As características essenciais da anorexia são a recusa do paciente em manter um peso corporal na faixa normal mínima associada a um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepo do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e do tamanho do corpo. As pacientes não tem perda de apetite como os outros costumam pensar, pelo contrário, sentem muita fome, mas fazem de tudo para controlário-la. A anorexia é, então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessção de magreza e o medo de ganhar peso.
Normalmente as anoréxicas tem o IMC (índice de massa corporal) inferior a 17,5. Esse índice pode ser calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado.
Como já passei pela doença vou falar algumas coisas que eu sentia. No início do tratamento, com o peso muito baixo, eu não tinha forças pra subir escadas (recomenda-se que a doente que mora em casa de mais de um andar durma no primeiro e não suba para os andares de cima), ao escovar os dentes não conseguia manter o meu braço levantado, o rosto e o resto do corpo ficaram muito emagrecidos, com os olhos fundos, "cara de morta", quando caminhava um pouco já ficava cansada, quando me levantava a pressão caía e ficava cega (os pacientes não devem levantar rápido, pois a queda da pressão pode causar taquicardia), minhas unhas ficavam roxas e as mãos muito frias, no verão a minha temperatura chegou a ficar abaixo de 35 graus.
Outras características são a vontade repentina de cozinhar para os outros, fazer banquetes para os amigos e não comer nada. Ver programas que ensinam a cozinhar, que mostram muita comida. É como se fosse uma maneira de matar o desejo, passando a vontade de comer. As pacientes também costumam saber quantas calorias tem todos os alimentos, e sempre calcular o total que foi ingerido em um dia.
Algumas têm preferência por alimentos light ou diet, leite desnatado, pão integral, não comem gordura nem que a vaca tussa, nem fritura, muito menos doce. Mas outras só comem doces, ou só gordura, só vegetais.. Eu ouvi falar de uma menina que só comia torta de cenoura com cobertura de chocolate, todo dia, no café da manhã, no almoço, na janta...
No meu caso, que tinha pavor de gordura e frituras, e não conseguia entender como é que se pode fazer coisas na frigideira que não sejam frituras, fazia um escândalo, dava um show toda vez que tinho que comer isso. Chorava, esperneava, sabia que estava errada mas não conseguia controlar, tinho medo de que se eu não reclamasse, iria acabar tendo que comer isso todos os dias. É nessas horas que uma pessoa que cuide bem da gente é importante, e não pode concordar em fazer nossas vontades.
Algumas vezes as pacientes se acham magras, mas não em certas partes do corpo, como barriga, coxas, que parecem muito gordas. Uma boa maneira de tentar resolver isso é tirar fotos e mostrar pra ela, assim ela consegue perceber quão magra está. Isso aconteceu comigo, e eu me espantei como eu podia ver meus ossos, até achei feio. O problema foi achar que eu já não estava mais assim, que eu estava magra naquele momento, mas já não estava mais.
Mais uma característica é a obsessão pela balanãa, que é consultada várias vezes por dia para ver quanto se está perdendo. Aconselho às doentes que não façam isso durante o tratamento, pois a balança pode estar diferente da do médico, pode marcar mais, assustando e nos fazendo parar de comer de novo. Algumas não gostam de se olhar no espelho, pra não ver a "gordura", outras gostam para ver se emagreceram.
A perda de peso é vista como uma conquista notável e como um sinal de extraordinária disciplina pessoal, e o ganho de peso é percebido como um inaceitável fracasso do autocontrole. Embora alguns pacientes com este transtorno possam reconhecer que estão magros, eles negam as sérias consequências de seu estado de desnutrição.
Algumas pessoas escondem comida no armário, embaixo do guardanapo, dão para o cachorro, gato. Pra elas, um grama de peso equivale a 100 kg. A anorexia é uma doença do pensamento, na qual a principal característica é a distorção da imagem, que causa todo o resto. É mais comum em mulheres, adolescentes, e que são de classe média ou alta, ou têm alimento disponível suficiente em casa. A doença pode levar à morte, mas pode acabar antes, pois algumas cometem suicídio. Dizem que a doença também é uma maneira encontrada pra se auto-destruir.