Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


GUERRA DE KOSOVO
MENU

HOME

Antes do Conflito

O Conflito

Os Erros que a OTAN cometeu

Depoimentos sobre a guerra

Slobodan Milosevic e o Tribunal de Haia

Galeria de Fotos

LINKS

Bibliografia

Antes do Conflito em Kosovo

Um dos principais motivos do conflito em Kosovo é que os Sérvios consideram Kosovo seu berço religioso e cultural e não querem a separação de Kosovo da Sérvia e Iugoslávia. Kosovo sempre integrou a Sérvia. Os sérvios vivem na região desde o século VII, quando o primeiro reino foi formado no local. Os sérvios perderam a independência para os turcos em uma batalha em Kosovo em 1389. Até essa época, Kosovo era o local aonde nasceu toda a cultura da região. Até hoje é considerada a Jerusalém sérvia. Lá existem mais de 1.200 igrejas ortodoxas sérvias e monastérios, que possuem um terço da terra em Kosovo.

A região dos Bálcãs tem primeiramente duas religiões: a cristã e a muçulmana. Isso acontece, porque antes essa região era dominada pelo império Austro-Húngaro e pelo império Turco. Os albaneses de Kosovo primeiramente se rebelaram quando a Sérvia anexou Kosovo a seu território na Guerra dos Bálcãs em 1913.

O Presidente Tito da Iugoslávia teria trazido prosperidade a região com seu modo de governar rotatoriamente, mas mesmo assim, Kosovo sempre foi a região mais pobre da Iugoslávia. Quanto Tito morreu, os países da Iugoslávia começaram a se independizar (Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina). No entanto, Kosovo não tinha como fazer o mesmo. Então foi criado o ELK – Exército de Libertação de Kosovo.

Os sérvios querem garantir a soberania territorial da Sérvia, incluindo Kosovo, dando aos albaneses de lá a independência que qualquer minoria receberia em um país ocidental. O ELK quer a separação.

Os kosovares criaram então, o Exército de Libertação de Kosovo, que quer a independência dessa região que é majoritariamente composta por albaneses. O Exército de Libertação de Kosovo é uma organização reconhecida internacionalmente, integrada por albaneses ou seus descendentes. É amplamente sabido que o ELK é financiado pelo tráfico internacional de drogas e está ligados ao renomado terrorista Osama Bin Laden, o principal suspeito de fianaciar e planejar os atentados terroristas que acabaram com os EUA em setembro de 2001. O ELK quer a independência de Kosovo.