrer; são justamente as duas palavras em torno das quais giram hoje os nossos pensamentos. Mas Jesus tem pensamentos bem diferentes do que nós sobre vida e morte.
Quase todos os homens, em vista da morte, são tomados de angústia e pavor, mesmo sabendo, com muita antecedência, que ninguém escapa de morrer. Imaginemos um médico que tivesse descoberto um remédio contra a morte os homens não poupariam nem tempo nem dinheiro para consultar este médico - Caros amigos, nós temos um tal médico Jesus Cristo, e gratuitamente recebemos o remédio que nos salva da morte. E aqui está o remédio, recomendado por Jesus: Quem vive e crê em Mim, jamais morrerá. A fé em Jesus Cristo é, portanto, o remédio desejado por nós.
Certamente muitos dirão Os crentes não morrem tão bem como os que não crêem? Mas, não obstante, Jesus diz expressamente quem crê em Mim, viverá, ainda que morra Portanto, Jesus fala de uma vida que mesmo na morte não termina. Essa não é a vida que consiste em comer e beber, mas é a vida procedente de Deus. É a vida que Deus, repetidamente, ofereceu também ao nosso falecido, como a nós todos no Batismo, na prédica da Sua palavra e na Santa Ceia. Eu sou a vida, disse o Senhor Jesus, e nós todos sabemos que realmente Ele teve de morrer; mas por isso já aqui Ele acentua: Eu sou a ressurreição. A ressurreição de Jesus seja o consolo para nós todos, assim na vida como também na morte. Se pela fé nos apegamos ao Ressuscitado já nesta vida, então, ao lado dEle, superaremos a morte, bem como Ele a venceu; então se realizarão as palavras: Quem crê em Mim, viverá, ainda que morra. Amém.)
Aqui podem ser lidos os dados de vida da pessoa falecida.
visto que Deus, o Onipotente, foi servido em Sua providência, chamar para Si nosso(a) irmão(a) falecido(a), entregamos seu corpo à terra. Terra à terra, cinza às cinzas e pó ao pó. Na segura e certa esperança da ressurreição para a vida eterna, mediante nosso Senhor Jesus Cristo.
ou: De terra foste formado, e à terra tornarás. Jesus Cristo, nosso Salvador, te ressuscitará no último dia.
Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó morte, a tua vitória? Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
(1 Cor. 15, 53 ss).
Oremos: Ó Deus onipotente, nosso Pai celestial. Tu nos tens, permitido invocar-Te nos dias da angústia. Pedimos-Te queiras livrar-nos de todas as nossas aflições, dando-nos a Tua paz e a tua bênção. Concede-nos que, em tudo que fazes conosco, reconheçamos a Tua santa e misericordiosa vontade e que nada há neste mundo que nos possa separar do Teu amor que nos tens revelado em Jesus Cristo. Amém.
ou: Todo-poderoso Deus e Pai, fortalece a nossa fé na ressurreição, para a qual nos chamaste por Jesus Cristo, para que sejamos consolados da morte de nosso irmão (nossa irmã) cujo corpo levamos à sepultura. Permite que o nosso coração neste mundo da morte e do sofrimento busque as coisas eternas do céu, onde Cristo vive, nosso redentor, assentado à tua direita, O qual também intercede por nós. Dá que na fé Te sirvamos todos os dias da nossa vida, na expectativa da hora em que Teu Filho, nosso Senhor, virá para erguer o Seu reino de paz e alegria eternas.
Amém.
Comunidade (ou coro): Hino: 231 ou 234
Durante o hino, o sepulcro será fechado.
(Pai nosso que estás nos céus. Santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; porque Teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.)
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o Seu rosto,
E te dê a paz. Amém.
ENTERRO DE CRIANÇA
Comunidade ou Coro: Hino
Em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
O Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! (Jó 1, 21)
ou: Nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor, tanto de mortos como de vivos (Rom.14, 7-9)
ou: O homem, nascido de mulher, vive breve tempo; nasce como a flor, e murcha; foge como a sombra, e não permanece (Jó, 14, 1s).
Oremos: Senhor, nosso Deus, Tua mão pesa sobre nós e ansiamos por consolo. Não compreendemos Teus pensamentos e caminhos, mas basta sabermos que são Teus caminhos e que tens sobre nós pensamentos de paz, e não de mal. Por isso confessamos, também sob lágrimas: O Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Tem piedade de nossa tristeza e aflição. Fica conosco, Senhor, não nos abandones. Enche-nos o coração de Teu Espírito, o verdadeiro Consolador. Fortalece nossa confiança no Salvador Jesus, para que sua morte e ressurreição nos consolem e regenerem para uma viva esperança e uma nova vida de fé em Ti. Amém.
Humilhai-vos comigo perante Deus, o Todo-Poderoso, lembremo-nos, junto a este esquife, da morte e de sua causa e oremos com as palavras da Escritura Sagrada: Ouve, Senhor, a minha súplica, cheguem a Ti os meus clamores. Não me ocultes o Teu rosto no dia da minha angústia; no dia em que eu clamar, dá-Te pressa em acudir-me. Porque os meus dias como fumo se desvanecem; ferido como a erva, secou-se o meu coração. Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do Teu nome de geração em geração. Em tempos remotos lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obras das Tuas mãos. Eles perecerão; Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim (Salmo 102).
