Acidentes e complicações da anestesia local.
Acidentes de ordem geral.
CLASSIFICAÇÃO:
Quanto aos efeitos colaterais:
Efeitos colaterais de ordem geral
Fatores predisponentes:
Medidas preventivas:
"A avaliação pré-anestésica do paciente é imprescindível."
EFEITOS COLATERAIS DE ORDEM GERAL
01) REAÇÕES ALÉRGICAS:
A) Etiologia:
B) Sinais e sintomas:
C) Prevenção das reações alérgicas:
A verificação cabe ao alergista e não ao dentista. Entretanto, quando o paciente relata história de alergia a uma droga devemos aceitar a informação como verdadeira até prova em contrário. Estando o paciente seguro da droga causadora deve-se usar anestésico de derivação química diferente.
D) Tratamento das reações alérgicas:
Para reação imediata:
Para reação tardia: (geralmente mais incomoda do que grave).
02) INTERAÇÃO DE DROGAS
É um problema relativamente novo em odontologia. A lidocaina, por exemplo, deprime o sistema nervoso (central e periférico). Em pequenas doses não tem efeito sobre o sistema respiratório, porém em grandes doses, o efeito depressor sobre este sistema é evidente.
O problema deve ser considerado, quando se recomenda como pré-medicação ou quando o paciente faz uso de outras drogas que podem acentuar esses efeitos, como é o caso dos barbitúricos.
03) LIPOTIMIA
Muitas complicações, observadas na prática odontológica são de base psicogênica, embora sugiram ser interpretadas como efeito tóxicos. A lipotimia o efeito psicogênico mais comum de origem vasomotor, e constitui-se na complicações mais freqüente da anestesia local consultório.
A lipotimia é também conhecida por: desmaio, síncope vasovagal, síncope psicogênica, síncope neurogênica e bradicardia atrial.
A) Etiologia:
Trata-se de um choque neurogênico causado por isquemia cerebral secundária e vasodilatação ou aumento da rede vascular periférica, com queda da pressão sangüínea correspondente. Na cadeira odontológica o cérebro do paciente está em posição superior, sendo mais suscetível a uma redução do volume sangüíneo.
A1) Etiologia fatores predisponetes:
Psicogênicos: medo, ansiedade, estresse, situações desagradáveis, sustos, decepções, dor de qualquer natureza, visão de sangue e de instrumentos odontológicos (especialmente os cirúrgicos).
Não pisicogênicos: cadeira odontológica com encosto ereto, hipoglicemia, excesso de temperatura, debilidade orgânica.
B) Sinais e sintomas da lipotimia:
Fase pré-sincopal :
C) Sinais e sintomas lipotimia:
Quando da perda de consciência:
A respiração pode se tornar irregular, falhando, ofegante, superficial e quase imperceptível ou pode cessar ocorrendo parada respiratória (apnéia).
D) Prevenção da lipotimia:
E) Tratamento da lipotimia:
04) REAÇÕES DE TOXICIDADE
A) Etiologia
A sobredose é causada por um nível sangüíneo da droga suficientemente alto para produzir efeitos adversos em vários tecidos e órgãos do corpo.
B) Fatores predisponentes: (causados por anestésicos locais).
C) Fatores determinantes:
D) Sinais e sintomas:
04) REAÇÕES DE TOXICIDADE
A) Prevenção:
B) Tratamento:
B1) Quando necessário tratamento: