MATRIMONIO
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.
ou: Elevo os meus olhos para os montes: De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
ou: Ensina-me, Senhor, o Teu caminho, e andarei na Tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o Teu nome.
ou: Entrega os teus caminhos ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará.
ou: O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória, nenhum bem sonega aos que andam retamente.
ou: A misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que O temem, e a Sua justiça sobre os filhos dos filhos.
ou: Regozijem-se todos os que confiam em Ti; folguem de júbilo para sempre, porque Tu os defendes; e em Ti se gloriem os que amam o Teu nome. Pois Tu, Senhor, abençoas o justo, e, como escudo, o cercas da tua benevolência.
ou: Em tudo sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
leitura de um salmo: 23 ou 103, 1-4, 8-13, ou 121 ou 25, 4-10.
Oremos: Senhor, nosso Deus, invocamos o Teu santo nome para implorarmos a Tua bênção sobre estes nubentes. Faze resplandecer sobre eles a Tua face e concede-lhes a Tua presença, para que o seu matrimônio seja santificado por Tua palavra e realizado em Teu nome e conduza para Teu reino. Une os seus corações pelo vínculo de santo amor. Fortalece a sua fidelidade, em tempos de alegria e de pesar, e torna-os aptos e prontos para toda boa obra. A Tua bondade sempre se renove para com eles e a Tua fidelidade os guarde, até o fim, por Jesus Cristo. Amém.
ou: Oremos: Onipotente Deus e Pai. Criaste ambos, homem e mulher, e instituíste o matrimonio, prometendo Tua bênção aos que sinceramente desejam que Tu os acompanhes e os mantenhas unidos em amor e fidelidade.
Rogamos-Te por este casal que aqui está diante de Tua face para iniciar seu matrimônio em Teu nome, santificá-lo por Tua Palavra e concluí-lo para Tua glória. Abençoa, Senhor, estes nubentes e ilumina-lhes corações e mentes por Teu Espírito, a fim de que reconheçam Tua vontade e possam servir um ao outro para sua felicidade comum e para a vida eterna. Amém
ou: Senhor, nosso Deus e Pai. Graças Te rendemos por toda bondade e misericórdia com a qual conduziste estes nubentes desde a infância até o presente dia de seu enlace matrimonial. Derrama abundantemente Tua bênção sobre sua união conjugal e ajuda-os a cumprir a promessa da fidelidade. Fortalece e conserva-lhes a fé, o amor e a esperança, para que sempre permaneçam unidos em Ti e possam auxiliar-se mutuamente, na edificação de um lar feliz e no alcance da vida plena e bem-aventurada. Pedimos-Te em nome de Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
Alocução
(ou, em casos excepcionais:)
Amados no Senhor: Comparecestes aqui para pedirdes a bênção de Deus para a vossa união. Ouvi com devoção o que Deus diz a respeito do santo matrimônio:
O matrimônio é santa ordem de Deus Criador. Assim diz o Senhor: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Conforme a santa vontade de Deus o matrimônio será dissolvido só pela morte. Assim diz Jesus Cristo O que Deus ajuntou não o separe o homem (Mat. 19, 6).
Matrimônio cristão é santa comunhão. Assim o estudastes no Catecismo: Devemos temer e amar a Deus e, portanto, viver uma vida casta e decente em palavras e ações, e cada qual ame e honre o seu consorte.
Assim escreve o apóstolo do Senhor: O amor não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1 Cor. 13, 5-7).
O matrimonio é serviço santo. Assim diz o apóstolo Pedro: Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus (1 Pedro 4, 10).
Como cônjuges cristãos andais por dias bons e maus sob a benção de Deus. Assim está escrito. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rom. 8, 28).
Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós (I Pedro 5, 7).
Uma coisa tão santa é o matrimônio cristão. Dal lugar ao Senhor Jesus Cristo na vossa vida. Edificai vossa casa sobre a Palavra de Deus. Ligai-vos à Igreja e à comunidade. Se Deus vos abençoar com filhos, educai-os no respeito e na admoestação perante o Senhor. A misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre os que O temem, e a Sua justiça sobre os filhos dos filhos.)