Comunidade: Tem piedade de nós, Senhor.
A morte é o salário do pecado, mas o dom gratuito de Deus é vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Ouvi o consolo da Palavra de Deus. Nosso Senhor Jesus Cristo diz: Eu sou o bom pastor; conheço as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem a Mim, assim como o Pai conhece a Mim e eu conheço o Pai; e dou a Minha vida pelas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, elas Me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatará da Minha mão. Aquilo que o Pai Me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar (João 10, 14. 27-29).
ou: Salmo 23.
Graças Te damos, Senhor, sejas louvado eternamente! Amém.
Oremos: Deus todo-poderoso, amado Pai no céu. Damos-Te graças por toda misericórdia e fidelidade que provaste nesta criança falecida durante sua breve vida terrestre. Louvado sejas especialmente, pela graça e polo dom do Santo Batismo, pelo qual a aceitaste como Teu filho e herdeiro da vida eterna. Consola por esta certeza os pais e sara a ferida que a morte desta criança fez em seus corações. A nós, porém, conserva por Tua graça na fé em Ti, para que permaneçamos no Teu serviço lealmente, sejamos salvos no Teu reino. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor, Te pedimos. Amém.
O Senhor abençoe a tua saída e a sua entrada, desde agora e para sempre. Amém.
Comunidade ou coro: Hino.
2. No Cemitério
A paz do Senhor seja com todos vós. Amém.
Toda carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente (1 Pedro 1, 24. 25).
Ouçamos, pois, a palavra do Senhor:
Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilha como esta criança, esse é maior no reino dos céus. Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque Eu vos afirmo que seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de Meu Pai celeste Porque o Filho do homem veio salvar o que estava perdido (João 18, 1-4. 10. 11).
Jesus diz: Deixai vir a Mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino dos céus.
Alocução,
se não for proferida na casa mortuária. Em lugar de outra alocução, mais individual, pode ser lida a seguinte:Meus irmãos! Deus, o Senhor da vida e da morte, chamou esta criança, por uma morte prematura, desta vida para a eternidade. Ele é o Senhor que tem autoridade de recolher a si as crianças que nos deu, quando e como Lhe aprova. Sabemos, porém, de Sua santa palavra que Lhes é prometido por nosso Salvador o reino dos céus. Seja, pois, esse o nosso consolo que também este(a) (vosso) filhinho(a) foi aceito(a) no número dos salvos, para o repouso eterno. Por isso, irmãos no Senhor, não choremos lamentando a perda dolorosa com corações desconsolados, mas, sujeitando-nos à santa vontade de Deus, tenhamos firme certeza da fé de ter Deus, nosso Pai, aceito esta criança no Seu reino celestial. E por nenhum de nós conhecer a hora em que será chamado desta vida. - Deus nos conceda a Sua graça a todos nós, para que sempre sejamos encontrados prontos para partir e perseveremos fiéis na fé até o fim e, finalmente, sejamos unidos com Cristo em Seu reino para a vida eterna. Amém.
Visto que Deus, o Onipotente, foi servido em Sua providência, chamar para Si esta criança N. N., desta vida para a eternidade, recomendamo-la à graça de Deus e entregamos o seu corpo à terra. Terra à terra, cinza às cinzas e pó ao pó, na esperança da ressurreição para a vida eterna, mediante nosso Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo de Sua glória.
De terra foste formado, e à terra tornarás. Jesus Cristo, nosso; salvador, te ressuscitará no último dia.
Confessemos o consolo da nossa fé cristã: Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção.
Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. E quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Oremos: Todo-poderoso e santo Deus, que és o verdadeiro Pai de quem toma o nome toda a família, tanto no céu como na terra. Pomos em Teu coração esta criança e Te pedimos: Permite que ela repouse em Tua paz e guarda-a para a vida eterna. Enche com Teu consolo os corações aflitos (e permite que os pais se unam ainda mais em amor fiel). A nós todos, porém, faze alerta, para que vivamos em Teu temor até entrarmos também nós na paz eterna. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, Te pedimos. Amém.
Pai Nosso
Bênção: Abençoe e guarde-nos o Todo-poderoso e misericordioso Deus, o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém.
SEPULTAMENTO DE SUICIDAS
I. Na Casa
Hino: (recitado pelo pastor) N.° 229
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Intróito: Das profundezas clamo a Ti, Senhor. Escuta, Senhor, a minha voz: estejam alerta os Teus ouvidos às minhas súplicas. Se observares, Senhor, iniqüidades, quem, Senhor, subsistirá? ConTigo, porém, está o perdão, para que Te temam. Aguardo o Senhor, a minha alma O aguarda; eu espero na Sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã, espera Israel no Senhor, pois no Senhor há misericórdia nele, copiosa redenção. É Ele quem redime a Israel de todas suas iniqüidades. Amém. (Salmo 130).
ou: Salmo 51, 3-6; 2 João 3; João 12, 35.
