Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

CONFISSÃO E SANTA CEIA

Se a Santa Ceia for celebrada em combinação com o culto dominical as partes ( ) serão omitidas.

Hino

(Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.)

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um Espírito inabalável. Não me repulses da Tua presença nem me retires o Teu Santo Espírito.

ou: vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei.

ou: Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou no meio deles

ou: Fiel é a palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores

ou: Assim diz o Senhor Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és Meu.

ou: Jesus Cristo diz: Bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

ou: Jesus Cristo diz: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.

(Caros irmãos Ouçamos o que Jesus diz sobre o verdadeiro pão da vida, no Evangelho segundo João, capítulo 6, versículos 47 até 58:

Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que Eu darei pela vida do mundo, é a Minha carne.

Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o Seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida, e o Meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue, permanecerá em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e igualmente Eu vivo por intermédio do Pai; também quem de Mim se alimenta, por Mim viverá. Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram, e contudo morreram: quem comer este pão viverá eternamente.

Ouçamos também o que o Catecismo de Martinho Lutero diz sobre a significação da Santa Ceia:

Que proveito há neste comer e beber?

Isto nos indicam as palavras: "Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados". Por estas palavras nos são dadas no Sacramento remissão dos pecados, vida e salvação.

Como pode o ato físico do comer e beber efetuar tão grandes coisas?

O comer e o beber, em verdade, não as podem efetuar, mas as palavras "Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados". Estas palavras, juntamente com o comer e o beber, são a coisa principal no Sacramento. E o que crê nestas palavras, tem o que elas dizem e expressam, a saber, remissão dos pecados.

Quem recebe dignamente este Sacramento?

Jejuar e preparar-se corporalmente é, sem dúvida, boa disciplina externa. Mas verdadeiramente digno e bem preparado é aquele que tem fé nestas palavras: "Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados". Aquele, porém, que não crê nestas palavras ou delas duvida, é indigno e não está preparado, pois as palavras "em favor de vós" exigem corações verdadeiramente crentes.

Oremos: eterno Deus e Pai, que estás perto de todos que Te invocam sinceramente, dá-nos por Teu Santo Espírito conhecimento real de nosso pecado e um coração humilde, para que venhamos preparados, como a Ti agrada, e recebamos a Santa Ceia para a nossa salvação e vida. Amém.

Alocução ou Exortação. Irmãos em Cristo! Como tendes intenção de comparecer à Santa Ceia do Senhor, nós vos admoestamos que creiais às palavras de Seu testamento, tendo a firme certeza de que Ele, por sua vida, paixão e morte, vos salvou de todos os pecados, da morte e do juízo. Quem tem essa fé recebe na Santa Ceia a Ele mesmo, ao Senhor, e a todas as suas dádivas remissão dos pecados, salvação da morte, paz e vida eterna. Mas venham somente aqueles que sinceramente desejam essa nova vida, os que querem ser filhos de Deus, reconhecendo-se como pecadores e tendo a intenção de viver doravante em conformidade com a vontade de Deus. Por isso cada um se examine a si mesmo.

Mas quem for assim intencionado, aproxime-se com alegria pois ele receberá dignamente a Santa Ceia, como nos ensina o catecismo de nossa Igreja: Verdadeiramente digno e bem preparado é aquele que tem fé nestas palavras: "Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados". E embora que seja ainda fraco na fé, tenha ele confiança em Deus, que é longânime de grande benignidade. Ele não esmagará a cana quebrada nem apagará o pavio que fumega. Seja esta a nossa prece: Eu creio, Senhor, faze Tu crescer a minha fé. E Deus, o Pai de toda misericórdia, nos ouvirá, para que nEle encontremos paz, consolo e a força para vivermos de acordo com a Sua santa vontade para perdoarmos aos nossos próximos, para fazermos o bem a todos, permanecendo no Senhor Cristo, assim como Ele permanece em nós. Deus vos ajude! Amém.

ou: Antes de comungarmos na Ceia do Senhor, queremos refletir sobre o que fazemos. Cristo comeu em companhia de publicanos e pecadores. Acedeu ao convite de um fariseu para que fosse jantar com ele. A todos deu a oportunidade de participarem de sua comunhão. Por isso, sede comunicativos e amáveis para com todos os homens. Acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu. Perdoai como vos é perdoado. Cristo oferece sua comunhão no manjar comum de pão e vinho. Ele está presente nas pessoas que conosco comem, bebem e compartilham conosco tantas outras coisas da vida do dia-a-dia. Ele está perto de nós no próximo, no irmão.

