JAPÃO

O shamisen ou samisen alaúde de ponteio de três cordas (lâmina XXII, figura 58), não entrou no Japão antes do Séc XVI e por este motivo não se utiliza nas obras de teatro mais antigas. Por outro lado, é empregado freqüentemente no acompanhamento de canções folclóricas regionais e oficiais. Como se vê no exemplo 7-7 as vezes, toca-se um ostinato contra a linha vocal.

Exemplo 7-7 * Sado Okesato, canção folclórica transcrita do disco "Tradicional Folk songs of Japan (Nova York, Folkways FE + 534)", cara 2(B) banda 7, com autorização de Folk-ways Records and Service Corporation.

As duas escalas básicas da música folcórica Japonesa, assim como a maior parte da música posterior a aparição do Shamisen, "son yo e in" (A e B, no exemplo 7-8). Se bem que ambas revelam um núcleo pentatônico com duas possíveis notas adicionais (que aparecem como "notas pretas" no exemplo 7-8), Diferem especialmente no seu uso dos semitons. A escala "yo" é basicamente uma escala atonal pentatônica, relacionada com as antigas escalas da corte japonesa (C e D no exemplo 7-8), no momento em que a escala produz um som japonês mais claro ao utilizar freqüentemente os semitons por cima da fundamental e a quinta da escala (o exemplo 7-7 utiliza a escala "in").

exemplo 7-8 Quatro escalas básicas japonesas

No Japão moderno, as tradições folclóricas se mantém vivas graças às câmaras de comércio, os santuários xintoístas e os e\templos budistas, a habilidade para cantar ou interpretar uma dança folclórica tem entrado a formar parte das qualificações de um homem de negócios, no mesmo plano que sua destreza no golf ou na contabilidade. Deste modo, a canção folclórica tam conseguido se manter em contato com a vida moderna assumindo novas funções e atraindo a um novo público, ao mesmo tempo que conserva sua posição no que resta a sociedade rural, Os movimentos de renascimento folclórico, tão comuns entre as culturas juvenis em pleno século XX, também tem vigência no Japão.

fonte:Malm, William P.: Culturas musicales del Pacífico, el Cercário Oriente Y Ásia Madrid. Alianza Editorial. 

 

 

mais sobre o Japão

Volta à página de história

Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!