17 de marzo

11 de diciembre del 2002

QUARTO PODER

O "conflito" na Venezuela mostrado pelas TVs

Por Frank Salcedo

A verdade inquestionável é que quatro emissoras vêm encabeçando uma campanha desestabilizadora sistemática e contínua que insufla o conflito político no País.

Se um turista chegasse hoje na Venezuela para estudar o quadro sócio-político local, correria o risco de se surpreender. Se decidisse cruzar o país de cima a baixo, parando nas principais cidades e terminando seu périplo na capital, Caracas, sem ver a programação de quatro grandes canais de televisão venezuelanos (Venevisión - canal 4; Televen - canal 10; RCTV - canal 2 e Globovisión - canal 33), chegaria à conclusão de que não existe conflito político algum. A verdade inquestionável é que essas quatro emissoras vêm encabeçando uma campanha desestabilizadora sistemática e contínua que insufla o conflito político na Venezuela.

Não existe um grande partido de oposição, nem um líder representativo que enfrente o presidente Hugo Chávez; os partidos tradicionais (AD e COPEI) estão em franca decadência há anos. Os novos partidos da oposição não têm inserção em todo território venezuelano.

A oposição concentra-se principalmente em Caracas, mais precisamente na sua zona leste, numa região bem determinada localizada nas redondezas da Av. Francisco Miranda (Chacao, La Castellana, Altamira, Los Palos Grandes) e em outras partes da região sudeste (El Cafetal, Prados Del Este), zonas residenciais de classe média, que em termos populacionais representam mais de 20% da população da cidade. A mesma situação se repete, em menor escala, nas cidades de Valencia, Maracaibo, Barquisimeto, entre outras.

A verdade é que no resto de Caracas, onde se concentram as classes média-baixa e baixa, o golpe não aconteceu e nem se vislumbra qualquer conflito entre população e governo.

Mas, se o nosso turista optasse por assistir a programação noticiosa e editorial das quatro emissoras, chegaria à conclusão que se encontrava no meio de uma "guerra civil", em plena violência política ...

Os quatro canais materializam a violência, geram ódio social, praticam a mais perversa manipulação lavagem cerebral. O mundo precisa saber que a sociedade venezuelana encontra-se submetida à ditadura selvagem da mídia.


Regresar
Home