O pão é o corpo de Cristo - em favor de nós. Nosso corpo com seus sentidos constitui nosso relacionamento com o mundo e com o próximo. Por meio do corpo lhe somos útil ou prejudiciais. Por meio dele temos comunhão entre nós. Cristo, com seu corpo e com seu agir, com toda sua existência, era o Cristo em favor de nós. Se a seguir comermos o pão, então permiti que o Senhor tome posse de toda vossa vida, orientando pensamentos e ações que determinam vosso relacionamento com o mundo. Aproveitai a possibilidade que Ele nos oferece.

O corpo de Cristo é crucificado. Nossa comunhão foi adquirida a preço de dor e sofrimento. Portanto, considerai-a preciosa, não poupando sacrifícios para realizá-la na vida. Sede prontos para o amor, mesmo quando vos parecer difícil e doloroso. Não vos esquiveis das tensões deste mundo assim como Cristo não retrocedeu, mas foi ao encontro do mundo, oferecendo a todos os homens sua comunhão. Ele é o centro de nossa convivência. Somos aceitos por Ele, antes mesmo de todos nossos fracassos e sucessos.

Oração de graças

Senhor, nosso Deus! Agradecemo-te por não nos deixares procurar-Te em imagens mortas e ídolos, mas que Tu, Deus vivo és nosso Deus onipresente. Tu mesmo Te dás a nós em comunhão viva, sob pão e vinho. Sem Tua comunhão não podemos viver. Tua presença dá sentido à nossa vida. Faze-nos sentir Tua comunhão aqui no culto, na Santa Ceia, e onde quer que Te aprouver. Livra-nos do egoísmo e revela-Te como nosso companheiro vivo. Faze-nos encontrar ao próximo numa dimensão inteiramente nova. Porque na Tua presença nossa comunhão é mais profunda que em qualquer outra parte. Por tudo isso Te agradecemos, Senhor. Amém.

Confissão. * Humilhai-vos perante o santo, onisciente Deus, e confessai o vosso pecado:

Deus, Senhor Onipotente, Pai misericordioso! Eu, pobre e mísero homem, confesso-Te todos os meus pecados e iniqüidades que cometi em pensamentos, em palavras e ações e com os quais, a qualquer hora, causei a Tua ira, merecendo o Teu castigo temporária e eternamente.

Todos eles, porém, me oprimem e deles me arrependo de todo o coração. Suplico-Te, pela Tua infinita misericórdia e pela inocente e amarga paixão e morte de Teu Filho Jesus Cristo: queiras compadecer-Te de mim, pobre homem pecador, e perdoar-me todos os meus pecados e conceder-me benignamente, para melhorar a minha vida, a força do de Teu Santo Espírito. Amém.

Para que vós mesmos façais essa confissão, pergunto-vos:

1. Reconheceis os vossos pecados, e deles vos arrependeis de todo o coração?

Pondes a vossa inteira confiança em Jesus Cristo, pelo qual Deus vos perdoa todos os vossos pecados? Estais firmemente resolvidos a servir zelosamente a Deus, a viver uma vida nova e agradável a Deus e a perdoar um ao outro, assim como Deus vos perdoou em Cristo? Então respondei: Sim.

ou: 2. Se for essa a vossa verdadeira intenção a confirmai com um sincero Sim.

Absolvição. Deus, o Todo-Poderoso, Se compadece de ti e perdoa-te por Jesus Cristo todo o teu pecado; e, como ministro ordenado da Igreja, pela ordem de nosso Senhor Jesus Cristo, anuncio-te a remissão de todos os teus pecados: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ide em paz! Como credes, assim seja! Após essa vossa confissão anuncio a todos que se arrependem sinceramente de seus pecados, que crêem verdadeiramente em Jesus Cristo e que têm a firme intenção de melhorar a sua vida, a graça de Deus e a remissão de seus pecados: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ação de Graças. Bendirei o Senhor em todo o tempo, o Seu louvor estará sempre nos meus lábios. Busquei a Ti e me acolheste, livraste-me de todos os meus temores. Por isso regozijo-me sou alegre em Ti, e louvo o Teu nome, ó Altíssimo. Amém.

P. Elevai os vossos corações!

C. Elevamo-los a Deus.

P. Agradeçamos ao Senhor, nosso Deus!

C. Isso é digno e justo.

P. Justo é, e verdadeiramente digno, que em todos os tempos e em todos os lugares Te rendamos graças, ó Senhor, Onipotente, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Portanto, com todos os anjos e arcanjos e com todos os exércitos celestiais louvamos e magnificamos o Teu glorioso nome:

Santo, santo, santo é o Senhor, nosso Deus; todo o mundo está cheio de Sua glória. Hosana, hosana lá no céu! Bendito o que vem em nome do Senhor; hosana, hosana, hosana lá no céu!

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje, e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém

Palavras da Instituição. Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei; isto é o Meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de Mim.

Por semelhante modo, depois de haver ceado, tornou também o cálice; e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: tomai e bebei dele todos; este cálice é a nova aliança no Meu sangue, derramado em favor de vós para remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes que o beberdes em memória de Mim.

Hino n.° 52: O Jesus, Cordeiro...

Oração. Senhor Jesus Cristo, Salvador do mundo, rogamos que agora estejas entre nós, como prometeste. Guarda-nos de indigna participação da Santa Ceia. Faze com que ela nos seja abençoada e nos assegure em nossa salvação. Confirma-nos em Tua comunhão e conforta as nossas almas com paz e consolo celestes, até que um dia possamos participar na grande ceia, no Reino de Tua glória. Amém

Convite. Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas

O Senhor Jesus Cristo diz: Onde estiverem reunidos em Meu nome dois ou três ali estou no meio deles. Comamos, pois, do pão abençoado e bebamos do cálice da gratidão (ou: eucaristia). Aproximai-vos, com humildade e sincera confiança, da Ceia da graça.

ou: Vinde, porque tudo já está preparado. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo.

Distribuição. Jesus Cristo diz: Tomai e comei, isto é o Meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de Mim.

Tomai e bebei, este cálice é a nova aliança no Meu sangue, derramado em favor de vós para remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes que o beberdes em memória de Mim.

ou: Tomai e comei, isto é o verdadeiro corpo de nosso Senhor Jesus Cristo que é dado por vós, para a remissão dos vossos pecados. Cristo vos fortaleça e preserve na verdadeira fé para a vida eterna.

Tomai e bebei, isto é o verdadeiro sangue de nosso Senhor Jesus Cristo que é derramado em favor de vós para a remissão dos vossos pecados. Cristo vos fortaleça e preserve na verdadeira fé para a vida eterna.

(Versículo bíblico Ver nas págs. seguintes). Ide na paz do Senhor.

Oração. Louvamos-Te, Senhor Jesus, que tão benignamente Te compadeceste de nós, nos salvaste do pecado e da morte e nos fizeste filhos de nosso Pai celeste. Agradecemos-Te que nos deste a Santa Ceia em memória de Teu amor, e que agora novamente nos fortaleceste na fé e na esperança. Dá-nos constância para permanecermos em Tua graça e honrarmos com a nossa vida o Teu nome, até que um dia com todos os remidos Te possamos adorar em Tua glória celeste. Amém.

ou: Senhor Deus, nosso Pai celeste Nós Te agradecemos por Tua dádiva na Santa Ceia, pelo consolo e pela paz que nos concede o Teu amor, pela comunhão do Espírito que aqui nos reúne. Rogamos-Te conserva-nos todos em Tua graça, une-nos sempre mais em amor fraternal como membros do corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo. Ajuda-nos a sermos fortes nas lutas desta vida por Teu poder, e a vencermos o pecado, o mundo e a morte. Amém.

Hino

Bênção. O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te de a paz! Amém.

ou: A paz de Deus seja convosco e vos acompanhe em todos os vossos caminhos. Amém.

Versículos que podem ser dirigidos aos comungantes, após a distribuição:

Jesus Cristo diz Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim, bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

O Senhor é o meu pastor nada me faltará.

Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais

Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.

Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque sua misericórdia dura para sempre.

Oferece a Deus sacrifício de ações de graça, e cumpre os teus votos para com o Altíssimo.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Agrada-te do Senhor, e ele satisfará aos desejos do teu coração.

Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de ti esperamos.

Lançai sobre Deus toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e a tua casa.

Jesus Cristo diz: O Filho do homem veio salvar o que estava perdido.

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus, guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.

Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Jesus Cristo diz: Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Jesus Cristo diz: Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

O Senhor é o meu pastor nada me faltará.

O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Com efeito, grandes coisas fez por nós o Senhor; por isso estamos alegres.

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti.

Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está os céus.

Jesus Cristo diz: Novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros.

SANTA CEIA PARA DOENTES

O Deus da paz, do qual vem todo consolo e auxílio, seja com todos nós. Amém.

Assim diz o Senhor: Não temas, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.(Isaías 41, 10)

ou: Jesus Cristo diz: A Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza (2 Cor. 12, 9).

Prezado(a) irmão(ã) em Cristo. Em tua (grande) fraqueza e em teus (muitos) sofrimentos, anseias por ter consolo e alívio, paciência e paz de coração. Desejas (junto com os teus familiares comungar da Ceia de nosso Senhor e Salvador, para obter a certeza da presença do nosso Deus e dEle receber a promissão dos pecados, e tens a firme vontade de emendar a tua vida, de que Ele tem para contigo pensamentos de paz, e não de mal, e que a Sua misericórdia não se apartará de ti, ainda que andes pelo vale da sombra do sofrimento: Deus está contigo. Por isso, oremos em conjunto, das profundezas do coração:

Deus Onipotente, Pai misericordioso! Eu, pobre e mísero homem, confesso-Te todos os meus pecados e iniqüidades que cometi em pensamentos, em palavras e ações e com os quais a qualquer hora, causei a Tua ira, merecendo o Teu castigo temporária e eternamente.

Todos eles, porém, me oprimem, e deles me arrependo de todo o coração. Suplico-Te, pela Tua infinita misericórdia e pela inocente e amarga paixão e morte de Teu Filho Jesus Cristo: queiras compadecer-Te de mim, pobre homem pecador, e perdoar-me todos os meus pecados e conceder-me benignamente, para melhorar a minha vida, a força de Teu Santo Espírito. Amém.

É esta a tua confissão sincera, desejas ardentemente a remissão dos pecados e tens a firme vontade de emendar a tua vida pecaminosa, confiando-te, na vida e na morte, à santa vontade de Deus, então responde: Sim.

Após esta confissão de fé penitente anuncio-te, como ministro ordenado da Igreja, por ordem e em lugar de Jesus Cristo, a remissão de todos os teus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Agora ouvi com devoção as palavras da instituição da Santa Ceia: Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos discípulos; dizendo: Tomai e comei; isto é o Meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de Mim.

Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice; e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e bebei dele todos; este cálice é a nova aliança no Meu sangue, derramado em favor de vós para a remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes que o beberdes em memória de Mim.

Oremos: Senhor Jesus Cristo. Pela Tua morte deste ao mundo a vida. Por isso sejas louvado! Vem para nós com a Tua paz.

Livra-nos de todo o mal, e abençoa-nos com forças celestiais.

Confirma-nos na certeza de que nada poderá arrebatar-nos da Tua mão e que somos Teus na vida e na morte. Amém.

ou: Senhor Jesus, meu Salvador. Também por amor a mim deste a Tua vida na cruz. Por isso peço-Te, Concede-me a Tua graça; refrigera a minha alma com o consolo do Teu grande amor, e dá-me a certeza de que nada poderá arrebatar-me da Tua mão. Tu és o meu Bom Pastor. Fortifica-me na fé, no amor e na esperança; santifica-me em tudo, para que, em corpo e alma, eu seja conservado íntegro e irrepreensível para a vida eterna. Rogo-o a Ti, meu Senhor, que também por mim sofreste, e morreste, e ressuscitaste. Amém.

Pai Nosso...

Assim diz o Senhor: Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei (Mat. 11, 28).

Cuide-se de que os familiares comunguem junto com o doente. Não havendo outros comungantes além deste, o pastor comungue com ele.

Depois da distribuição (impondo a mão) Os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a Minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da Minha paz não será removida, diz o Senhor, que Se compadece de ti (Isaías 54, 10).

ou: Se eu morar nas trevas, o Senhor será a minha luz (Miquéias 7, 8).

ou: O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor está o escaparmos da morte (Salmo 68, 21).

ou: Eis que foi para minha paz que tive grande amargura, Tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção (Isaías 38, 17).

(Salmo 23)

Oremos: Misericordioso Deus e Pai. Rendemos-te graças por nos teres fortalecido e consolado com o pão da vida. Pedimos-Te: Santifica a nossa vida pelo Teu Espírito, para que em espontânea obediência nos confiemos a Ti, louvando-Te também em tribulação e perseverando fiéis na fé até o fim. Amém.

ou: Agradeço-Te, meu Senhor Jesus, por teres me consolado e fortalecido pela Tua presença, e peço-Te: Faze com que por esta Ceia eu seja confirmado na fé para contigo, no amor para com os meus próximos e na perseverança cristã em todos os sofrimentos. Conserva-me, pela força do Teu Espírito nessa confissão de fé e permite que finalmente eu tenha acesso ao Teu eterno Reino. Amém.

ou: Senhor, nosso Deus e Pai. Disseste-nos, em Tua santa Palavra: "Invoca-me no dia da angústia, e Eu te livrarei, e tu Me glorificarás." Pai, nós Te imploramos por este enfermo que nos é tão estimado e caro. Se, segundo Tua sabedoria, for possível, restabelece-lhe a saúde e conserva-o para nós e para Tua obra, para que Te sejamos gratos. Pai, faze passar de nós o cálice amargo de separação; mas não como nós queremos, e sim como Tu queres. Senhor e Salvador, que curaste os enfermos que confiavam em Ti, se quiseres, bem poderás curar também este nosso doente. Ajuda-lhe a suportar o sofrimento. Alivia-lhe a dor e abrevia-lhe o sofrimento. Fortalece-o por Teu Espírito e transforma a nossa preocupação em gratidão.

Senhor, confiamos em Ti. Faze resplandecer Teu rosto sobre nós e Te compadece de nós; Senhor, levanta Teu rosto sobre nós e dá-nos Tua paz. Amém.