Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
next up previous contents
Next: Momentos de Inércia Up: Centróides e Baricentros Previous: Considerações Intermediárias   Contents

Teorema de Pappus e Guldin

O teorema de Pappus e Guldin para para o cálculo de áreas de superfícies de revolução diz o seguinte: A área de uma superfície de revolução é igual ao produto entre o comprimento de sua linha geratriz pelo comprimento da distância percorrida pelo centróide da geratriz durante a revolução da mesma.

Figure 6.9: Superfície de revolução
\resizebox{80mm}{50mm}{ %
\vspace{-20mm} %
\includegraphics{/home/marvinsc/Academico/Ueg/Mecanica/2001_1/Aulas/Figuras/pguldin_superficie.eps}}



Vejamos um exemplo para o caso do cáclulo da área superficial de uma superfície gerada a partir da revolução de uma linha de comprimento \bgroup\color{black}$L$\egroup ao redor do eixo \bgroup\color{black}$x$\egroup, sendo \bgroup\color{black}$L$\egroup paralela a \bgroup\color{black}$x$\egroup e distante \bgroup\color{black}$Yc$\egroup deste. Como o centróide da linha, neste caso particular, está contido sobre a mesma, temos, pelo teorema de Pappus e Guldin:


\begin{displaymath}\bgroup\color{black} A_s = 2 \times \pi \times Yc \times L\egroup\end{displaymath}



O teorema de Pappus e Guldin para o cálculo de volumes de revolução diz o seguinte: O volume de um sólido de revolução é igual ao produto da área da superfície geratriz pela distância percorrida pelo centróide da superfície geratriz durante a revolução.

Figure 6.10: Sólido de revolução
\resizebox{80mm}{50mm}{ %
\vspace{-20mm} %
\includegraphics{/home/marvinsc/Academico/Ueg/Mecanica/2001_1/Aulas/Figuras/pguldin_volume.eps}}



Vejamos um exemplo para o caso do cálculo do volume de um sólido gerado pela revolução da superfície ABCD, apresentada na Figura 6.10, em torno do eixo \bgroup\color{black}$x$\egroup. Como o centróide da superfície está \bgroup\color{black}$Yc / 2$\egroup distante do eixo \bgroup\color{black}$x$\egroup, temos que o volume do sólido de revolução será dado por:


\begin{displaymath}\bgroup\color{black} V_s = 2 \times \pi \times \frac{Yc}{2} \times L \times Yc \egroup\end{displaymath}


next up previous contents
Next: Momentos de Inércia Up: Centróides e Baricentros Previous: Considerações Intermediárias   Contents
marvinsc 2006-03-29