Adelino dos Santos Abreu, mais conhecido pelo pseudônimo de Ghaba, nasceu em 1951, na cidade de Beira-Alta, Portugal. Com dois anos, veio para o Brasil.
Criado em São Paulo, capital, no bairro do Pacaembú, desde muito cedo demonstrou um inquietação em relação aos "porquês" das coisas. Suas indagações não eram facilmente respondidas pelos adultos, o que o levou a procurar por si as respostas.
No limiar da adolescêcia, com questões mais maduras e objetivas, partiu para a exploração de novas ciências e foi na literatura científica que encontrou apoio. De súbito, o livro "Das Galáxias ao Homem", de John Pfeiffer, fez nascer dentro de si uma imensa curiosidade em conhecer os segredos do espaço sideral, tornando-se sua grande paixão a Cosmologia e a Astrofísica.
Com o passar do tempo ficava ainda mais fascinado, compreendendo cada vez melhor a matéria e como era maravilhoso conhecer o Universo mais em seu íntimo, em seus segredos inifinitos.
Em 1966, lendo um livro sôbre a Eletricidade, reparou em umas das gravuras, lá estava o famoso Benjamin Franklin empinando papagaio, em plena chuva. Esta simples figura foi a fagulha da inspiração que gerou seu primeiro conto de ficção.
Novas estórias foram rapidamente criadas. De todas, a deste livro é a sua preferida, talvez, pela identificação com o personagem que muito pesquisa, obtém uma série enorme de respostas e constrói uma nova filosofia de vida.
Para a época, uma obra bastante audaciosa, ainda mais porque escrita por uma criança de quatorze anos para quinze anos.
Os adultos não o compreenderam, não acreditaram em sua obra. Reagiu a tudo isto, trabalhando. E, aos dezoito anos, realizou o seu sonho, com dificuldades e capital próprio, lançou o livro: "VIAGEM À UM PLANETA ARTIFICIAL POR RAPTO'. Já na primeira noite de autógrafos, na Escola Panamericana de Arte, sentiu-se realizado pela grande afluência de público.
A partir desta publicação, as coisas na sua vida começaram a mudar.
Em 1971, com um grupo de amigos fundou a EPEC - Entidade Particular de Estudos de Cosmologia. No mesmo ano, foi convidado pelo Vice-Presidente, o professor Willi W'rz, para integrar a ABECE - Associação Brasileira de Estudos de Civilizações Extra-Terrestres, presidida por Flávio A. Pereira.
Devido à sua criatividade literária e seu interesse por fotografia, foi convidado a ser assistente e fotógrafo de Naida Lilian Buckingham, na época correspondente do Time-Life, para a América Latina.
Da fotografia ao Super 8mm, encontrou-se tanto artísticamente como comercialmente. Ganhou diversos prêmios nos Festivais de Cinema. Conheceu o apogeu tornando-se o Produtor Assistente de Abrão Berman, então a figura pioneira e mais expressiva do Cinema Amador.
Ao final de 1979, pressentindo o fim da bitola de oito milímetros, e com pouco mais de uma dezena de títulos em fitas de videocassette, fundou a OMNI VÍDEO, pioneira em locação de filmes, que consta hoje com três grandes filiais e mais de 16.000 fitas, laboratórios próprios, produtora e distribuidora de filmes.
Foi em 22 de fevereiro de 1983, um dos fundadores e presidente eleito da ABEVC - Associação Brasileira das Empresas de Vídeo Comunicação. Hoje, com membros em todo o país, é sem sem dúvida, a maior entidade representativa da nova classe.
No entanto, jamais abandonou o espírito do jovem escritor, que há dezoito anos redegia seu primeiro conto. Sem dúvida, este adulto empresário faz nesta segunda edição, uma singela homenagem aquele grande garoto.
Bem vindo ao mundo de hoje, Wakanerefy!
CIP - BRASIL, CATALOGAÇÃO-NA-PUBLICAÇÃO
Câmara Brasileira do Livro, SP
A edição anterior tem o título: Viagem a um planeta artificial por rapto.
1. Ficção científica brasileira 1. Título, II Título: Viagem a um planeta artificial por rapto.
84-2260 CDD-869.930876
Índices para catalogo sistemático:
1. Ficção científica brasileira 869.930876
Noite de Autografos da primeira edição. Local: Escola Panamericana de Arte, dia 3 de setembro de 1971. (Av. Angélica) Capa: Adid Tabach (*) Ilustrações Maria Helena (**) Editôra: Copy Rápida. (*) Ganhador da Escola Panamericana de Arte do primeiro pr&êcircun;mio da melhor capa para o livro. (**)Professora da Escola Panamericana de Arte. Considerada por Manoel Victor, Walter Levy e Armando de Sá: "Uma verdadeira forma de expressão com motivos cósmicos".
Convidados especiais: Mauricio Natel (filho do governador Laudo Natel), Manoel Victor (proprietário da EPA), Ricardo R Carvalho (Casa Civel/Palácio Bandeirantes) Maria Thereza Fleury e Isobel Georgia Ann Buckingham (musa).
Noite de Autografos da segunda edição.
Local: Divina Comédia Bar, dia 22 de dezembro de 1994
Edicon - Editora e Consultoria Ltda
Editoria e Revisão: Antônio Jairo da Fonseca Motta Fagundes e Valentina Ljubtschenko
Capa: Benedito Tadeu Nogueira.
Ilustrações: Herbert Renato Evangelista.
Produção: Maria Angela Pizarro Pirath, Roberto Takejame e Setuko Onaga.