Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Aula 5

Estamos de volta para mais uma aula de CAD 3D. Até a última aula procurei explicar alguns dos conceitos mais importantes para utilizarmos o CAD 3D. Nesta aula pretendo encerrar a parte relacionada a superfícies. Depois que eu explicar esses comandos aconselho você a praticar bastante essa parte de superfícies. Principalmente saber usar o UCS e pedit. Só praticando você encontrará dificuldades e aprenderá a superá-las.


Surftab1 e Surftab2

Estes são comandos que, com certeza tirarão muitas dúvidas, mesmo daqueles que já aprenderam a usar o CAD sozinhos. O mais importante deles é o surftab1.Ele vai, simplesmente dividir num número maior a malha que você criará utilizando, por exemplo rulesurf ou edgesurf. Para ficar mais fácil de entender como ele funciona teste o seguinte exemplo e verifique os resultados mostrados nas figuras Antes disso, use o rulesurf como na aula passada. Depois digite undo para voltar e em seguida faça o seguinte:

Command: surftab1
(6): 20

Eu coloquei o número vinte para que as divisões nas malhas sejam iguais a vinte e não 6 como estará indicado no CAD sem ter sido modificado. Agora experimente usar o rulesurf e veja os novos resultados.





O Surftab2 é um comando complementar que funciona em malhas. Como assim? Use por exemplo o comando edgesurf que fará uma malha a partir de 4 curvas. Há malhas em uma direção e malhas na direção perpendicular. A divisão dessas malhas será determinada pelo surftab2. Utilize o edgesurf normalmente e veja como fica seu desenho. Em seguida digite undo e faça o seguinte:

Command: surftab2
(6): 20

É o mesmo caso do surftab1. Use agora o edgesurf novamente e veja os resultados:





Tabsurf

Esse comando é simples e, se caso você já ouviu falar em extrusão o tabsurf é SEMELHANTE. Para usá-lo precisamos primeiro fazer um desenho em duas dimensões. Depois você deve utilizar o pedit que já foi ensinado para transformar esse desenho de duas dimensões numa polyline, isto é como se fosse uma linha só. Em seguida devemos fazer a direção do vetor. Esse vetor nada mais é do que uma reta inclinada ou não que será a direção da extrusão. Faça esses dois procedimentos e em seguida faça o seguinte:

Command: tabsurf
Selecione a curva que você fez em 2D
Selecione o vetor que você fez.

O resultado deve ser semelhante ao mostrado abaixo:





Revsurf

Para encerrar essa aula quero ensinar agora o último comando mais importante de superfícies. O Revsurf permitirá você construir uma superfície de revolução. Com isso você poderá fazer jarros, lustres, abajures, garrafas e outros objetos.
Primeiro Você deve fazer a curva que será revolucionada. Se for, por exemplo uma garrafa imagine a seção transversal desta. Esta seção apresenta simetria, então faça apenas uma metade dessa seção. Depois faça o eixo de rotação pelo qual o CAD vai rodar seu objeto. Em seguida faça o seguinte:

Command: revsurf
Select path: Selecione seu desenho
Select axis: Selecione o eixo de rotação
Start angle: Dê enter
angle: Digite o ângulo que seu desenho será rodado. Por exemplo, se você digitar 180 você terá 180 graus de revolução e então, por exemplo, uma garrafa cortada longitudionalmente. Para ser mais rápido apenas dê Enter e o CAD fará uma revolução em um círculo completo (360 graus).




Nunca se esqueça de usar o pedit para que todas as curvas sejam uma única. Agora, para treinar experimente fazer a polia abaixo para ver se você está entendendo. Do lado direito eu mostro a curva que será rotacionada e o eixo de rotação. Do lado esquerdo a polia pronta:





Aula 6



Finalmente vamos começar a parte mais importante do AutoCAD. Essa parte é a de sólidos. A partir daqui nós vamos aprender como criar sólidos e, na próxima aula vamos aprender a modelá-los, isto é, vamos poder subtrair sólidos, cortá-los, unir esses sólidos e várias outras possibilidades.
Como estamos iniciando uma parte importante eu não quero ensinar sólidos e modelamento desses sólidos de uma vez. Não vou fazer isso pois é bom conhecermos bem esses sólidos para depois "brincar" com eles.

Box

Esse é um dos sólidos mais utilizados. Ele é nada mais do que um paralelepípedo. Se suas arestas forem de mesma dimensão logo teremos obviamente um cubo. A diferença dele para os desenhos em wireframe é que esse cubo será maciço e não oco como antes, usando 3DFACE. É bem fácil ativar essa "caixa" (box).

Command: box (se você estiver usando o CAD 12 digite solbox)
Corner: Digite a coordenada onde estará o primeiro vértice do box
Second corner/Lenght: L (vamos digitar suas dimensões)
Lenght: Digite o comprimento (Será na direção X. Veja no ícone do UCS)
Widht: Digite a espessura (Na direção Y)
Height: Digite a altura (Na direção perpendicular ao plano XY)

Assim estará feito seu primeiro sólido. Pratique bastante para você pegar prática

Cylinder

Acho que nem preciso explicar o que quer dizer esse comando. No entanto esse sólido será um cilindro:

Command: cylinder (No CAD 12 digite solcyl)
Clique ou dê as coordenadas do centro da base desse cilindro.
Digite o raio do cilindro
Digite a altura do cilindro

A grande maioria dos desenhos em 3D que usam apenas sólidos prontos será composta basicamente de box e cylinder. Portanto pratique bastante!!





Cone

Command: cone (solcone em CAD 12)
Siga os mesmos passos do comando "Cylinder"



Por hoje é só. Pratique bem essas duas aulas. Faça exercícios e explore bem o CAD. Se você estiver demorando para fazer os desenhos que deseja não se desanime pois desenhar em três dimensões é realmente mais difícil que em duas dimensões. E espero encontrá-los nas próximas aulas. Até lá.