Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

A TORRE DE BABEL

Etemananki, ou Torre de Babel, era o principal zigurate da Babilônia e o ponto mais importante da cidade. Cidades dos tempos sumérios, babilônicos e assírios possuíam zigurates, ou torres construídas em andares, de vários tamanhos. Erguendo-se a cerca de 91 metros de altura, o Etemananki foi o maior e mais imponente zigurate já construído. Ele dominava o céus da cidade e era o centro da vida religiosa na Babilônia. Etemananki significa "apedra de fundação do céu e da terra".

O Etemananki começou a ser construído pelo rei Nabopolassar e foi completado por seu filho Nabucodonossor. .

Vista esquemática do zigurate de Marduk na Babilônia, o Etemananki

 

FINALIDADE

Em primeiro lugar, um zigurate não é uma pirâmide: a) zigurates têm andares, e são constuídos em estágios, enquanto que uma pirâmide é triangular e de quatro lados; b) um zigurate tem função religiosa, enquanto que a pirâmide é um túmulo para um rei ou pessoa de importância; c) pirâmides são do Egito, enquanto que zigurates são encontrados na Mesopotâmia, América do Sul (incas) e Ásia.

O Etemananki era um prédio religioso, com um templo dedicado a Marduk, o Deus principal da Babilônia, representando o poder deste Deus. No topo estava localizado este templo, onde o rei Nabucodonossor principalmente, tomou parte em muitos rituais.

O templo tinha outros usos, como uma plataforma de observação para os astrônomos fazerem suas medições e observações. Também era usado como ponto de observação para proteção da cidade e arredores.

Etemananki consistia de sete estágios e um templo, algumas vezes chamado de oitavo estágio.

Planta dos andares (vistos a partir do lado Sul)

 

VOLTAR PARA BABILÔNIA-BRASIL