Ouçamos a palavra de Deus: Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, O qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. - Não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (1 Cor. 6, 19 s; Hebr. 4, 15 s).
ou Efésios 6, 10-13; 1 Coríntios 10, 12. 13; Hebr. 4, 15. 16; Mateus 7, 13. 14; Mat. 16, 24-26; Lucas 6, 37. 38; 1 João 1, 5-l0
Oração: Senhor, nosso Deus, que estás perto de todos que Te invocam: nós Te rendemos graças porque podemos chegar-nos a Ti com a nossa dor e as nossas preces. Dá que sob a Tua palavra encontremos consolo e paz. Faze resplandecer a Tua luz nas incertezas e nas trevas desta vida, para que reconheçamos os Teus caminhos e para que temamos a Ti, aprendendo a confiar tão somente em Tua vontade. Amém.
Alocução...
Oração: Santo Deus, nosso Pai em Jesus Cristo, a Ti procuramos em nossa aflição. Refletimos sobre o que aqui sucedeu, contudo não o podemos sondar. Tu, porém, ó Deus, és maior do que o nosso coração. Tu és compassivo. Recomendamos a Ti a pessoa por quem estamos entristecidos. Se perto de todos que por este falecimento se encontram em profunda tristeza. Dá-lhes Tua paz e, pelo Teu amparo, concede-lhes consolo e força para nova fé. Dispõe os nossos corações para o verdadeiro arrependimento, para que, santificando a nossa vida, não caiamos em tentação. Protege-nos, para que não desesperemos da vida e da salvação; ajuda-nos, para que em toda angústia e culpa cheguemos a Ti, esperando com paciência até que Tu nos chames para casa. Amém.
ou: (tratando-se de doentes mentais) Eterno e onipotente Deus, a Ti nos dirigimos pedindo em favor daquele cuja vida estava coberta de sombras e enigmas liberta-o de todos os grilhões que carregou consigo neste mundo e leva-o para o Te Reino eterno. Rogamos dá-nos forças contra todos os poderes escuros que ameaçam a nossa vida. Ajuda-nos, ó Deus, para que Te possamos servir em todos os irmãos alienados e desviados, conservando viva nele a chama da fé que vence o mundo; e dá que venha o dia que põe um fim a toda noite. Tudo isso Te pedimos pela graça de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
ou: Deus, Pai misericordioso, cuja graça supera todo entendimento, em Tuas mãos recomendamos o irmão falecido. Tem misericórdia dele por Jesus Cristo. Guarda os nossos pensamentos, para que não julguemos sem amor. Desperta as nossas consciências, para que nos curvemos ao Teu juízo, por nossos próprios pecados, e para que não percamos o tempo da graça que ainda nos concedeste. Guarda-nos de morte repentina e desesperada. Permite, ó Deus, que cresçamos no conhecimento do caminho da salvação, produzindo frutos que agradam a Ti. Por Teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.
Despedida: O Senhor nos acompanhe no caminho para o cemitério. O Senhor guarde a nossa entrada e a nossa saída agora e para toda eternidade.
II. No Cemitério
Estrofe de um hino (recitado pelo pastor) N.° 224, 4.
O nosso socorro está em nome do Senhor que fez os céus e a terra. Amém.
ou: A graça do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos nós (vós). Amém.
Intróito: Salmo 90, 1. 2; ou 90, 12; ou Oséias 6, 1.
Palavra bíblica: Ouvi o consolo da palavra de Deus: Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim por Ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas tem sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? Lembro-me destas coisas - e dentro em mim se me derrama a alma -, de como passava eu com a multidão de povo, e os guiava em procissão à casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. Porque estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu (Salmo 42, 1-5).
ou: Isaías 41, 10; Salmo 27, 7-9 (ou, como admoestação, Marcos 13, 33-37); 1 João 3, 19-20; Apocalipse 1, 17. 18.
Curriculum vitae (Eventualmente a estrofe de um hino)
Depois que N. N. retirou-se desta vida temporal, entregamos o seu corpo à terra. Terra à terra, cinza às cinzas e pó ao pó. Assim diz o Senhor Jesus Cristo: Virá a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a voz do Filho de Deus; e ressurgirão para a vida eterna os que praticaram o bem, e ressurgirão para o juízo os que praticaram o mal.
Oração: Santo e misericordioso Deus, Tu que permites chegarem a Ti as nossas orações. Confiamos em Tua graça e suplicamos que nos dês misericórdia. Senhor Jesus Cristo, eterno sumo-sacerdote que Te tornaste igual a nós, porém livre de pecado, Tu conheces as nossas tribulações e fraquezas, quando somos tentados por Satã e pela nossa carne. Senhor e Salvador, que foste ferido e batido por causa do nosso pecado, Cordeiro de Deus que levas os pecados do mundo Sê Tu um juiz misericordioso para com N. N. Senhor, tem misericórdia de nós, consola e fortalece os enlutados e a todos nós, para que possamos viver no temor de Deus, morrer em Tua graça e ressurgir em Tua força para a vida eterna. Amém.
Pai Nosso.
O Senhor nos abençoe e nos guarde.
ou: Filipenses 4, 7.