A Maconha
Efeitos
Os efeitos da maconha dependem da quantidade a da qualidade utilizadas; da potência da fumaça inalada em termos de THC, por quilograma de peso do fumante; da personalidade do usuário; e da influência do meio onde se fuma e se esperam certas sensações.
Assim a força da fumaça da maconha veria de cigarro para cigarro: nem todos os cigarros produzem os mesmos efeitos e nem todos os indivíduos os sentem com a mesma intensidade.
Observe-se, outrossim, que depois da inalação da fumaça, os compostos voláteis da maconha chagam rapidamente à corrente sangüínea, através dos alvéolos pulmonares, e logo produzem efeito.
O processo acarreta duas espécies de conseqüências : bioquímicas e biofísicas e provocam respostas que estão de acordo com as circunstancias da administração e a experiência previa do fumante. Este ultimo componente, o psicológico, é bem conhecido no uso medico de drogas, como placebo. E as menores mudanças do comportamento, realmente depende tanto do indivíduo como da droga.
Os processos físicos incluídos na absorção, distribuição e excreção da droga compreendem:
1. Os materiais voláteis inalados
2. Ligamento em plasma
3. Difusão
4. Transporte ativo
5. Ligamento em células
E a apreensão de diferentes substâncias pelas células nervosas ocorre seletivamente, mas a seleção é devida a uma multiplicidade de mecanismos de transportes metabólicos e seletivos.