Amados no Senhor. Ouvi o que a Palavra de Deus vos diz a respeito do vosso matrimônio: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações, à qual, também, fostes chamados em um só corpo, e sede agradecidos.
Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em vossos corações. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai (Col. 3, 12-17).
(ou Ef. 5, 22-33.)
(Com essas palavras a Escritura Sagrada sanciona a instituição divina e a ordem inviolável do estado matrimonial. Também vosso enlace se realiza nesta ordem e sob a promessa de que Deus vos quer abençoar e manter unidos pelo laço indissolúvel, e amor e fidelidade.)
Inclina agora, ó Senhor, o Teu rosto sobre nós; aos sinceros concedes sejam bem sucedidos.
Perante Deus, o Onisciente, e na presença destas testemunhas cristãs, eu te pergunto, N. N., queres receber N. N. da mão de Deus como tua esposa, amá-la e honrá-la, não abandoná-la em horas de alegria e de dor e manter a união matrimonial santa e indissolúvel, até que a morte vos separe? Se for esta a firme resolução de teu coração, então responde: Sim!
Perante Deus, o Onisciente, e na presença destas testemunhas cristãs, eu te pergunto, N. N., queres receber este N. N. da mão de Deus como teu esposo, amá-lo e honrá-lo, ser a ele sujeita no Senhor, não abandoná-lo em horas de alegria e de dor e manter a união matrimonial santa e indissolúvel, até que a morte vos separe? Se for esta a firme resolução de teu coração, então responde: Sim!
Aceitai as alianças como símbolo do amor que não termina e da fidelidade que não tem fim.
Uni as mãos direitas e ajoelhai-vos.
Em conformidade com vossa declaração solene perante Deus e estas testemunhas, confirmada pelas vossas mãos dadas, abençôo - como ministro ordenado da Igreja - a vossa união matrimonial em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
O que Deus ajuntou não o separe o homem.
Oremos: Senhor, nosso Deus! Em Tua misericórdia conduziste este par em sua vida de maneira que se acharam os seus corações e as suas mãos. Pedimos que Tu os acompanhes unidos em todos os seus caminhos. Dá-lhes corações cheios do amor que não procura os seus interesses, do amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Conserva-os em todas as tribulações e transforma-lhes também o pesar em benção. Concede-lhes o Teu auxílio, para que possam viver segundo as Tuas ordens como discípulos do nosso Senhor Jesus Cristo.
ou: Senhor, bondoso Deus. Agradecemos-Te de todo o coração por Tua benignidade que tiveste para com este par, unindo suas vidas em comunhão e amor. Acompanha-os também em seus caminhos futuros com Tua bênção e proteção. Conserva-os unidos, em alegria e pesar e concede-lhes o Teu Espírito para que possam viver juntos em paz e segundo Tua vontade. Faze de seu lar uma fonte de bençãos e ajuda-os a cumprir fielmente suas tarefas na família, na profissão e na vida social. Concede, Senhor e Pai, a este casal, bem como a todos os outros que estão unidos pelos sagrados laços do matrimônio, paz, união e o espírito de reconciliação, para que possam perdoar-se mutuamente e levar os fardos um do outro. Ajuda-os, enfim, após a peregrinação terrestre, a alcançarem a vida eterna, mediante nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo. Amém.
ou: Eterno e gracioso Deus, criador do gênero humano, fundador do matrimônio e doador de toda boa dádiva. Olha benignamente para este jovem par que aqui chegou para ouvir Tua palavra e pedir Tua bênção para sua união. Assiste-os com Teu Espírito para que permaneçam unidos no amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Concede-lhes Tua graça para que possam trilhar a estrada da felicidade, e guarda-os sob Tua proteção, em dias de alegria e de pesar. Sê Tu, Senhor bondoso, presente em seu lar e abençoa a comunhão da vida familiar. Não permitas que fraquezas e faltas humanas rompam os laços de sua união. Concede que sejam bons companheiros de vida em sua jornada e que, enfim, alcancem a coroa da vida eterna. Amém.
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
A paz de Deus seja convosco e vos guie em todos os vossos caminhos. Amém.
BODAS DE JUBILEU
(Coro)
Comunidade: Hino
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom, e a Sua misericórdia dura para sempre.
ou: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de Seus benefícios.
