A Maconha
A Planta
A Cannabis requer climas quentes e úmidos. Planta herbácea, dióica ou diclínia, atinge dois metros de altura, podendo atingir até cinco metros.
A Cannabia tem dois estojos ou células, isto é, existem talos com flores masculinas e talos com flores femininas. Esta particularidade influi na colheita, pois os talos masculinos endurecem antes dos femininos. Neste a semente se desenvolve-se somente depois da polinização.
As folhas são opostas e divididas com 5 ou 9 folíolos dentados. Cada folha apresenta um colorido amarelo-esverdeado: a parte superior é verde-escura e a inferior verde clara, amarelada; a folha é brilhante e pegajosa, coberta de pêlos característicos e nervuras. O pé de maconha é parecido com o de mandioca, mas comparando-se as folhas, verifica-se que a folha da maconha tem os bordos serrilhados e a da mandioca não, os bordos são lisos.
As flores são pequenas, de tonalidade verdosa, sem perfume, e estão situadas em toda a metade superior da planta. A maconha pertence à classe das plantas conhecidas como bissexuais, isto é, o estame da função masculina e o pistilo da função feminina estão em plantas separadas.
O fruto é pequeno, ovalado, de cor amarelo-esverdeado-claro , para marro0m, e contém uma substância ácida que serve como alimento de certas aves.
O plantio da maconha é feito na primavera e a planta dura um ano, podendo ser colhida 100 a 150 dias após a semeadura.
Mas antes da colheita se faz a "capação". Quebra-se o olho ou rebento terminal, a fim de que o desenvolvimento das folhas seja uniforme.