Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


GUERRA DE KOSOVO
MENU

HOME

Antes do Conflito

O Conflito

Os Erros que a OTAN cometeu

Depoimentos sobre a guerra

Slobodan Milosevic e o Tribunal de Haia

Galeria de Fotos

LINKS

Bibliografia

OS ERROS QUE A OTAN COMETEU

ALEKSINAC - 14/04/1999 -Aviões da Otan atacam um comboio de refugiados albaneses, em uma estrada perto de, Djakovica, no sul de Kosovo. Cerca de 70 pessoas morreram. A Otan admitiu o engano, atribuindo-o a um erro de interpretação do piloto, que pensava estar atacando um comboio militar.

PRISTINA - 09/04/1999 -Durante ataque a uma central telefônica, em Pristina, capital de Kosovo, um bairro residencial é atingido. Segundo a agência sérvia de notícias Tanjug, 10 pessoas morreram. Segundo a Otan, uma das bombas caiu a 300 metros do alvo.

OUTROS ERROS

13/04/1999 -Um trem de passageiros é atingido pelo piloto de um avião da Aliança Atlântica, quando atravessa uma ponte no sudeste sérvio. Pelos menos 10 pessoas morreram. A Otan atribuiu o erro ao piloto do avião.

14/04/1999 -Aviões da Otan atacam um comboio de refugiados albaneses, em uma estrada perto de, Djakovica, no sul de Kosovo. Cerca de 70 pessoas morreram. A Otan admitiu o engano, atribuindo-o a um erro de interpretação do piloto, que pensava estar atacando um comboio militar.

27/04/1999 -Aviões da Otan atingiram uma zona residencial na cidade de Surdulica, a 320 quilômetros de Belgrado. Centenas de casas foram destruídas. Pelo menos 17 pessoas morreram. A Otan disse que o objetivo era atingir um quartel militar a 300 metros do local onde uma das bombas caiu.

SOFIA (BULGÁRIA) - 28/04/1999 -Um míssil explodiu em um subúrbio de Sofia, capital da Bulgária, danificando uma casa, mas sem deixar feridos. A Otan reconheceu o erro, que teria ocorrido após um desvio da rota do míssil, que caiu a 65 quilômetros do alvo.

01/05/1999 -Pelos menos 23 pessoas que viajavam num ônibus morreram quando a Otan atacou uma ponte perto de Luzane, a cerca de 20 quilômetros de Pristina, a capital de Kosovo. Segundo a Otan, o piloto havia disparado contra a ponte, quando o ônibus entrou na linha de fogo.

05/05/1999 -Dois soldados norte-americanos morrem em consequência da queda de um helicóptero Apache AH-64, no norte da Albânia, a cerca de 120 quilômetros de Tirana, a capital do país. Segundo o Pentágono, o helicóptero realizava um vôo de treinamento. Foi o segundo Apache AH-64 a cair na Albânia em duas semanas.

07/05/1999 -Pelos menos 15 pessoas morreram e 60 ficaram feridas no ataque ocorrido em Nis, a terceira maior cidade da Iugoslávia, a 200 quilômetros de Belgrado, quando bombas de fragmentação caíram sobre um hospital e uma feira livre.

07/05/1999 -A Embaixada da China em Belgrado foi atingida por três mísseis. Quatro funcionários chineses morreram. Um hotel internacional também foi atingido. A Otan teria utilizado um mapa de Belgrado desatualizado. O governo chinês protestou. Os EUA se desculparam.

OPINIÃO

Estamos em uma era tecnológica muito avançada para que uma organização como a OTAN, usando armas dos Estados Unidos (que por acaso deveriam ter o poder bélico mais avançado do planeta) cometa tantos erros como cometeu na Guerra de Kosovo, principalmente um alvo a 65 quilômetros.