Leitura bíblica, p. ex. Sal. 23; Sal. 103, 1-4, 8, 10, 11; Sal. 115, 12-15;Sal. 128; Lament 3, 22-24.
Alocução (Em casos excepcionais pode ser lida a seguinte:)
Caros jubilares! Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao nome do Altíssimo, anunciar de manhã a Sua misericórdia, e, durante as noites, a Sua fidelidade. Eis que para vós (e para vossos filhos e netos) chegou um dia de festa singular.
Olhais sobre uma peregrinação comum de 25 (50) anos em vida matrimonial. Vosso caminho foi rico em experiências de alegria e pesar. Ao recordardes de como fostes conduzidos sobre altos e baixos, haveis de testemunhar Foi o Senhor que fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos.
Convosco nós nos inclinamos ante o Pai de toda a bondade e confessamos que muito faltamos e que de muito nos tornamos culpados em nossa vida. Por isso também hoje imploramos: Perdoa-nos, Senhor, as nossas falhas! Louva ao Senhor, ó minh'alma, que te perdoa todos os teus pecados, que te coroa de graças e misericórdia.
É verdade que, às vezes, fostes conduzidos por vale escuro, mas nestas horas experimentastes a outra verdade, que Deus tem convosco pensamentos de paz e não de mal e que os Seus caminhos são bondade e graça.
Se examinardes o círculo dos que hoje convosco se alegram sentireis, com saudade, falta de muitos que convosco andaram um trecho de vosso caminho. Mas pudestes experimentar: Se o Senhor tira, Ele também dá; Ele tira o perecível e dá o imperecível: Sua paz em Jesus Cristo.
Ao realizardes, há 25 (50) anos, o vosso matrimônio ante a face de Deus, ingressastes na vida com alegria e esperança. Agora quer anoitecer e o dia já está declinando. Dirigi, assim, o vosso coração à eternidade, o alvo de nossa esperança cristã. Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
E agora, juntai as vossas mãos direitas, como o fizestes há 25 (50) anos.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, porém o maior destes é o amor (1 Cor. 13, 13).
ou: O misericordioso Deus e Pai, que vos ajudou até agora, que vos acompanhou em horas de alegria e de pesar e que cumpriu fielmente todas as Suas promessas, Ele vos abençoe também no futuro pela plenitude de Sua graça e vos aperfeiçoe para a vida eterna.
ou: Até à velhice Eu serei o mesmo, e ainda até às cãs Eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei (Isaías 46, 4).
Oremos: Senhor, nosso Deus. Nós Te agradecemos por toda fidelidade e misericórdia que demonstraste a estes cônjuges na peregrinação comum de sua vida, por todo amor que eles experimentaram em seu lar (com seus filhos e netos), por toda benção que Tu deitaste no trabalho de sua vida, por todo auxílio em aflições e perigos. Senhor, grandes obras Tu praticaste neles, e por isso nós nos regozijamos. Mantém-nos em Tua comunhão e preenche seus corações com a Tua paz. Faze com que sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação, na oração perseverantes. Guia-os por Teu conselho e recebe-os, no fim, por Tua graça. Amém.
ou: Louvado sejas, Pai amado, por toda a misericórdia e fidelidade que demonstraste a nós. Maravilhosamente nos conduziste até hoje. Com cuidado paternal cuidaste de nossas vidas.
Ajudaste a andarmos juntos em amor e fidelidade conjugal durante estes 25 (50) anos de união matrimonial. Graças Te rendemos, Senhor, nosso Deus, porque Tua misericórdia não termina, renova-se toda manhã. Grande é a Tua fidelidade. Nós Te pedimos: Perdoa benignamente as faltas pelas quais nos tornamos culpados um do outro. Permanece conosco também no futuro, ó Senhor, até o fim de nossos dias. Sê Tu nosso guia assim como nos guiaste no passado. Dá-nos de Tua plenitude o amor que não se fatiga na vida diária; não desespera no pesar; na felicidade não se esquece de Ti; na desilusão não guarda rancor. Une nossos corações em Ti para que possamos ajudar-nos mutuamente a sermos salvos. Por amor de nosso Salvador Jesus Cristo. Amém.
Pai Nosso
Bênção